www.engenharia-brasil.com
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION

Sensores pequenos e de elevado desempenho para espaços reduzidos

Alcançar os limites da possibilidade física é o maior desafio da tecnologia. Além da excelência técnica, o aspeto económico está a ganhar um papel cada vez mais importante. O mercado de produção de máquinas tem como objetivo a criação de máquinas mais compactas, mais rápidas e com maior capacidade. As máquinas especiais para embalamento ou as máquinas para a produção de PCB são constantemente otimizadas, de forma aumentar a sua densidade geral de potência. Além dos componentes mecânicos, os componentes eletrónicos que controlam os sistemas também de ser adaptados de forma consistente. A procura de sensores mais pequenos, que garantam o desempenho, a velocidade e a precisão de sensores maiores, é cada vez maior. Além da funcionalidade, também deverá ser possível integrar estes sensores discretamente na máquina.

Sensores pequenos e de elevado desempenho para espaços reduzidos
Fig. 1: Sensores pequenos e de elevado desempenho para espaços reduzidos

Para satisfazer os requisitos da procura, a Pepperl+Fuchs dispõe de sensores pequenos e compactos que incluem diferentes tipos de tecnologia:

• Tecnologia indutiva
• Tecnologia ultrassónica
• Fotoelétricos
• Interface AS


Sensores indutivos para metais

Os sensores que funcionem de acordo com o princípio funcional indutivo detetam objetos metálicos sem contacto e, por conseguinte, sem desgaste.
As vantagens dos interruptores de proximidade indutivos incluem uma total ausência de manutenção e uma extraordinária resistência a fontes de interferência nas proximidades diretas da aplicação. Pó, sujidade, vibração e humidade não influenciam a capacidade destes sensores na deteção, contagem e processos de controlo em várias aplicações.

Os nossos sensores indutivos em miniatura estão disponíveis numa ampla variedade de versões:

• Caixas cilíndricas com apenas 3 mm de diâmetro
• Caixas cúbicas mais pequenas

Os ultrassons resolvem as questões materiais

A nova geração ultrassónica da série F77, com um design compacto, consegue detetar de forma precisa os objetos feitos dos materiais mais problemáticos, como objetos refletores ou transparentes.

O cone de projeção estreita e a zona cega extremamente pequena de 10 mm permitem a deteção de objetos através de clusters extremamente densos de componentes das máquinas. A série F77 dispõe de um impressionante elevado grau de imunidade ao ruído de fábrica e pode ser facilmente integrada em máquinas com espaço limitado.

A série F77 compacta está disponível nas seguintes versões:
• Sensor em modo de difusão com supressão de fundo
• Sensor retrorefletor
• Sensor por barreira com amplo intervalo de deteção

Precisão ótica

O mais recente desenvolvimento na categoria de caixa em miniatura é a série R2. As características especiais da série ultra pequena incluem grande robustez, facilidade de utilização e de instalação. A caixa extremamente pequena com saída de cabo de 45° permite uma instalação economizadora de espaço na fábrica. Graças à parte frontal em vidro liso e à prova de riscos, o R2 pode ser montado no objeto em movimento. O pequeno ponto de luz e a ampla seleção de funções criam um conjunto completamente novo de soluções.

A categoria do sensor fotoelétrico em miniatura contém uma exaustiva seleção de designs para quase todas as aplicações:
• Caixas cúbicas padrão mais pequenas, como a série ML6, ML7 e ML100
• Caixas específicas para aplicações, como as séries ML8 e ML10, e também várias fibras óticas
• Sensores fotoelétricos tipo garfo GL5 em miniatura

Interligado na perfeição com a interface AS

A interface AS é a solução padrão para a interligação simples e rentável de sensores e atuadores no campo. A Pepperl+Fuchs desenvolveu a série G10 ultra compacta, ou seja, o módulo de interface mais pequeno a nível mundial em IP68/69K. Estes módulos individuais encaixam em qualquer conduta de cabos e são extremamente fáceis de montar—basta inserir o cabo liso, encaixar e apertar o parafuso. O mecanismo rotativo único assegura um contacto fiável.

Estes módulos de interface compactos controlam, de forma inteligente, por exemplo, os motores, e ajudam a poupar energia. Os sensores e os motores DC são conectados diretamente. Este conceito inovador e de eficiência energética da Pepperl+Fuchs ganhou o prémio "Automação com Interface AS como Contribuição para a Proteção Ambiental" da indústria alemão deste ano.

Novidades da série G10 ultra compacta:

• Módulo digital agora também disponível com duas saídas
• Módulo de segurança mais pequeno de todo o mundo com IP67
• Uma grande variedade de blocos de junção

Resumo:

• A redução do tamanho das instalações de produção e montagem também se verificam no espaço de instalação disponível para
sensores.
• A Pepperl+Fuchs oferece uma ampla variedade de pequenos sensores, incluindo sensores indutivos, fotoelétricos e ultrassónicos.
• Os únicos dispositivos deste tipo no mundo e a melhor solução disponível no mercado.
• Os periféricos incluem módulos de interface para trabalhar em rede.

Sensores pequenos e de elevado desempenho para espaços reduzidos

Fig. 2: Sensor indutivo F79 para a deteção de componentes metálicos de máquinas

Sensores pequenos e de elevado desempenho para espaços reduzidos

Fig. 3: Sensor ultrassónico F77 em utilização num sistema de deteção de PCB

Sensores pequenos e de elevado desempenho para espaços reduzidos

Fig. 4: O exemplo de aplicação apresenta o sensor de modo de difusão com avaliação de fundo a partir da série R2 ultra pequena, utilizada para a monitorização de congestão numa máquina de cartão. Uma peça junto à máquina, no fundo, serve de referência. A fiabilidade deteta mesmo objetos refletores em todo o intervalo de deteção.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP