www.engenharia-brasil.com
Toledo Brasil News

TOLEDO DO BRASIL DESENVOLVE SOLUÇÕES PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DA LOGÍSTICA PORTUÁRIA

O setor portuário cresceu 48% no ano passado e movimentou 1,2 bi toneladas. Por trás desse bom desempenho, está o constante funcionamento dos equipamentos de pesagem, tanto na armazenagem como no transporte de mercadorias.

TOLEDO DO BRASIL DESENVOLVE SOLUÇÕES PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DA LOGÍSTICA PORTUÁRIA

A logística portuária tem papel fundamental no crescimento da economia do Brasil. Essa afirmação tem peso ainda maior se levarmos em conta os números. Em todo o mundo, existem mais de dois mil portos, sendo que somente o Porto de Santos movimentou, nos cinco primeiros meses deste ano, 66,5 milhões de toneladas de mercadorias só do segmento do agronegócio, alta de 5,5% na comparação anual.

Abrangendo os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no estado de São Paulo, o Porto de Santos, considerado o principal do País, conquistou sua melhor marca histórica: a movimentação de contêineres superou os 2,0 milhões de TEU=Twenty Foot Equivalent Unit (unidade padrão de um contêiner de 20 pés), ficando 0,4% acima do verificado em igual período em 2021.

Entender as necessidades, como também a operação específica de empresas que prestam serviços no segmento portuário, é proposta da Toledo do Brasil, líder em solução de pesagem e gerenciamento de informações. “Para atender à demanda e à logística portuária, a empresa possui uma equipe técnica, localizada em Santos, para prestar serviços de manutenção à região, desde o Vale do Ribeira até Bertioga, abrangendo as cidades com o maior potencial econômico, como Santos, Cubatão, Guarujá Registro, Juquiá, Pariquera-Açú e Cajati, em especial”, informa Olga Carla Lucília Carvalho de Castro, responsável por Soluções e Serviços, da Toledo do Brasil.

A equipe de técnicos especializados da Toledo do Brasil está apta a prestar, serviços relacionados à manutenção preventiva e corretiva, como também as calibrações dos equipamentos de pesagem. De grande importância, o plano de manutenção preventiva garante a disposição do equipamento e possui contratos com intervalos de manutenção de 60, 90 ou 120 dias. Por sua vez, as calibrações têm por objetivo garantir a confiabilidade do equipamento; enquanto a Corretiva, ocorre quando a empresa não possui um plano preventivo e, em geral, as ocorrências são emergenciais ou em casos de acidentes, sempre envolvendo valores mais dispendiosos. Além do prejuízo de ter o equipamento parado e a operação interrompida, a empresa pode ser submetida a multas (INMETRO /IPEMs) e à falta de credibilidade, por parte de seus parceiros comerciais.

O trabalho de verificação e calibração das balanças está definido em procedimentos de trabalho que integram o Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Toledo do Brasil. O SGI está certificado pelo Bureau Veritas que, por sua vez, está certificado segundo as normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e ISO 45001.

Além dessas certificações, a atividade de calibração, tanto de balanças como de pesos-padrão, está acreditada pela Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação (Inmetro), segundo a norma NBR ISO/IEC 17025. Os laboratórios de calibração da empresa estão integrados à RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Segundo Olga Carla, a Toledo do Brasil confere soluções de pesagem diferenciadas para os portos onde atua no Estado de São Paulo: Santos e Vale do Ribeira. Para este último, por exemplo, os destaques são para as balanças rodoviárias. Já, no Porto de Santos, além das balanças já citadas, são utilizadas as balanças para pesagem contínua de materiais granulados. Alguns clientes locais empregam, ainda, as balanças analíticas (alta precisão).

As balanças ferroviárias e rodoferroviárias digitais disponibilizam vasta seleção de dimensões e capacidades de pesagem, bem como, opções de cobertura da plataforma, sendo ideais para conferência do recebimento ou a expedição de carga. Aptas a pesar trens em movimento, trata-se de soluções inteligentes para empresas que necessitam de mais controle e segurança nas pesagens como, por exemplo, soluções de automação e sistema de identificação das imagens dos containers já interligadas a balança.

As balanças para pesagem contínua de materiais granulados (Tolflux) são utilizadas em várias aplicações, desde o carregamento e descarregamento de grãos em navios, caminhões e vagões até nas indústrias que necessitam de controle do fluxo de matérias-primas. Serve tanto para pesagens de produtos sólidos (grãos, farelo de soja, açúcar cristal, arroz, castanha de caju, milho e trigo, entre outros), quanto para líquidos (álcool, mel e óleo, entre outros).

www.toledobrasil.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP