www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

A Esterline Connection Technologies fornece conectores de confiança para a revolucionária missão espacial Rosetta

SOURIAU, parte da Esterline Connection Technologies, tem a honra de ter servido como colaborador de confiança da ESA (Agência Espacial Europeia) e da CNES (Agência Espacial Francesa) ao ter fornecido há 15 anos os componentes para a missão  espacial Rosetta. A empresa forneceu vários tipos de conectores para o modelo de voo e se orgulha de ter contribuído para este êxito sem precedentes da ESA.

A Esterline Connection Technologies fornece conectores de confiança para a revolucionária missão espacial Rosetta
Em 12 de novembro de 2014, Philae, uma nave espacial robótica da ESA aterrissou com êxito no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (67P), após ter abandonado a Terra há dez anos. Um foguete Ariane 5G+ lançou a nave espacial Rosetta e o módulo de aterrissagem Philae, que viajaram durante dez anos para alcançar o cometa, a 500 milhões de quilômetros (310 milhões de milhas) de distância da Terra. Esta missão pioneira proporcionará um conhecimento bastante mais profundo da formação do sistema solar, da origem dos cometas e sua possível relação com as origens de vida na Terra.

A SOURIAU contribuiu para o sucesso da missão fornecendo uma variedade de conectores para a seu cliente final ESA. Esses conectores são normalmente utilizados para ligação à rede elétrica e para a vital transmissão de sinal dos sensores do satélite para o computador de bordo, por exemplo. Antes da seleção, a SOURIAU realizou uma série de testes baseados em especificações da ESA para demonstrar que seus conectores conseguiam suportar as condições específicas, estabelecidas como requisitos excepcionais para esta missão ao espaço profundo. Os conectores da SOURIAU qualificados pela ESA depois foram selecionados e integrados com sucesso na missão Rosetta.

A SOURIAU tem vindo a colaborar com a ESA e a CNES há mais de 25 anos, tendo apoiado diversos programas espaciais com o fornecimento de soluções de elevada qualidade e confiabilidade para ambientes difíceis e longos períodos de tempo, baseadas tanto em desenhos padronizados como específicos. Na Estação Espacial Internacional têm sido utilizados conectores da SOURIAU para realizar diversas operações fora do veículo espacial. Além disso, a SOURIAU forneceu cabos especiais para a missão Cassini-Huygens a Titã, a maior lua de Saturno, que permitiram que a sonda se desconectasse de sua base transportadora e aterrissassem em Titã, após uma viagem de 7 anos através do espaço profundo.

A missão espacial Rosetta demonstra a capacidade da SOURIAU (parte da Esterline Connection Technologies) de projetar e fabricar produtos de elevada qualidade perfeitamente adaptados aos satélites e à exploração do espaço. Fiel ao lema "Pessoas de confiança, soluções confiáveis," a Esterline Connection Technologies seguirá inovando enquanto garante a máxima confiabilidade de suas soluções de interconexão para os programas espaciais. Um bom exemplo é a seleção do microComp®, uma nova geração de conectores para a ESA implementados na futura nave exploradora ExoMars que deverá aterrissar em Marte em 2018.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP