www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Desempenho robusto em períodos de pico

Soluções de acionamento resistentes para estações e garagens de teleféricos

Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 1: O transportador acionado por pneus permite que a cabine se movimente pela estação de modo seguro e num ritmo confortável.

Nos Alpes, milhares de pessoas sobem as montanhas todos os dias, principalmente durante a época de esqui. Para evitar longas filas nas estações de teleféricos, um equipamento a prova de falhas é indispensável. É por essa razão que a Doppelmayr/Garaventa, líder mundial em engenharia de teleféricos, utiliza motorredutores da NORD DRIVESYSTEMS com uma longa vida útil e baixa manutenção.

Em Ischgl, no Tirol, Áustria, uma espécie de teleférico de gôndolas com tri-cabo acoplável, sobe a montanha Pardatschgrat. Os sistemas tri-cabo têm dois cabos-carris fixos e um cabo de transporte circulatório. Quando foi inaugurado, o teleférico de Ischgl estabeleceu um novo recorde mundial em termos de teleféricos tri-cabo graças à sua subida de 1.251 metros. O percurso demora menos de 10 minutos - a velocidade máxima nominal é de 7,5 m/s. Obviamente, para desembarques e embarques seguros, a velocidade de deslocamento dentro das estações tem que ser muito inferior. Quando as cabines chegam à estação, elas são desacopladas do cabo de transporte e lentamente desaceleradas por um  transportador acionado por pneus. Na plataforma para passageiros, as cabines se movem a uma baixa velocidade (de caminhada). Dentro da estação, as rodas de transporte circulam em trilhos, em vez de cabos-carris. Quando a cabine é retirada do cabo de transporte, os módulos de fricção entram em contato com os pneus para assegurar a transmissão de movimento. Aqui estão instalados vários motorredutores NORD. Cada um alimenta vários eixos por meio de uma correia. O teleférico de gôndolas foi construído pela Doppelmayr, membro do Doppelmayr/Garaventa Group e líder mundial na engenharia e produção de teleféricos, com mais de 14.600 projetos concluídos em 89 países. Desde 2005, a Doppelmayr trabalha em parceria com a subsidiária NORD austríaca, a Getriebebau NORD GmbH, em Linz. Johannes Moritzhuber, responsável pelos teleféricos de gôndolas acopláveis na Doppelmayr, diz: "Trabalhando com a NORD, sabemos que obtemos sempre as unidades de acionamento adequadas para todo o tipo de instalação. Escolhemos as soluções de acionamento da NORD porque elas atendem nossas expectativas de disponibilidade total, segurança máxima e excelente capacidade de manutenção. A NORD é extraordinariamente flexível na implementação de recursos opcionais. As unidades de acionamento são muito confiáveis e silenciosas. Além disso, a NORD garante entregas rápidas de peças de reposição em todo o mundo."
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 2: Motorredutores NORD acionam seções de esteiras transportadoras de pneus por meio de correias

Garagem noturna

A Doppelmayr e a NORD DRIVESYSTEMS também colaboraram no teleférico monocabo circulatório instalado na vizinha Vorarlberg. Tanto aqui como no projeto em Tirol, todas as cabines são mantidas numa garagem durante a noite. Estas instalações, que aumentam o tempo de vida útil do equipamento, são uma solução pioneira da Doppelmayr. Inicialmente, esta solução exigia um enorme esforço manual, mas atualmente grande parte do processo foi automatizado. Ambos os teleféricos dispõem de garagens com vários trilhos localizadas sob as estações do vale. No caso de Grasjochbahn, as cabines são transportadas para o piso da garagem por meio de uma rampa inclinada, passando lentamente do acionamento por pneus para a corrente transportadora. O peso continua sendo suportado pelos trilhos que passam pela estação e pela garagem. Na garagem de Ischgl, as instalações conseguem economizar ainda mais espaço: as cabines se deslocam através de uma esteira transportadora vertical acionada pela NORD. O transporte horizontal é feito com acionamentos por pneus. Os motores estão equipados com sensores de temperatura e codificadores e são controlados centralmente.
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 3: Funcionando em trilhos suspensos, as cabines de Grasjochbahn são puxadas para a garagem por meio de uma corrente transportadora
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 4: A corrente transportadora com encaixes é acionada pelo motorredutor helicoidal em linha da NORD
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 5: Estacionamento usando o menor espaço possível na garagem de Grasjochbahn
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 6: Os detectores de proximidade e os freio-motores da NORD com monitoramento da caixa de ar garantem que a cabines mantêm uma distância segura entre si na garagem de Ischgl

Adotando a normalização

Há vários anos, a Doppelmayr implementou a modularização em várias das suas linhas de produtos. Cada teleférico continua sendo individualmente configurado levando em consideração as condições geográficas, geológicas e climáticas no local da instalação. Porém, a modularização reduz os custos de engenharia e produção e permite o planejamento normalizado e a garantia de qualidade. O fabricante mudou totalmente para motores IE3 de máxima eficiência nas estações, incluindo as garagens onde as unidades de acionamento não estão em funcionamento contínuo. Só recentemente a avançada eficiência energética de classe IE3 se tornou obrigatória na Europa e, mesmo assim, só para uma parte de todas as aplicações. Mesmo assim, a Doppelmayr optou pelos motores IE3 da NORD graças aos seus benefícios adicionais, como a redução do número de variantes, maior capacidade térmica e de sobrecarga e adequabilidade para a implementação mundial em países com uma fonte de alimentação de 50 Hz ou 60 Hz.

Utilização de recursos especiais

Mais do que tudo, a Doppelmayr valoriza a confiabilidade e o longo tempo de vida útil das soluções de acionamento. Dietmar Fessler, responsável pelos teleféricos de gôndolas tri-cabo acopláveis na Doppelmayr, diz: "As unidades de acionamento que usamos nos teleféricos aéreos têm que funcionar de modo seguro em temperaturas de -30 °C a + 50 °C. As unidades de acionamento da NORD atendem esse requisito com perfeição." Johannes Moritzhuber, seu colega responsável pelo teleférico de Grasjochbahn, acrescenta: "A NORD entende a aplicação. Por exemplo, eles nos alertaram para o facto de que poderíamos aumentar a tolerância da temperatura da caixa de transmissão em 5 graus com um lubrificante não normalizado. Nos nossos projetos alpinos, esta opção é extremamente relevante e nos ajuda a obter uma solução de acionamento duradoura e de baixa manutenção." A NORD oferece opções de acionamento para uma grande variedade de intervalos de temperatura e implementou o aquecimento de parada, os freios protegidos contra corrosão e o isolamento contra umidade em projetos da Doppelmayr. As unidades de acionamento nos transportadoras acionados por  pneus funcionam a velocidades baixas. Por isso, estão equipadas com ventilação forçada: estes ventiladores são mais fortes que os ventiladores dos motores e podem ser ligados conforme necessário, proporcionando uma solução economizadora de energia. Em vez de ventiladores de dois polos, a NORD forneceu versões de quatro polos, garantindo emissões de ruído significativamente menores na área para passageiros. A NORD fornece as unidades de acionamento prontas a usar com alimentador de corrente e conectores de sinal. Além de uma manutenção simplificada, isso também deu origem a mais economias durante o comissionamento. O fabricante das unidades de acionamento também implementou o monitoramento das caixas de ar para os freios. Um micro-interruptor avisa quando os discos dos freios estiverem gastos para além do limite definido, garantindo que os freios funcionam sempre de modo confiável e que os discos são ajustados ou substituídos atempadamente.
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 7: Os motores de velocidade baixa na área para passageiros são refrigerados por um ventilador externo
Desempenho robusto em períodos de pico
Ilustração 8: Práticos plugues de alimentação para conexão simples e troca de motorredutores
Desempenho robusto em períodos de pico
Desempenho robusto em períodos de pico
Imagens 9 e 10: Engenheiros-chefe da Doppelmayr no teleférico aéreo de Pardatschgratbahn, em Ischgl, Dietmar Fessler (em cima), e em Grasjochbahn, em St. Gallenkirch, Johannes Moritzhuber (em baixo)

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP