www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos

Há muito se foi o tempo em que as usinas dependiam de uma forte corrente de água ou vento constante para alimentar suas rodas. Nos moinhos de hoje, acionamentos elétricos realizam diferentes tarefas, garantindo um desempenho eficiente e confiável. Um desafio especial está no fato de que a moagem gera atmosferas com poeiras que exigem configurações de unidade seguras e à prova de explosão. O fabricante NORD DRIVESYSTEMS tem décadas de experiência no setor e, com base em uma linha completa de componentes de acionamento mecânico, elétrico e eletrônico, pode rapidamente fornecer sistemas adequados para qualquer uma das várias aplicações em um moinho de grãos, por exemplo ventiladores e elevadores de caçamba.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustrações 1, 2: 
Produtos Arnreiter: farinha de milho/centeio e extrusados de milho/centeio

Com base em Wallern, Áustria, a Arnreiter Mühle processa grãos, malte e sementes oleaginosas principalmente para a indústria de panificação e alimentos. A usina, de propriedade familiar, tem uma história de quase 200 anos. Desde o início do século XX, tem sido continuamente modernizada e ampliada. Em 2009, vimos a mais recente modernização exaustiva. Uma usina de alta capacidade com tecnologia de moagem de ponta separada e capacidades de refinamento foi erguida. A nova construção acomoda uma grande variedade de processos que são realizados com um alto grau de automação. A forma e as características da munição são modificadas por meio de vapor, descamação, britagem, moagem, extrusão, torrefação, refrigeração, secagem e descasque. Desse modo, a vida de prateleira, a digestibilidade e as propriedades de panificação são aperfeiçoadas e os componentes amargos são reduzidos.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 3. O diretor-geral Walter Arnreiter valoriza muito as práticas de negócios ecologicamente corretas.

Processos paralelos e integrados

A usina Arnreiter tem uma carga conectada de 1.400 kW. Até 80 toneladas de grãos podem ser trituradas diariamente. Além disso, as instalações de refino têm uma capacidade de até 20 toneladas por dia. Todos os processos, desde o armazenamento de produtos agrícolas até o ensacamento e o carregamento, são automatizados. Há controle de acessos para todas as aplicações via Profibus. "Precisamos de instalações altamente flexíveis", diz Walter Arnreiter, diretor-geral da fábrica. "Primeiro de tudo, eles precisam habilitar processos variáveis e paralelos com fluxos de produtos distintos e aditivos que possam ser liberados a partir de uma fonte para diferentes linhas. E devemos também garantir o fluxo de produtos com resíduos mínimos." As principais matérias-primas são temporariamente armazenadas em silos localizados nos andares superiores. Os motorredutores da NORD DRIVESYSTEMS conduzem os elevadores de esteiras e de caçambas que transportam os materiais de lá. Consecutivamente, a maior parte de todo o transporte de produtos ocorre no sistema extensivo de tubo que tem um comprimento total de 2.500 metros. Produtos de fluxo livre e sem fluxo são dispensados volumetricamente por meio de um alto número de descarregadores rotativos, os quais necessitam de motorredutores confiáveis. "Os sistemas NORD realizam muitas tarefas diferentes em nossas máquinas", diz Arnreiter.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 4. Motorredutores conduzem os elevadores de esteiras e de caçambas que são utilizados para o transporte de matérias-primas a partir dos silos.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 5. Microunidade de dosagem: A NORD garante que a quantidade precisa de ingredientes específicos é adicionada à corrente de produto

A proteção contra explosões é um pré-requisito

Operadores da fábrica devem implementar um regime comprovado e absolutamente confiável de proteção contra explosão, uma vez que as atmosferas de poeira prevalentes em muitas áreas representam um risco elevado. A NORD DRIVESYSTEMS pode fornecer versões à prova de explosão de todos os componentes de acionamento e motorredutores, bem como unidades mecatrônicas e inversores de gabinete. Mais de 1.500 sistemas de acionamento protegidos contra explosão deixam as instalações de produção NORD a cada mês. Isso inclui sistemas protegidos contra explosão de poeiras para a zona 21 (categoria de dispositivo 2D/zona 21), bem como sistemas de atmosfera de gás para a zona 1 (categoria de dispositivo 2G/zonas 1 e 2, e 3G/zona 2). A Arnreiter emprega discos categoria 3D na zona 22.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 6. Um grande número de motoredutores à prova de explosão helicoidais NORDBLOC.1 geram descargas rotativas, por exemplo, após a escala que calcula o rendimento de moagem

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 7: Descarregadores rotativos adicionais são utilizados no silo de farinha, por exemplo, após pesagem

Aplicação limpa

As máquinas utilizadas na usina Arnreiter são principalmente sistemas feitos pelo especialista suíço em engenharia de processos Bühler, que tem trabalhado com a NORD por muitos anos e que instala unidades NORD em um grande número de máquinas. Os separadores e aspiradores de Bühler são usadospara limpar e classificar os produtos granulares, tais como trigo, centeio, cevada, aveia e milho. Aspiradores de ar de reciclagem removem poeira, cascas, etc. Um ventilador radial cria uma corrente de ar para levantar as partículas de média densidade e soprar as partículas de baixa densidade para um separador especial de onde elas são descarregadas por um transportador de parafuso acionado por um motorredutor helicoidal NORD. O produto limpo é descarregado da máquina por meio de válvulas de dedo.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 8. Separação automática: UM motor helicoidal NORD redutor conduz o transportador helicoidal que remove partículas de baixa densidade

Gestão sustentável

"A segurança alimentar, a qualidade do produto, e a sustentabilidade ecológica e econômica são cruciais e igualmente importantes para nós", diz o diretor Walter Arnreiter. "Todas as etapas de processamento são submetidas a controles rigorosos e são continuamente monitoradas. Nós compramos a maior parte das matérias-primas de produtores ou fornecedores regionais e as processamos em uma maneira que visa à conservação de recursos. Parte da energia para as nossas instalações de produção é gerada em nosso próprio moinho de água. Nós, além disso, reciclamos muito do calor residual por meio de um permutador de calor de rotação e o reutilizamos para o aquecimento. Pelo fato de realizarmos vários processos internos, o tratamento posterior em outro local quase nunca é necessário, o que ajuda a reduzir o transporte rodoviário". A produção é compatível com padrões ecológicos e alimentares. A rastreabilidade de ingredientes, de acordo com a HACCP, é garantida para todos os lotes. "Todas as remessas de matérias-primas passam por um controle de qualidade rigoroso", diz Arnreiter. Naturalmente, os parceiros de tecnologia devem demonstrar um compromisso semelhante com a sustentabilidade. "Contamos com unidades de baixa manutenção da NORD que empregamos no modo de operação contínua. Eles têm um funcionamento confiável. Se, eventualmente, precisarmos consertar ou substituir um produto, podemos simplesmente chamar os nossos contatos da NORD diretamente, e eles vão imediatamente fazer o trabalho ", diz Martin Rachbauer, gerente de manutenção na Arnreiter.

Sistemas de acionamento fornecem energia de transmissão em moinhos de grãos
Ilustração 9. O sistema de tubagem tem um comprimento total de 2.500 metros

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP