www.engenharia-brasil.com
Baumer

Monitoramento de processos confiável e adequada: Uma supervisão abrangente permite uma reação rápida

As máquinas e instalações modernas estão cada vez mais complexas. Nem sempre é fácil nos mantermos a par do que acontece para se reagir adequadamente e no momento certo. Apesar de todos os valores medidos, mensagens de estado, sinais de interferência ou limites excedidos serem recolhidos numa localização central, o reconhecimento imediato de situações que exigem uma reação rápida pode ser um recurso não só no centro de controlo mas também no local. Além de ser extremamente prático, aumenta também a segurança do processo, pois as reações imediatas podem evitar tempos de parada não planeados de máquinas e instalações ou a produção de lotes com defeitos. O equipamento de medição é de fácil utilização, com displays que permitem uma programação flexível, proporcionando várias opções práticas.

Monitoramento de processos confiável e adequada: Uma supervisão abrangente permite uma reação  rápida
Imagem: O equipamento de medição fácil de utilização, com displays que permitem uma programação flexível, proporcionando opções práticas em termos de monitoramento de processos.

O olho é, certamente, o órgão sensorial humano mais importante, porque podemos facilmente assimilar e utilizar dados que detectamos numa fração de segundo. A Baumer implementou esta percepção no novo equipamento de medição do processo e desenvolveu um display adequado para os sensores CombiSerie (Figura 1) permitindo ao usuário registar dados relevantes com rapidez, confiabilidade e com um único olhar, independentemente da sua instalação, no dispositivo ou separado do sensor. Logo, não será necessário analisar primeiro os valores de medição, o display irá informá-lo sobre quando reagir e/ou intervir. Atualmente, o display pode ser utilizado para transmissores de pressão e termómetros e mais sensores se seguirão. Uma vez que o display funciona como uma unidade autônoma, também poderá ser combinado com outros sensores que ofereçam um sinal de saída analógico entre 4...20 mA e que possam facilmente ser adaptados.

Gestão de alarmes personalizada
Na prática, o display CombiView funciona, basicamente, como um sistema de semáforos: Um sinal claro indica aos colaboradores onde é necessária a ação. É apenas necessário um breve olhar para verificar se tudo está a funcionar corretamente com um instrumento de medição. Pode escolher entre várias opções de exibição ou programar as suas próprias mensagens no modo de visualização desejado. Existem várias possibilidades. Por exemplo, pode-se selecionar a cor de fundo do display. "Vermelho" é adequado, por exemplo, para valores que necessitem de uma reação rápida. A cor de fundo verde pode assinalar um funcionamento adequado. Os diferentes níveis de alarme também podem ser graduados de acordo com a cor. Estas alterações de cor, que podem ser combinadas com funções de flash, asseguram uma percepção visual confiável de dados importantes. As mensagens de erro, avisos ou alarme podem ser programadas diretamente no dispositivo através do display tátil ou PC utilizando o software FlexProgrammer. Isto pode ser realizado enquanto o processo está em execução; as próprias alterações posteriores podem ser facilmente implementadas.

Monitoramento de processos confiável e adequada: Uma supervisão abrangente permite uma reação
rápida

Imagem: Função semáforo: vermelho = ação

Como os gostos são diversificados e a representação dos valores de medição deve, naturalmente, ser adaptado às necessidades da respetiva instalação, o display também é flexível. A representação digital e analógica dos valores é possível, por exemplo, como uma escala com ponteiro, barras ou diagrama de colunas e os diversos modos de representação e imagens podem ser combinados como desejar (Figura 3). Uma vez que o display pode ser movimentado em dois eixos até 360°, o mesmo é visível e acessível a partir de qualquer local. O display de 80 mm de diâmetro torna as leituras fáceis, mesmo a uma distância maior.

Monitoramento de processos confiável e adequada: Uma supervisão abrangente permite uma reação
rápida

Imagem: No modo de visualização do display, o usuário pode escolher diversas opções diferentes: analógico, digital ou imagens.

Tecnologia de revestimento robusta "FlexHousing" e valores de medição precisos
Tal como os sensores Combi-Serie, o display está encapsulado num robusto revestimento de aço inoxidável. Com um design higiênico e classe de proteção IP69K, suporta as condições mais adversas, logo, pode ser utilizado em máquinas ou instalações que são limpas com regularmente, por exemplo, na indústria alimentícia. Atualmente, os termômetros e manômetros estão disponíveis como opção com ou sem display. Graças ao sistema modular, o display pode ser adaptado a qualquer momento, a "tampa do sensor" é simplesmente substituída pelo display.

A nova série não só satisfaz as mais elevadas exigências a respeito da robustez e higiene, como também oferece funcionalidades excecionais em termos de flexibilidade e precisão: O manômetro CombiPress tem uma faixa de operação de -1 até 400 bar, suporta temperaturas do processo de -40 até +200 °C e funciona com uma precisão superior que 0,1% da escala de medição. 4...20 mA, 20...4mA e 4...20 mA HART estão disponíveis como sinais de saída. O termômetro dispõe de características similares. O CombiTemp abrange escalas de medição de -50 até +400°C, está disponível com uma ponta de medição de reação rápida e alcança uma precisão superior a +/- 0.1°C. O valor medido é apresentado como 4...20 mA, 4...20 MA HART ou através de Profibus.

Ambos os sensores estão disponíveis com aprovação ATEX 3a, FDA e EHEDG. Dependendo da versão, dispõem de classes de proteção IP67 e/ou IP69k. As diferentes opções de ligação elétrica e mecânica garantem uma fácil integração no processo. Graças ao sistema modular que, no futuro, irá abranger mais sensores, as soluções personalizáveis são possíveis para diferentes indústrias. Estas oferecem ao usuário não só a segurança exigida pelo processo, como também tornam o equipamento mais fácil de utilizar.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP