www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Acionamentos NORD aprovados numa série de testes em conformidade com a norma EN 50598-2

Excelente eficiência do sistema no âmbito da nova norma "Eco design"

Acionamentos NORD aprovados numa série de testes em conformidade com a norma EN 50598-2
Imagem: A combinação de inversores de frequência e motores IE2 a IE4 permite à NORD DRIVESYSTEMS obter uma classificação IES2, correspondente à eficiência de sistema mais elevada de acordo com a norma EN 50598-2

Bargteheide – A mais recente norma de "Eco design" EN 50598-2 da União Europeia vem estabelecer requisitos de eficiência para os sistemas eletrônicos de acionamentos e também para sistemas de acionamento completos. Antecipando-se à entrada em vigor de quaisquer regulamentos, a NORD DRIVESYSTEMS encontra-se realizando testes e análises numéricas de componentes e sistemas fabricados internamente, podendo assim fornecer, rapidamente, informação detalhada rapidamente para esclarecer quaisquer dúvidas dos clientes sobre a norma EN 50598-2. Os requisitos futuros podem ser cumpridos com flexibilidade. Esta norma define classes de eficiência para inversores de frequência e motores de arranque: IE0 (perdas elevadas), IE1 (valores de referência) e IE2 (perdas significativamente abaixo dos valores de referência). Seguindo o mesmo padrão, a eficiência do sistema está classificada como IES0, IES1 e IES2. Os recentes testes com inversores NORD apresentaram perdas de potência significativamente abaixo dos valores de referência presentes na norma EN 50598-2, tanto em relação aos próprios inversores como aos sistemas de acionamento de potência (PDS) que conjugam inversores e motores eficientes em termos energéticos. Assim, a NORD consegue sempre obter uma classificação IES2 de eficiência do sistema.

A NORD optou sempre por uma abordagem abrangente que leva em consideração a totalidade da unidade de tração. Todos os componentes, desde as caixas de engrenagens aos motores, sistemas eletrônicos de potência e sistemas de inteligência funcional, são desenvolvidos internamente e fabricados pela NORD, fazendo da empresa um fornecedor totalmente autossuficiente de soluções de acionamento completas para mais de 100 indústrias. Os 50 anos de experiência permitiram à empresa obter vastos conhecimentos de aplicação e entendimento detalhado da interação de todos os componentes dos acionamentos. A eficiência do sistema em conformidade com a norma EN 50598-2 não é classificada apenas de acordo com a potência máxima, mas também em oito pontos de carga com diferentes torques e velocidades. Rompendo com um conceito há muito estabelecido, esta norma não leva em consideração os percentuais de eficiência energética, mas sim as perdas de potência incrementais em Watts. Esta nova abordagem possibilita a comparação do desempenho do sistema em situações de acionamento com o motor parado ou com carga (por ex. parada de elevador).

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP