www.engenharia-brasil.com
Tsubaki Kabelschlepp

Fresagem numa nova dimensão

Sistemas de proteção para o líder em máquinas

Fresagem numa nova dimensão
Fotografia: Na ProfiMill 8500/120-G, os carris horizontais e verticais, assim como o carril transversal, estão equipados com coberturas telescópicas da TSUBAKI KABELSCHLEPP

O nome WaldrichSiegen Werkzeugmaschinen GmbH é conhecido em todo o mundo pela produção de grandes máquinas de fresagem com pórticos de elevada precisão. Atualmente, as máquinas de fresagem com pórtico da WaldrichSiegen são fundamentais nas fábricas onde é realizada a maquinação de peças de trabalho sofisticadas com a mais elevada precisão. As coberturas telescópicas da TSUBAKI KABELSCHLEPP são integradas nas máquinas da WaldrichSiegen de forma a proporcionar uma proteção fiável dos cabos e carris.

O portefólio de produtos da WaldrichSiegen inclui máquinas de fresagem com pórtico e máquinas-ferramenta de grandes dimensões para as áreas de moagem, texturização e torneamento. Esta avançada tecnologia é apreciada e procurada em todo o mundo. As máquinas-ferramenta de grandes dimensões fabricadas pela WaldrichSiegen são fornecidas para muitos líderes de mercado na China, como a Dongfang. "Há muitos anos que existe uma parceria entre a WaldrichSiegen e a Dongfang Electric e a sua subsidiária Dongfang Electric (Guangzhou) Heavy Machinery", confirma Ralf Tschersche, Gestor de Produtos para as Máquinas de Fresagem da WaldrichSiegen. A empresa chinesa Dongfang, da província de Sichuan, já adquiriu três máquinas de torneamento horizontal nos últimos anos. Em 2012, a Dongfang encomendou uma máquina de fresagem com pórtico: A Dongfang Electric decidiu adquirir a máquina de fresagem mais recente, a ProfiMill 8500/120-G, para a sua fábrica em Guangzhou. Será utilizada para o fabrico de vários componentes diferentes para centrais elétricas.
Fresagem numa nova dimensão
Fotografia: Um transportador de cabos de aço, com quase 10 metros de comprimento, do modelo S/SX 1800 da TSUBAKI KABELSCHLEPP, protege os cabos elétricos e hidráulicos na ProfiMill 8500/120-G

A máquina de fresagem com pórtico encomendada é a maior máquina da gama ProfiMill que a WaldrichSiegen já construiu: A distância entre os dois postes é de 8,5 metros, apresentando uma altura de 7,5 metros. O componente central do sistema, a unidade de fresagem e perfuração, apresenta um impressionante curso de 3,5 metros no eixo Z e 120 kW de potência na ferramenta. "Especialmente desenvolvida para máquinas de grandes dimensões, a versão com pórtico proporciona a vantagem de uma ocupação de espaço claramente inferior", explica Ralf Tschersche. Nos sistemas ProfiMill, os conceitos de controlo modernos com acionamentos master/slave permitem o curso sincronizado de todos os eixos, enquanto o acionamento de parafuso sem fim hidrostático proporciona um elevado nível de rigidez.

Máquinas e componentes: Tudo numa escala maior
Também para os componentes utilizados, as enormes dimensões para máquina de fresagem com pórtico para a Dongfang exigiram uma solução personalizada desde o início. A WaldrichSiegen contactou a fornecedora de soluções TSUBAKI KABELSCHLEPP, com a qual tiveram uma estreita parceria comercial durante muitas décadas. Na ProfiMill, os carris horizontais e verticais, assim como o carril transversal, estão equipados com coberturas telescópicas da TSUBAKI KABELSCHLEPP (consultar caixa "Dados Técnicos"). Os comprimentos de curso de até 23 metros e as velocidades de curso de até 20 m/min devem ser levados em consideração. Os carris estão protegidos por coberturas tandem: Esta versão com duas coberturas associadas, com 16 caixas cada, permite dimensões exteriores pequenas, mesmo para longos comprimentos de curso. As velocidades de curso mais elevadas ocorrem na viga transversal. Neste caso, de forma a evitar as vibrações e ruídos de contacto resultantes, as coberturas telescópicas estão equipadas com um amortecedor especial. A combinação de amortecedores especiais cria um amortecimento suave das peças em movimento.
Fresagem numa nova dimensão
Fotografia: As velocidades de curso mais elevadas ocorrem nas vigas transversais, por essa razão as coberturas telescópicas estão equipadas com um amortecedor especial

"A KABELSCHLEPP desenvolve e produz proteções de carris e sistemas de transporte específicos para cada cliente", explica Peter Marzinek, Diretor de Vendas da TSUBAKI KABELSCHLEPP GmbH na Alemanha, Suíça e Áustria. "Existe procura de coberturas telescópicas da KABELSCHLEPP por parte de muitos fabricantes de máquinas em todo o mundo. Oferecemos uma enorme variedade de modelos e cada cobertura é única." Sempre que é necessário proteger carris, equipamento de medição, elementos de acionamento ou outras partes sensíveis das máquinas, a TSUBAKI KABELSCHLEPP possui uma solução individual adequada. Os sistemas apresentam fiabilidade convincente, longa vida útil e tecnologia inovadora.

Sistemas personalizados para requisitos especiais
Além das grandes dimensões, a WaldrichSiegen tinha outra exigência especial: As coberturas dos carris tinham que evitar fugas de óleo e a entrada de líquido de arrefecimento, ou seja, tinham que ser estanques. "Em caso de penetração, o líquido de arrefecimento misturar-se-ia com o óleo hidrostático e afetaria o funcionamento da máquina", explica Peter Marzinek. "Por essa razão, o óleo teria de ser substituído, o que iria agravar os custos. Uma eventual fuga de óleo também iria prejudicar o meio ambiente." No caso das coberturas horizontais, os foles unidos a quente instalados entre as caixas oferecem proteção contra a penetração de líquido de arrefecimento. As coberturas verticais possuem um contorno de deslizamento especial, tiras de vedação entre as caixas e as placas de deflexão no interior da cobertura, de forma a evitar fugas de óleo. Adicionalmente, um sistema de escovas com borrachas substituíveis mantém limpas as caixas individuais da cobertura.
Fresagem numa nova dimensão
Fotografia: As coberturas dos carris evitam as fugas de óleo e a entrada de líquido de arrefecimento

Além das coberturas telescópicas, a ProfiMill para a Dongfang está equipada com transportadores de cabos da TSUBAKI KABELSCHLEPP com um comprimento não apoiado de 7,5 metros. A WaldrichSiegen escolheu um transportador de cabos de aço do modelo S/SX 1800. Estes transportadores de cabos são extremamente robustos e resistentes, indicados para elevadas cargas mecânicas e condições ambientais exigentes, que permitem grandes comprimentos não apoiados, mesmo com grandes cargas adicionais. Os transportadores de cabos de aço comprovados estão equipados com placas de elos de corrente extremamente estáveis, um design de juntas com um sistema de impulsos múltiplos e parafusos especiais. A ProfiMill 8500/120-G de grandes dimensões inclui um transportador de cabos com quase dez metros de comprimento que protege os cabos elétricos e hidráulicos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP