www.engenharia-brasil.com
Keyence Brasil

Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados

Nutrition & Santé é líder na Europa em fabricação de alimentos orgânicos e saudáveis. Os biscoitos são rolados para fora de suas linhas de produção em pilhas de 4 a 5 unidades, que são embrulhadas em pacotes e inseridas em suas embalagens de papelão em alta velocidade.

Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados
"Para nós, biscoitos quebrados são um defeito grave. Não queremos apenas aumentar a percepção que nossos clientes têm da qualidade de nossos produtos, mas também desejamos eliminar os riscos dos pacotes que são selados incorretamente em razão de pedaços de biscoito que ficam no caminho", explica Fabien Ployon, Gestor de Produção no local de produção da Nutrition & Santé, em Annonay, na França.

"Nós observamos os sistemas de visão no mercado e entramos em contato com diversas empresas. Todos, exceto a Keyence  declinaram na contagem de nossos requisitos de velocidade, que permitem uma janela de apenas 150 ms para inspecionar cada pilha".

"Precisamos de uma solução de detecção que possa lidar com grandes quantidades de biscoitos que são processados a cada minuto, além de operar 24 horas. Nós instalamos e programamos o sistema de visão CV-5000, com a ajuda do departamento técnico da Keyence. A detecção/posição da borda é realizada por duas câmeras colocadas cerca de 20 centímetros acima dos biscoitos em cada linha. Um programa diferente deve ser configurado para cada trinta e poucas formas e tamanhos transmitidos em cada linha".

"A detecção/posição da borda é apenas uma das 19 ferramentas de inspeção disponíveis com os sistemas de visão CV-5000 da Keyence. Cada ferramenta de inspeção torna possível a configuração de um aplicativo de detecção de maneira simples e rápida. Apesar de não ter experiência anterior em sistemas de visão, os sistemas CV-5000 foram fáceis de instalar e usar. Eu levei pouco tempo para otimizá-lo para nossas necessidades, mas agora estamos familiarizados com ele e, desde então, embarcamos em um processo de aprimoramento contínuo", acrescenta Ployon.

Este aplicativo de inspeção de biscoitos foi possibilitado pela velocidade de processamento do sistema CV-5000 da Keyence, um dos sistemas de visão independentes poderosos no mercado. Por exemplo, ele permite que 1 milhão de pixels sejam processados em 20,5 ms. Esse poder de processamento também torna possível realizar múltiplas inspeções no processo graças à sua repetibilidade sem paralelo (sete vezes maior que os padrões atuais) e tarefas de processamento de imagem que otimizam a precisão da inspeção. As séries CV-5000 são controladas por um mecanismo de processamento de imagens coloridas em alta velocidade e uma CPU de RISC (Reduced Instruction Set Computer, computador com conjunto reduzido de instruções) de alta velocidade. Ambas são suplementadas por dois DSPs (Digital Signal Processors, processadores de sinal digital) projetados especificamente para processamento de imagens. Todos os modelos das séries CV-5000 usam estes quatro processadores para atingir a velocidade de processamento mais rápida - cerca de duas vezes a dos principais modelos no mercado. O sistema está equipado também com uma memória de buffer duplo que permite aceitar a entrada do próximo acionador enquanto a imagem está sendo processada.

"Como o sistema de visão CV-5000 trabalha mais rápido do que nossas linhas, ele nos oferece uma margem definitiva. Ele funciona sete dias por semana, e estamos satisfeitos com sua confiabilidade de detecção e estabilidade", conclui Ployon.

Por mais de 30 anos, a Nutrition & Santé foi guiada pela ideia muito simples de que o que comemos afeta nossa saúde. O que muito poucos mantinham no passado, hoje praticamente se popularizou, como se o naturalmente correto fosse onipresente. O Grupo Nutrition & Santé está presente em todos os canais de distribuição e nos principais segmentos orgânicos e de alimentos saudáveis. O grupo conta com Gerblé, Isostar, Gerlinéa, Milical, Modifast, Pesoforma, Céréal Bio, Soy e outras marcas de alto nível para aumentar suas exportações. Esses pontos fortes têm consolidado o grupo como um dos mais atuantes em cinco segmentos - alimentos saudáveis cotidianos, produtos nutricionais para perda de peso, nutrição esportiva, alimentos orgânicos e alternativas da fábrica. Em 2011, o grupo empregou 1.100 pessoas em seus locais de produção especializados e operou uma rede de distribuição em mais de 40 países.
Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados
Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados
Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados
Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados
Inspeção em alta velocidade de biscoitos quebrados

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP