www.engenharia-brasil.com
Dalca Brasil News

CÉLULA ROBÓTICA POSSIBILITA AUMENTO DE 30% EM PROCESSO DE SOLDAGEM DE LONGARINAS

Solução desenvolvida pela Dalca Brasil para a Tedesco Sistemas de Armazenagem melhorou produtividade da linha de solda e permitiu realocação de colaboradores dentro do parque fabril.

CÉLULA ROBÓTICA POSSIBILITA AUMENTO DE 30% EM PROCESSO DE SOLDAGEM DE LONGARINAS

A otimização dos processos fabris voltados para a soldagem passa, de forma determinante, pela automação industrial. Ao adotar tecnologias robotizadas, as indústrias podem aumentar significativamente a eficiência, a precisão e a segurança desses processos. Na Tedesco Sistemas de Armazenagem, de Bento Gonçalves-RS, uma solução desenvolvida pela Dalca Brasil oportunizou um aumento de 30% na produção de longarinas e permitiu a realocação de colaboradores para posições mais assertivas dentro da fábrica.

A célula robótica FlexWeld sanou um gargalo detectado pela empresa na soldagem dos produtos. A Tedesco investiu na automação de várias linhas de fabricação de perfis, especialmente pela grande necessidade de mão de obra agregada ao produto. Com a solução, além do aumento da produtividade de longarinas em relação ao processo anterior, foi possível substituir oito soldadores por turno por dois operadores da célula robótica. Multiplicando isso por três turnos, são 24 soldadores por seis operadores no total da operação. A célula, portanto, garantiu mais qualidade, produtividade e redução de custos de produção, tornando o processo mais competitivo.

“Estamos investindo muito nas nossas linhas de produção. A célula de solda nos proporcionou um ganho importante de qualidade e competitividade no processo. Foi um estudo de caso bem sucedido, visto que todos os ganhos previstos foram concretizados. Conseguimos melhorar nossa produtividade de longarinas e otimizar a mão de obra. Temos certeza de que faremos novos investimentos nesse segmento em breve”, destaca Roberto Tedesco, Diretor Presidente da empresa que atua há quase 25 anos na fabricação de estruturas metálicas de armazenagem para a indústria de logística do país.

No segmento de solda, a automação industrial também possibilita a integração de sistemas de controle avançados, como robôs industriais e sistemas de visão computacional, que são capazes de realizar soldagens de alta qualidade em diferentes tipos de materiais e geometrias. Isso não apenas melhora a qualidade do produto final, mas também reduz custos operacionais e aumenta a competitividade da indústria no mercado global.

“Automatizar é essencial para impulsionar a eficiência e a qualidade dos processos fabris de soldagem, contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade das indústrias. Cada aplicação de solda tem suas próprias especificidades, desde o tipo de metal e espessura do material até os requisitos de precisão e velocidade. Portanto, um projeto personalizado é essencial para otimizar a eficiência da solda, minimizar o desperdício de recursos e garantir a qualidade do produto final”, reforça o Gerente Comercial da Dalca, Matheus Ziglioli.

www.dalcabrasil.com.br

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP