www.engenharia-brasil.com
Toledo Brasil News

LABORATÓRIO HUB ICT – DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA TOLEDO DO BRASIL - FEI É INAUGURADO

O projeto visa aproximar o mundo acadêmico do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e inovações, contribuindo para o futuro do País.

LABORATÓRIO HUB ICT – DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA TOLEDO DO BRASIL - FEI É INAUGURADO

No dia 28 de junho deste ano, foi realizada a cerimônia oficial de inauguração do Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia - Toledo do Brasil no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo. Esse projeto conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

Realizado através da parceria entre a Toledo do Brasil, líder em soluções de pesagens e gerenciamento de informações, e o Centro Universitário FEI, o programa de estágio tem duração de um ano, com possibilidade de renovação, com 30 horas semanais, e traz ganhos tanto para os alunos bolsistas quanto para as instituições de ensino e corporativa, porque aproxima o mundo acadêmico do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e inovações, contribuindo para o futuro do País.

No HUB ICT – Toledo do Brasil, serão desenvolvidas soluções focadas em tecnologia de pesagens e balanças rodoviárias, ferroviárias e também dos setores de agro e varejo, com melhorias propostas em sistemas estruturais, controles e desenvolvimento de software.

O evento reuniu autoridades empresariais, acadêmicos e estudantes. Estiveram presentes pela Toledo do Brasil, o Diretor- Presidente, Paulo Haegler, e o Diretor Vice-Presidente, Edson Freire. Pelo Centro Universitário FEI,o Presidente da Fundação, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters; o Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato, e a Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo, Profª. Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima, entre outros acadêmicos.

Participaram também os 14alunos e bolsistas da FEI, integrantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Automação e Controle, e Ciência da Computação, que fazem parte do projeto HUB ICT - Toledo do Brasil.

Para Eric Rossini, aluno de Engenharia de Automação e Controle “participar do programa está sendo muito positivo, porque temos a oportunidade de conversar com os gestores e os demais participantes de outras áreas de estudo como de mecânica, de elétrica e de programação. Além disso, com o estágio estou aprendendo muitas coisas que estão me ajudando no aprendizado na faculdade e vice-versa. O fato de estagiarmos dentro da própria FEI facilita muito nosso dia a dia, além de estarmos muito próximos da Toledo do Brasil, caso haja a necessidade de ir até a empresa”.

O Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, Presidente da Fundação, destacou que acompanhou de perto a criação do HUBICT. “Duas instituições vizinhas fisicamente e próximas nas suas missões, qualificadas a serviço do bem da sociedade. Desde sua origem, a FEI se articula com as empresas e indústrias para a formação de profissionais de qualidade com o objetivo de fomentar a inovação através da pesquisa com o chão de fábrica, reproduzindo em seus laboratórios de aplicações as teorias para o diagnóstico e resolução de problema concretos apresentados. Esse momento marca a qualidade da parceria firmada entre a FEI e a Toledo do Brasil, partilhando saberes e fazeres disponíveis com os protagonistas estudantes, orientadores, pesquisadores, engenheiros e programadores de empresas”.

Segundo a Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima, Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo, “através do projeto, os alunos conseguem trabalhar com temas reais da Toledo do Brasil dentro da FEI, sem deixar a graduação de lado. Além disso, possibilita pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo. A ideia é que através dessa parceria consigamos trazer novas soluções, mostrando para os alunos o ambiente corporativo”.

De acordo com o Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato, “o programa incentiva o desenvolvimento de soluções focadas em tecnologias e traz benefícios para todos os envolvidos, unindo a teoria com a prática, contribuindo para o aprendizado”.

O Presidente da Toledo do Brasil, Paulo Haegler, está muito animado com o projeto. “Vamos colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados com projetos aplicados na indústria, inovações e soluções que possamos vender ou aplicar nos processos de fabricação, assim como potenciais novos colaboradores para a nossa empresa”, conclui.

www.toledobrasil.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP