www.engenharia-brasil.com
26
'14
Written on Modified on
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA
Falhar não é uma opção!
Os rádios industriais e módulos PROFIBUS da ProSoft Technology permitem a transmissão de dados críticos de PACs ControlLogix no Sistema de Defesa contra Inundações.
Durante o melhoramento de um sistema de controle de barreira contra inundações, falhar não é uma opção. Se uma barreira contra inundações falhar, milhares de casas e negócios poderão ser seriamente afetados.O melhoramento de uma barreira contra inundações não é uma tarefa que possa ser executada da noite para o dia. Essa tarefa demora meses e meses de trabalho. A barreira deve continuar operacional durante o melhoramento, transformando a tarefa num serviço ponderado e cuidadoso. Devem ser implementadas várias medidas e redundâncias à prova de falha. Quem disse que as redundâncias são uma coisa negativa, nunca olhou claramente para um sistema de barreira contra inundações.
Duas torres de concreto, com 20 metros de altura, em cada margem da foz do Riacho de Dartford. Essa é a Barreira de Dartford do Sistema de Defesa contra Inundações da Agência Ambiental do Reino Unido em Kent, Inglaterra. A barreira é fechada rotineiramente, em conjunto com a barreira maior do Tâmisa a montante, para evitar que os níveis de maré alta no Estuário do Rio Tâmisa subam o riacho e inundem Dartford e a área adjacente.
Entre as duas torres de concreto, a uma altura elevada, estão suspensas duas comportas de aço, cada uma com 30 metros de largura e pesando mais de 160 toneladas cada. Para bloquear a corrente, como uma enorme guilhotina na foz do riacho, uma comporta pode ser baixada lentamente com as suas correntes de apoio até ao leito do rio. Em seguida, a segunda comporta pode ser também baixada lentamente sobre a primeira comporta. Quando fechadas em conjunto, as comportas de 160 toneladas podem suportar até 10,4 metros de água.
As comportas são levantadas e baixadas através de motores hidráulicos a óleo de acionamento direto. O sistema de acionamento é constituído por duas unidades de motor e bomba de 18,5 kW, oferecendo funcionalidades de serviço e de prontidão, permitindo que a comporta seja levantada e baixada em 15 minutos. Quando não estão em utilização, ambas as estruturas de comporta são colocadas em segurança na posição totalmente levantada e trancadas utilizando mecanismos de trinco hidráulicos. Isso permite que as embarcações passem debaixo das comportas ao longo do riacho.
Está previsto que, devido a alterações climatéricas, a barreira tenha que ser operada em média 50 vezes por ano nos próximos 25 anos.
"O sistema deve apresentar uma elevada disponibilidade com muitos sistemas de recurso em caso de falhas," afirmou Andrew Garwood, Gerente de Contratos Sênior na Divisão de Controles da Qualter Hall & Co Limited, em Barnsley.
Há dois anos, o sistema de controle estava começando a mostrar sinais de envelhecimento. Como parte de um melhoramento abrangente da barreira, o sistema de controle associado à comporta foi renovado. O sistema de controle original era um sistema de relé totalmente baseado em fios, com mais de 30 anos. As peças de substituição para o sistema com 30 anos estavam se tornando escassas.
A Qualter Hall forneceu a subcontratação da M&E em nome do contratante principal Birse Civils, que tinha escolhido a Qualter Hall como Integrador de Sistemas para o projeto. E como contratante de engenharia elétrica e mecânica responsável pelo melhoramento do sistema de controle, a Birse Civils tinha vários objetivos em mente. O objetivo número um era a segurança e confiabilidade. As inundações, se acontecerem, podem provocar danos graves na área adjacente.
A Qualter Hall, que fornece um serviço único e atrativo para uma grande variedade de soluções de engenharia, decidiu chamar a ProSoft Technology. A Qualter Hall selecionou essa empresa por ser uma solução confiável e rentável aprovada pela Rockwell Automation. A ProSoft Technology é uma Parceira Encompass da Rockwell Automation.
Para controlar a abertura e fechamento da barreira, dentro de cada uma das torres de 20 metros de altura, estão dois PACs redundantes ControlLogix da Rockwell Automation, mas grande parte do equipamento com o qual o sistema de controle comunicava era baseado na PROFIBUS ou Siemens. Para facilitar a comunicação dos processadores da Rockwell Automation, foram instalados dois módulos de comunicação PROFIBUS Master (MVI56-PDPMV1) da ProSoft Technology dentro dos PACs ControlLogix.
"Os módulos da ProSoft Technology foram utilizados para fornecer PROFIBUS DP dentro da rack ControlLogix e permitiu quatro segmentos PROFIBUS DP separados para operação redundante," afirmou Andrew Garwood.
Foram instalados cabos de fibra ótica entre as duas torres, como parte da renovação do sistema de controle. Durante a construção das conexões de cabos, os rádios industriais de ponto de acesso 802.11 da ProSoft Technology serviram como conexão de comunicação.
"A conexão sem fio foi utilizada como uma conexão automática de recurso, em caso de falha da conexão de fibra ótica. O equipamento da ProSoft Technology foi selecionado devido à sua flexibilidade e compatibilidade com o protocolo spanning tree (RSTP)", afirmou Andrew Garwood.
As soluções da ProSoft Technology ajudaram a aliviar o trabalho de engenharia, possibilitando a comunicação do sistema ControlLogix como um protocolo individual.
O sistema agora permite que os dados sejam revisados rapidamente, centralmente e remotamente, facilitando o acesso a informações de diagnóstico.
Milhares de casas e negócios estão agora protegidos.
Para conhecer mais histórias de sucesso, visite o nosso site.