www.engenharia-brasil.com
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION

OPC 120 : Leitores de códigos com filtro de polarização inovador que lê mesmo em superfícies refletoras

Hoje, os sensores de visão podem ser sistemas altamente sofisticados, como ilustrado pelo novo leitor de código da série OPC 120 para os códigos 1-D e 2-D. Além da sua funcionalidade, design compacto e elevada velocidade, as características especiais desse dispositivo incluem um filtro de polarização para a leitura de materiais de alto brilho e uma ligação PROFINET.

OPC 120 : Leitores de códigos com filtro de polarização inovador que lê mesmo em superfícies refletoras
Imagem: OPC120P—leitura confiável em superfícies refletoras

Com os leitores de código da série OPC120, a Pepperl+Fuchs oferece leitores fixos para detectar e descodificar códigos 1-D e 2-D, como códigos de barras e códigos Data Matrix. A caixa pode ter apenas 70 mm de largura, 70 mm de altura e 54 mm de profundidade, mas contém um gerador de imagens CMOS, um flash LED e uma interface de controle. O leitor de código é capaz de ler as simbologias dos códigos que estão atualmente em utilização e está disponível em duas versões. A concepção OPC120W é disponibilizada a um preço atrativo e pode ser utilizada em muitas tarefas padrão que possuam requisitos de velocidade de leitura normais. Por contraste, o OPC120P é a concepção "top de linha", atingindo velocidades de leitura elevadas de 100 leituras/s ou velocidades de gravação de até 10 m/s.

A tecnologia inovadora do filtro de polarização elimina os reflexos


Uma fragilidade típica dos sensores óticos consiste no fato de eles serem afetados por reflexos desfavoráveis que podem ser causados por luz externa ou pela luz própria da câmera. Em circunstâncias normais, raramente é possível prevenir completamente reflexos, uma vez que eles dependem de múltiplos fatores, incluindo o ângulo de leitura do leitor de código, o ângulo da fonte de luz e a orientação e estrutura da superfície na qual o código a ser detectado se encontra localizado. Códigos em objetos arredondados, curvados ou cilíndricos feitos de materiais refletores como rolamentos esféricos ou tubagens metálicas são particularmente difíceis de acessar, uma vez que podem ocorrer vários ângulos de leitura durante uma única leitura.

Na Pepperl+Fuchs, desenvolvedores equiparam o OPC120P com uma tecnologia de filtro de polarização única que previne leituras com falhas nesses cenários e noutros semelhantes. Essa tecnologia elimina reflexos nocivos e permite que sejam tomadas leituras mais confiáveis, mesmo se os códigos se encontrarem localizados em superfícies extremamente refletoras como metais, plásticos e placas de circuito impresso ou em película.
OPC 120 : Leitores de códigos com filtro de polarização inovador que lê mesmo em superfícies refletoras
Imagem: Leitura confiável e placas de circuito impresso

Não são necessárias mais alterações de recentragem ou de parâmetros

A distância abrangente de leitura excepcionalmente extensa de 70 a 180 mm proporciona uma contribuição significativa à eficiência do sensor de visão. O OPC120P é capaz de ler códigos em superfícies refletoras e a distâncias diferentes, sem que seja necessário uma recentragem mecânica ou alterações de parâmetros. Não existe necessidade de iluminação lateral auxiliar ou lentes ajustáveis, como são necessárias comumente ao utilizar outros leitores em situações desafiadoras.

Além de detectar códigos 1-D e 2-D, os leitores de código são capazes de verificar a presença de texturas variáveis?e gráficos estáticos. A função de detecção de presença garante que estruturas variáveis como a utilização por datas e datas de fabricação se encontrem realmente localizadas num ponto pré-definido, p.ex. em embalamento alimentar. A detecção do logótipo permite características não variáveis, como logótipos de empresa a serem detectados e verificados. O leitor é capaz de ler códigos longos por meio de captura de imagens múltiplas se for confrontado com códigos que não se ajustem na imagem. O dispositivo combina automaticamente até seis imagens consecutivas, pelo que pode facilmente descodificar códigos extremamente longos ou os que se encontrem em objetos redondos.

É frequente o caso de que códigos múltiplos tenham que ser lidos em uma aplicação. O OPC120 permite que possam ser lidos até quatro códigos em uma única captura de imagem. O dispositivo consegue não só ler códigos como também processar até quatro tarefas, como a detecção de presença e de logótipo, em uma única captura de imagem.
OPC 120 : Leitores de códigos com filtro de polarização inovador que lê mesmo em superfícies refletoras
Imagem: Leia até quatro códigos em uma única captura de imagem

PROFINET Ligação com interruptor integrado

O OPC120 está disponível em todas as variantes de interface principais, o tornando fácil de integrar em unidades de fabricação e maquinaria. Essas interfaces incluem RS232, entradas/saídas digitais, uma opção de conectividade para um codificador rotativo ou sensor de disparo, TCP/IP Ethernet e a mais recente adição: "PROFINET." Ethernet industrial suporta uma taxa de transferência de 100 Mbit/s e atende aos requisitos de tempo real da classe de conformidade A de tempo real PROFINET IO. Os desenvolvedores têm integrado simultaneamente um interruptor de duas portas como uma solução ideal, permitindo uma ligação direta com o próximo dispositivo PROFINET. Isso permite que as redes sejam implementadas numa topologia linear sem a necessidade de um acoplamento adicional ou interruptores. Todas as definições de configuração para o sensor de visão podem ser acessadas via PROFINET, enquanto que o software do Windows para o configurador de visão serve como software de ponta para fins de parametrização. Opções adicionais disponibilizadas pelo leitor de código incluem o acesso à memória padrão de falha, saída da qualidade do código e manipulação e formatação das cadeias de resultados.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION
Indutivo a alta velocidade

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP