www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Os motoredutores da NORD ajudam a melhorar a qualidade dos aperitivos

O Grupo TMCI Padovan forneceu, a um conhecido produtor italiano de bebidas aromatizadas, uma máquina Dynamos premiada que se encontra equipada com motoredutores da NORD. A máquina é utilizada no processamento final de sedimentos provenientes da filtragem cruzada de vinhos à base vermute e da depuração com carvão ativado.

Os motoredutores da NORD ajudam a melhorar a qualidade dos aperitivos
Imagem 1: O Grupo TMCI Padovan é o parceiro tecnológico de referência da indústria vinícola e, de um modo mais geral, do setor alimentar e das bebidas.

O cliente estava à procura de uma solução inovadora que substituísse o filtro a vácuo tradicional. Devido ao processamento de grandes volumes, era necessário obter uma máquina que fosse não só confiável, mas que apresentasse também um baixo consumo energético e que tivesse ainda, a capacidade de funcionar todos os dias durante um período médio de 8 a 10 horas. Depois de reconhecer que o filtro Dynamos seria uma boa solução para o problema, o cliente solicitou ao Grupo TMCI Padovan a realização de testes na fábrica.

O filtro Dynamos, que está equipado com motoredutores da NORD, garante muitas vantagens que se revelaram decisivas para a escolha final. Em primeiro lugar, apresenta uma flexibilidade de software que permitiu estabelecer a correspondência entre os parâmetros de funcionamento e os produtos finais. Em segundo lugar, as dimensões compactas e a limpeza durante o funcionamento: a filtragem cruzada num ambiente fechado permite uma maior higiene e reduz as dimensões gerais. Além de apresentar vantagens em relação a custos, o funcionamento sem aditivos também é benéfico em termos de segurança e ambiente. Além disso, o consumo de energia durante o processo de filtragem foi reduzido. A variação de temperatura é desprezível, pois como o Dynamos é um sistema fechado, a oxidação de produto é praticamente inexistente.

Além disso, a redução dos aditivos de filtragem e, por conseguinte, dos detritos provenientes do funcionamento foi um dos pontos que conduziu à substituição da tecnologia de filtragem tradicional utilizada anteriormente pelo filtro Dynamos.

Um filtro rotativo com funcionamento cruzado premiado
O Dynamos, do Grupo TMCI Padovan, é o primeiro filtro rotativo com funcionamento cruzado que apresenta um sistema calibrado, inovador, de reversão do fluxo. Esta nova máquina será, a partir de agora, uma alternativa mais válida de filtragem de sedimentos de mosto e de vinho sem recurso a aditivos como, por exemplo, líquidos que possuam um nível elevado de partículas sólidas suspensas. O princípio utilizado corresponde à filtragem cruzada aplicada em discos. Este processo de baixo consumo energético evita bloqueios e permite uma limpeza fácil. Ele também permite ciclos de filtragem longos (até 72 horas sem interrupções) e um rendimento de alto débito (25 a 50 l/m2/h sem borras) sem redução da cor vermelha e com uma absorção de oxigênio baixa. Os modelos compactos e fáceis de utilizar estão disponíveis com dimensões entre 2 e 40 m2, bem com múltiplos.

Recentemente, o Dynamos recebeu o prestigiado prêmio "Innovation Award" durante a Feira SIMEI de 2011 (o evento internacional mais importante da indústria vinícola) também graças às tecnologias inovadoras que permitiram que o sistema fosse montado de uma forma muito exclusiva. Tal como as tecnologias da NORD, estas foram amplamente utilizadas em filtros Dynamos. Na verdade, na máquina de menores dimensões existem 4 motoredutores de eixos paralelos SK3282AF da NORD, sendo que esta apresenta ainda um inversor SK205E incorporado e um motor de 2,2 kW. A máquina de maiores dimensões possui o dobro dos acionamentos: devido ao fato dos motoredutores da NORD acionarem os discos de filtragem, o seu número varia conforme o número de eixos de suporte dos discos (1 a 16) da máquina. Por fim, as máquinas possuem um ou dois reservatórios para o produto; em cada depósito existem quatro motoredutores, logo, é necessário o dobro dos motoredutores caso existam dois reservatórios.
Os motoredutores que incorporam um inversor vetorial sem sensor (um inversor que não necessita de sensores de velocidade), bem como os inversores SK205E garantem uma rotação constante de modo a proporcionar um processamento de boa qualidade. Os acionamentos regulam a velocidade do sistema comunicando com o CLP de controle através do Fieldbus. Os filtros Dynamos também estão equipados com um motor de 3 kW de 4 polos que inclui um inversor SK205E da NORD para a bomba de circulação.

Os inversores SK 200E estão disponíveis em modelos que podem ser instalados ao lado ou no motor e incluem as mesmas funções que a série de inversores centralizados SK 500E destinada a uma instalação em armários de distribuição. Além de oferecerem uma capacidade elevada de sobrecarga de 200%, os inversores distribuídos permitem aos utilizadores instalar o acionamento com elevada precisão. As posições relevantes (eixos incrementais ou contínuos) ou os valores absolutos (plataformas rotativas/posições fixas) podem ser controlados por meio de valores de torque introduzidos através de entradas SK 200E e guardados no acionamento. Em alternativa, estes elementos podem ser definidos através de um sistema de Fieldbus. As posições podem ser detectadas através de codificadores incrementais (no conjunto de fornecimento básico foi incluída uma função de referência incorporada), sendo ainda possível definir diretamente os valores fornecidos por um codificador absoluto em CANopen. A configuração é simples, rápida e essencial. É apenas necessário definir alguns parâmetros relativos à colocação em funcionamento e à otimização.

Características vencedoras

Muitas características dos produtos da NORD contribuíram para o sucesso da aplicação. Em especial, a elevada precisão de rotação (que está diretamente associada à qualidade do produto final), a função de economia de energia, que permite utilizar apenas uma parte da potência nominal quando o filtro não necessita de uma potência nominal total, a simplicidade de montagem graças às dimensões extremamente compactas, ao armazenamento local de todos os dados de programação no EEPROM removível e ao fato de ser possível estabelecer a conformidade com as normas de segurança em vigor como, por exemplo, a EN 61508: as SIL3 foram fundamentais.

Além disso, a possibilidade de estabelecer uma comunicação com o CLP através do Fieldbus. especificado pelo cliente utilizando um único nó para vários utilizadores, permite ligar os motoredutores ao Fieldbus baseado em CANOpen incluído sempre em inversores, garantindo assim uma redução dos custos. Esta redução deve-se ainda ao fato do painel elétrico de aço inoxidável apresentar dimensões mais reduzidas, resultantes da descentralização dos inversores dos motores.

Por fim, é importante salientar a construção totalmente modular dos conjuntos, as soluções extremamente simples para o endereçamento dos nós, o conjunto completo de LED de estado incorporado nos motoredutores e o processo de diagnóstico que pode ser lido através da interface RS232, não só nos inversores, mas também nos nós distribuídos através de um software gratuito para estabelecer as ligações entre um computador e uma ferramenta de função de extensão.

A NORD presta assistência ao cliente nas fases de seleção e de colocação em funcionamento das máquinas, além de certificar-se da prestação de um bom serviço de fornecimento e assistência técnica.
"Selecionamos a NORD, principalmente pela qualidade, robustez e tipologia dos materiais que consideramos adequados para uma utilização industrial prolongada", comenta Narciso Gatti, Diretor de Compras e Operação do Grupo TMCI Padovan. "A nossa empresa já utilizou produtos NORD, particularmente em filtros a vácuo, máquinas de processamento de óleo vegetal e pasteurizadores de túnel. A NORD é, desde há muitos anos, um fornecedor do Grupo TMCI Padovan. O primeiro contato foi estabelecido há cerca de 11 anos, após uma investigação que conduzimos internamente."

Antes de serem usados os motoredutores da NORD com inversor incorporad nos filtros Dynamos, eram utilizados motores de transmissão por corrente. "A nova tecnologia permitiu-nos obter várias vantagens como, por exemplo, uma maior economia de energia, uma maior confiabilidade, um design de máquina mais simplificado e uma maior segurança para os operadores", refere Gatti. "Provavelmente, utilizaremos também no futuro, soluções da NORD em outros dos nossos produtos. Em particular, substituiremos as atuais transmissões baseadas em motores e roldanas por correias dentadas que são utilizadas em ambientes industriais."


Notas acerca do Grupo TMCI Padovan


O Grupo TMCI Padovan já se encontrava enraizado em 1919, data em que a Officine Meccaniche Padovan foi fundada, especializando-se em máquinas destinadas à indústria vinícola. Esta empresa desenvolveu-se à escala mundial em 1984, data em que foi comprada pelo Grupo Internacional TMCI, tendo então se desenvolvido, com sucesso crescente, as suas atividades até ao setor alimentício. O Grupo Padovan é o parceiro tecnológico de referência da indústria vinícola e, de um modo mais geral, do setor alimentício e das bebidas. Além disso, apresenta um volume de negócios em constante crescimento.
O Grupo TMCI Padovan especializou-se em cinco áreas: Indústria vinícola e das bebidas (TMCI Padovan); Setor alimentar (Parma Food Machinery); Embalagem de alimentos (TMCI Newpack); Indústria da padaria, pastelaria, chocolate e gelatina (TMCI Chemtech); Indústria cervejeira (TMCI Brewtech).
No setor vinícola, a vasta gama de máquinas de filtragem, depuração, pasteurização, evaporação e refrigeração, áreas em que o Grupo TMCI Padovan é líder mundial, resulta da experiência profissional adquirida ao longo de quase um século de atividade. A elevada qualidade e o desempenho superior, associados a uma funcionalidade simplificada e à garantia de uma vida útil longa tornam os produtos da empresa exclusivos.

Os motoredutores da NORD ajudam a melhorar a qualidade dos aperitivos

Imagem 2: No setor vinícola, O Grupo TMCI Padovan é líder mundial na produção de máquinas de filtragem, depuração, pasteurização, evaporação e refrigeração.

Os motoredutores da NORD ajudam a melhorar a qualidade dos aperitivos

Imagem 3: O Dynamos baseia-se no princípio de filtragem cruzada aplicada em discos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP