www.engenharia-brasil.com
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION

Três novas famílias de sensores ultrassónicos

Robusto, mas também preciso, este método de medição torna os sensores ultrassónicos ideais para inúmeras aplicações. A parametrização simples, caso a aplicação o exija, e a possibilidade de atingir intervalos de medição que vão desde alguns centímetros até 10 m, fazem com que os sensores ultrassónicos deixem de ser meras soluções para problemas específicos e se tornem em sensores utilizados em todo o tipo de aplicações.

Três novas famílias de sensores ultrassónicos
Fig. 1: Posicionamento de um PCB

Sensor ultrassónico numa caixa miniatura

Normalmente, as máquinas de movimentação têm um design muito compacto. Por conseguinte, não existe quase espaço disponível para instalar os sensores. A série UB…F77 encontra-se bem equipada para estas aplicações. Todos os componentes eletrónicos do transmissor e recetor, bem como o transdutor ultrassónico, os indicadores de sinal e o conector encontram-se instalados de forma compacta numa caixa de plástico selada com dimensões aproximadamente equivalentes a dois cubos de açúcar.

Parametrização simples de um sensor ultrassónico

A distância de comutação dos sensores da série UC…30GM70 pode ser ajustada de forma fácil e intuitiva através do potenciómetro. O sensor pode também ser facilmente adaptado à aplicação através da utilização de uma interface de infravermelhos bidirecional e de alta velocidade. Do mesmo modo, é possível apresentar vários ecos com amplitude de distância e de receção para permitir o excelente alinhamento do sensor e da supressão dos objetos interferentes.

Integração fácil dos sensores ultrassónicos no sistema de controlo

Com a série UC…30GM-IO é possível adaptar os parâmetros básicos sem ser necessário utilizar ferramentas externas. A distância de comutação pode ser ajustada bastando para tal premir um botão. O cone de projeção e a função da saída de comutação podem ser adaptados através de outros passos. A interface IO-Link e o software de parametrização PACTware permitem a excelente adaptação do sensor à aplicação. A interface IO-Link proporciona também uma fácil integração do sensor num sistema de controlo. A distância a que um objecto se encontra do sensor pode depois ser solicitada instantaneamente no sistema de controlo.

Resumo das principais características:

• Sensor miniatura para instalações com restrições de espaço
• Ajuste através de botões de programação ou potenciómetro de programação
• Interface IO-Link

Três novas famílias de sensores ultrassónicos

Fig. 2: Parametrização de um sensor ultrassónico quanto a níveis de medição

Três novas famílias de sensores ultrassónicos

Fig. 3: Três intervalos de deteção, a família UC…30GM-IO

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION
Valores de inclinação sempre fiáveis
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION
Posição do eixo X absolutamente segura

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP