www.engenharia-brasil.com
06
'16
Written on Modified on
NORD Drivesystems
O acionamento está no controle
Sistemas de acionamento inteligentes aumentam a eficiência da produção
Ilustração 1: o trabalho em rede em ambientes de produção atuais: unidades de acionamento inteligentes processam dados e transmitem informações detalhadas sobre o estado e a aplicação conforme necessário.Conceitos de fábricas inteligentes estão ganhando terreno em todos os tipos de operações industriais. O fornecedor de soluções de acionamento completas NORD DRIVESYSTEMS oferece componentes "NORD 4.0" projetados para facilitar e promover esse desenvolvimento.
As fábricas de processamento modernas precisam de tecnologia de automação com inteligência funcional avançada. Os componentes têm que ter a capacidade de fornecer dados importantes sobre as instalações através de várias redes diferentes e disponibilizar um grande volume de informações, incluindo dados de sensores conectados e atuadores. Além disso, se espera cada vez mais que os dispositivos de campo inteligentes monitorem ativamente eventos no campo e reajam de maneira autônoma. O fabricante de unidades de acionamento NORD DRIVESYSTEMS responde a essas demandas com uma linha modular de motorredutores, eletrônica de acionamento e funções de software. A linha diferenciada de unidades de acionamento descentralizadas facilita a configuração de soluções de forma econômica, desenvolvidas em função das características de aplicações específicas. Apresentando um CLP integrado, os inversores da NORD têm a capacidade de implementar controle de sequências lógicas. Esses inversores oferecem conectividade total para comunicação com outros nós rede, incluindo acesso flexível a partir de dispositivos com interfaces Ethernet padrão através de tunelamento Ethernet.
Saber quando agir
O primeiro e mais importante requisito do controle de processos inteligente - independentemente de existir um controlador instalado e da maneira como esteja conectado (com ou sem fio, através de Ethernet ou Internet Industrial) - é o recebimento de dados confiáveis do nível do campo. Os próprios componentes devem comunicar seu estado de funcionamento para permitir a retirada de conclusões sobre o que está acontecendo em ramos do sistema ligados em rede. Devem existir interfaces adequadas para a integração vertical de sensores e atuadores nos sistemas de controle, gerenciamento o planejamento da produção, devendo ser também garantida uma transmissão de dados de elevada qualidade. Assim, os inversores de frequência da NORD monitoram e transmitem dados sobre as unidades de acionamento e também coletam informações de sensores e atuadores digitais e analógicos conectados externamente. Adicionalmente, esses inversores permitem a realização de monitoramento das condições e manutenção preditiva usando funcionalidades de software para diagnósticos eficientes. Os inversores podem, por exemplo, calcular o estado do lubrificante de engrenagens e indicar quando é necessário trocar o óleo. Esses inversores também podem monitorar, de modo autônomo, desgaste em superfícies de frenagem e ainda a situação de carga de todo o sistema de tração. Com base nesses dados, os operadores podem implementar manutenção preditiva, aumentando assim a disponibilidade das fábricas.
Remoção autônoma de obstáculos
Os inversores de frequência podem usar suas interfaces se sensores versáteis para fazer muito mais do que transmitir dados para um controlador central. Essas unidades de acionamento também reagem a condições de processo em constante mudança de acordo com a respectiva parametrização. As unidades podem implementar circuitos fechados com base em sua funcionalidade de controlador PI (proporcional integral) integrada. Em aplicações de medição, por exemplo, as unidades de acionamento da NORD detectam o nível de enchimento e controlam o reabastecimento. Em todos os tipos de aplicações de processamento, as unidades de acionamento ligadas em rede garantem que as falhas que ocorrem não resultem frequentemente em tempos de inatividade com custos consideráveis. Ao monitorar a situação de carga, o CLP integrado do inversor consegue detectar bloqueios em bombas, transportadores helicoidais ou agitadores. Se estiverem configurados parâmetros adequados para situações de falhas, uma unidade de acionamento da NORD irá, por exemplo, primeiro tentar remover obstáculos mecânicos invertendo a direção e através de funcionamento por impulsos. Se isso solucionar efetivamente o bloqueio, a unidade de acionamento retomará o funcionamento normal. Se o problema persistir, o inversor pode enviar um sinal de erro para o nível de controle e, possivelmente, iniciar um procedimento de recuperação e falhas, ou seja, fazer com que outra unidade de acionamento ligada em rede desbloqueie uma derivação. As capacidades dos CLP desses inversores contribuem significativamente para uma maior disponibilidade das fábricas e redução de custos de manutenção.
Desenvolvimento de aplicações facilitado
A NORD também facilita o desenvolvimento de aplicações, disponibilizando o software de parametrização e programação prático e gratuito NORD CON, que suporta funções relacionadas com acionamento de acordo com a norma IEC 61131-3, bem como a biblioteca de controle de movimentos PLCopen. É possível programar livremente rotinas em função do cliente nas linguagem de programação baseadas em texto "Texto Estruturado" ou "Lista de Instruções". Todas as funções relacionadas com acionamento podem ser diretamente implementadas no CLP do inversor. Assim, os usuários não têm que gastar tempo nem dinheiro no desenvolvimento, verificação e validação do firmware específico das aplicações. Além disso, o software NORD CON permite acesso remoto através de tunelamento Ethernet, por exemplo a partir de um notebook com uma interface Ethernet padrão, o que proporciona aos usuários opções de manutenção e diagnóstico remotos muito flexíveis. Os inversores de frequência da NORD também podem gerenciar aplicações de segurança, principalmente para implementar Parada Segura 1 (Safe Stop 1 - SS1) e Torque Seguro Desligado (Safe Torque Off - STO). No site da NORD está disponível gratuitamente uma biblioteca com essas funções relacionadas com a segurança. Essa biblioteca permite uma avaliação de aplicações de máquinas de acordo com a norma DIN EN ISO 13849 com a ferramenta de software de integridade da segurança SISTEMA.
Automação descentralizada de última geração
As soluções de acionamento distribuídas para designs de sistemas e máquinas simples, baratos e eficientes continuam sendo o segmento de produtos com o crescimento mais rápido para a NORD. Os sistemas de acionamento baseados na linha de inversores de frequência SK 200E são os mais procurados. Esses sistemas oferecem a mesma amplitude funcional abrangente (incluindo as opções de posicionamento, o CLP integrado e funções de acionamento relacionadas com segurança) que seus equivalentes da linha SK 500E para instalação em armários de controle. As unidades distribuídas robustas da NORD abrangem uma amplitude de desempenho excepcionalmente grande. Isso permite a implementação de instalações versáteis com controle de processos descentralizado de bombas, compressores, transportadores helicoidais, etc., com motores com potências até 22 kW. Além disso, os inversores da NORD possuem microcontroladores de elevado desempenho e têm a capacidade de controlar motores síncronos e de indução. A empresa configura sistemas de acionamento mecatrônicos baseados em motores de indução trifásicos e em motores síncronos de imãs permanente com classificações de eficiência de até IE4 (Eficiência Super Premium), todos fabricados internamente. Os motores IEC permitem a implementação de conceitos de acionamento simples, econômicos e de fácil manutenção. Adicionalmente, os sistemas de acionamento da NORD que combinam um motor e uma unidade eletrônica atingem o nível mais elevado de eficiência - uma classificação de IES2 de acordo com a atual norma "Concepção Ecológica" EN 50598-2 da União Europeia.