www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Abrindo caminho em Londres Transportadores para construção de túneis de trânsito rápido no centro de Londres

Londres está construindo uma nova ligação entre o leste e o oeste da metrópole com um comprimento de mais de 100 km para a sua rede de transporte público, bastante frequentada. Para este grande projeto, estão sendo escavados 21 km de túneis só no centro da cidade. Nesta área, o solo é constituído principalmente por barro macio o que torna o transporte de material escavado especialmente desafiante. A H+E Logistik e a NORD DRIVESYSTEMS, duas empresas alemãs especialistas neste setor, estão fornecendo tecnologias de transporte adequadas, incluindo motoredutores.

Abrindo caminho em Londres  Transportadores para construção de túneis de trânsito rápido no centro de Londres
Imagem 1: Tecnologia alemã para as novas linhas de metrô em Londres: as máquinas de escavação de túneis fornecidas pela Herrenknecht.

As máquinas receberam o nome de Ada e Phyllis em homenagem à matemática Ada Lovelace e à pioneira no mapeamento da cidade, Phyllis Pearsall. Ada e Phyllis são máquinas de escavação de túneis (TBM - Tunnel Boring Machines) do fabricante alemão Herrenknecht, cada uma medindo aproximadamente 100 m de comprimento e pesando cerca de 1000 toneladas. No trabalho para o projeto de trânsito rápido "London Crossrail", as máquinas avançam as suas lâminas do "cabeçote porta-fresa" com 7 metros de largura sob a cidade desde 2012. Depois de escavarem os seis quilômetros e meio entre as estações de Royal Oak e Farringdon, está planejado que elas voltem à superfície em 2015. Além da Ada e da Phyllis, mais TMB estão atualmente escavando túneis em várias outras seções para a ligação entre o leste e oeste de Londres, cujo comprimento será de 118 km. As primeiras seções do Crossrail serão abertas ao público em 2018. Com um volume de investimento de mais de 17 mil milhões de euros, o "London Crossrail" é atualmente o maior projeto de infra-estrutura da Europa.

Abrindo caminho em Londres
Transportadores para construção de túneis de trânsito rápido no centro de Londres

Imagem 2: O projeto utiliza também tecnologia de transporte alemã: a todas as horas, milhares de toneladas de material escavado têm que ser transportados para fora dos túneis

Abrindo caminho em Londres
Transportadores para construção de túneis de trânsito rápido no centro de Londres

Imagem 3: A NORD DRIVESYSTEMS forneceu os acionamentos para as correias transportadoras

Tarefa de transporte exigente

As TBM´s escavam até 1300 toneladas de barro londrino, por hora, nos dois túneis de 6,2 m de diâmetro que estão sendo feitos de forma paralela sob o centro da cidade. A manipulação deste material macio requer soluções feitas à medida da sua consistência. Neste caso, o desafio está em transportar de forma confiável o material escavado para fora do local de construção, o que inclui o transporte do mesmo sobre a máquina, o túnel e todas as unidades de transporte até ser carregado em trens. Os últimos desenvolvimentos em matéria de tecnologia de escavação de túneis incluem a adição de tensioativos ao material escavado diretamente nas máquinas de escavação de forma a facilitar o transporte. No entanto, se a formação especial de barro de Londres e esses aditivos entrarem em contato com as unidades de transporte, não vão demorar a aparecer complicações: o material irá rápida e persistentemente ficar colado às peças das correias do transportador. Por isso mesmo, as unidades de transporte para o projeto "London Crossrail" foram encomendadas pela subsidiária da Herrenknecht, a H+E Logistik. Além dos revestimentos especiais de plástico e de outras medidas, foi também instalado um sistema de limpeza com escova desenvolvida especialmente para as necessidades deste projeto que serve para evitar problemas causados pelo material que se cola aos componentes expostos do sistema.

Abrindo caminho em Londres
Transportadores para construção de túneis de trânsito rápido no centro de Londres

Imagem 4: As TBM penetram facilmente o solo argiloso de Londres, embora isto apresente também um desafio especial para a tecnologia de transporte

Primeiro: confiável, segundo: versátil

As especificações e a produção de tecnologias de acionamento de transporte confiáveis são igualmente importantes. A H+E Logistik abordou o seu parceiro, a NORD DRIVESYSTEMS, localizada em Bargteheide, perto de Hamburgo: "Trabalhamos com a NORD desde há, aproximadamente, dez anos e já enfrentamos centenas de projetos juntos", diz Dirk Uphues, o gestor de projeto da H+E, encarregado da operação de Londres. "A confiabilidade dos motoredutores das nossas unidades de transporte sempre foi um fator decisivo. A NORD cumpre este requisito chave, não importa que tipo de sistema de acionamento, eles nos entregam." Para as unidades de transporte presentes nos túneis de Londres, a NORD fornece motoredutores helicoidais cônicos com eixo sólido de saída em ambos os lados. Um acoplamento de expansão transfere o torque para a correia da unidade de transporte. "É claro que gostamos de minimizar a variedade de acionamentos, sendo que o eixo dupla permite a versatilidade que precisamos: os nossos sistemas completam normalmente mais do que um projeto de escavação de túnel, mas são muitas vezes trazidos de volta depois da conclusão em outras tarefas. Com uma configuração de acionamento variável, os sistemas podem ser utilizados com maior facilidade em diferentes locais", diz Uphues.

Abrindo caminho em Londres
Transportadores para construção de túneis de trânsito rápido no centro de Londres

Imagem 5: Os motoredutores da NORD DRIVESYSTEMS garantem uma elevada disponibilidade e versatilidade

De forma perfeita e sem atrasos

Todas as carcaças dos redutores NORD são fabricadas com uma única peça, monobloco, sem uniões nem resíduos de solda. Isto se aplica também às poderosas unidades de engrenagens industriais até 242 kNm de potência, que são necessárias, para unidades de transporte em zonas de extrema inclinação e para mover grandes quantidades de material. As carcaças UNICASE das unidades de engrenagens industriais da NORD estão equipadas com suportes de mancais integrados. Desta forma, não existem superfícies de vedação entre o lado de acionamento e a carcaça que podem sofrer danos através do torque e das forças radiais. Com a sua configuração de eixos de mancal de compensação, o design UNICASE garante também dimensões muito compactas permitindo, contudo, a utilização de mancais maiores para cargas mais pesadas e uma vida útil prolongada. As unidades de engrenagens industriais podem ser montadas como acionamentos de transportadores esquerdos ou direitos. A maioria está disponível globalmente com rápidos prazos de entrega. Ainda que os projetos de escavação de túneis possam demorar muitos anos, os clientes como a H+E Logistik dão valor a fornecedores que podem garantir uma disponibilidade a curto prazo. Além da escavação de túneis, o projeto "London Crossrail" inclui também a remodelação de estações existentes e a construção de novas estações. Há algum tempo, o trabalho adicional de escavação manual perto da estação de Bond Street, que não podia ser planejado com antecedência, foi agendado em cima da hora. De forma a não afetar os prazos de outros projetos, a H+E foi incumbida com a tarefa de fornecer unidades de transporte pequenas adequadas no prazo de oito semanas. "A tecnologia de acionamento necessária da NORD chegou cinco dias depois da encomenda", diz Birgit Barian do departamento de compras da H+E. "Especialmente quando um projeto está perto da conclusão, você pode se encontrar facilmente em uma situação com prazos de entrega apertados e sobre uma pressão considerável em relação a tempo. Mesmo que tenha cumprido todos os seus prazos, podem surgir muitos problemas de terceiros e algumas situações imprevistas. Sem parceiros como a NORD, que estão praticamente sempre disponíveis, poderá se encontrar facilmente em dificuldades."

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP