www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Otimização das operações de tráfego com Ponte Anybus Wireless: um caso de estudo da ITS Teknik

A ITS Teknik, especialista em soluções de tráfego, adotou a Ponte Anybus Wireless para melhorar a gestão do fluxo de tráfego.

  www.hms-networks.com
Otimização das operações de tráfego com Ponte Anybus Wireless: um caso de estudo da ITS Teknik

A tecnologia permite a comunicação sem fios eficiente entre sistemas de tráfego, minimizando as interferências e garantindo operações mais suaves. Esta integração ajuda a ITS Teknik a manter a eficiência e a fiabilidade do tráfego.

ITS Teknik

A ITS Teknik é uma empresa dinamarquesa líder de mercado especializada em soluções de segurança, planeamento e registo de tráfego que melhoram a segurança e a eficiência rodoviárias. Ao colaborar com os principais fornecedores globais de equipamento de tráfego, a ITS Teknik oferece um vasto portefólio de produtos que inclui sinais de trânsito, sistemas de transporte inteligentes (STI) avançados, sistemas de sinalização, barómetros para bicicletas, tecnologia progressiva (onda verde) para ciclistas, sensores de pesagem em movimento, sistemas de orientação para estacionamento, indicadores de velocidade, controlos de tráfego automatizados, leitores de matrículas, sinais de faixa de rodagem e painéis de mensagens dinâmicos.

Sistemas de sinalização de tráfego
Os sistemas de sinalização de tráfego são uma área-chave para a ITS Teknik, sendo que a sua gama mais avançada utiliza radares do fabricante alemão smartmicro. Estes radares de 24 GHz detetam a posição e a velocidade de todos os utilizadores das estradas dentro da respetiva área de cobertura. Conseguem acompanhar até 256 objetos em várias faixas de rodagem. Estes dados apoiam a gestão do tráfego em tempo real, ajudando a otimizar o controlo de sinais e a aumentar a segurança.

O desafio: ligar os radares
Embora a smartmicro forneça o radar, este não inclui uma solução de comunicação integrada, pelo que a ITS Teknik necessitava precisava de uma forma de transmitir dados do radar para o armário de controlo. Lars Jakobsen, Vice-Diretor da ITS Teknik, explica: "O método padrão é enviar a comunicação através de um cabo, mas para cruzamentos existentes, a instalação de novos cabos não é fácil. Em alguns locais, não nos é permitido escavar e, mesmo quando é permitido, temos de fechar a estrada ou pelo menos uma faixa, o que obviamente perturba o trânsito. Além disso, a escavação é dispendiosa – requer a contratação de subempreiteiros e nunca se sabe ao certo o que se vai encontrar no subsolo, pelo que é difícil fornecer estimativas exatas aos nossos clientes."

A solução: Ponte Anybus Wireless II de Série
A tecnologia sem fios fornece uma solução eficaz para estes desafios. "A tecnologia sem fios é uma opção muito atrativa porque podemos utilizar os postes existentes para instalar o radar e depois ligá-lo sem fios ao armário de controlo. É mais rápido, mais barato e muito menos perturbador", explica Lars.

Para encontrar uma solução sem fios, a ITS Teknik juntou-se à HMS Networks, que recomendou a Ponte Anybus Wireless II, concebida para estabelecer ligações sem fios ponto-a-ponto fiáveis.

Os sensores industriais dependem frequentemente da comunicação em série devido à sua simplicidade e fiabilidade. Neste caso, o sensor do radar utiliza RS-422, uma interface de série totalmente suportada pela Ponte Anybus Wireless II.


Otimização das operações de tráfego com Ponte Anybus Wireless: um caso de estudo da ITS Teknik

Ponte Anybus Wireless II de Série


O seu funcionamento
A Ponte Anybus Wireless II é ligada ao radar através de um único cabo de série, fornecendo energia e transmitindo dados. Uma segunda ponte é instalada no armário de controlo e ligada à placa de interface do STI. As duas pontes são emparelhadas por Bluetooth, permitindo a comunicação sem fios entre o radar e o armário de controlo.


Otimização das operações de tráfego com Ponte Anybus Wireless: um caso de estudo da ITS Teknik

A Ponte Anybus Wireless II (1.) é ligada ao radar (2.) através de um único cabo de série e emparelhada com outra Ponte Anybus Wireless II no armário de controlo.


Otimização das operações de tráfego com Ponte Anybus Wireless: um caso de estudo da ITS Teknik

Cada Ponte Anybus Wireless II é ligada ao armário de controlo através de um cabo de série.

As ligações fiáveis são essenciais para uma atuação precisa do tráfego. Lars explica: "É necessário prever a posição e a velocidade de um veículo, a proximidade da linha de paragem e o momento exato para mudar o sinal de verde para amarelo e para vermelho. Trata-se de cronometrar a mudança de sinal numa questão de frações de segundo."

O projeto revelou-se um sucesso, com Pontes Anybus Wireless instaladas em 300 cruzamentos, num total de 1600 unidades que suportam 800 radares.

Resolver problemas em conjunto

A utilização de tecnologia sem fios para garantir que o tráfego flui de forma segura e eficiente é uma nova aplicação e, tal como muitas aplicações novas, teve alguns desafios iniciais. "Quando um veículo grande, como um camião, passa, pode interromper a ligação sem fios. Para que a comunicação funcione devidamente, não podemos ter demasiadas falhas no fluxo de dados. Mas trabalhámos em estreita colaboração com os engenheiros da HMS e, em conjunto, reduzimos estas interrupções para um nível aceitável."

Planos para o futuro

A ITS Teknik começou a trabalhar com os produtos Anybus Wireless em 2015, começando com a Ponte Anybus Wireless I antes de passar para a Ponte Anybus Wireless II. A parceria está a funcionar bem e, juntos, estão a enfrentar o próximo desafio.

"Muitos dos armários de controlo ainda utilizam Internet por linha telefónica – uma tecnologia que está a desaparecer gradualmente. Mas esta tecnologia está a desaparecer mais rapidamente do que a atualização dos controladores, o que leva a problemas de comunicação com estes armários de controlo mais antigos."

Para resolver este problema, a ITS Teknik e a HMS Networks estão a estudar a possibilidade de utilizar um Netbiter da HMS para aceder remotamente ao sistema de tráfego. "O Netbiter pode permitir a programação do sistema de tráfego remotamente através de 4G. Sem esta capacidade, se a ligação à Internet por linha telefónica falhar, não teremos forma de monitorizar o sistema de tráfego, exigindo que nos desloquemos ao local para detetar eventuais problemas. Isto é moroso e dispendioso."

A próxima geração de sensores de radar irá suportar comunicação por Ethernet em vez de em série, pelo que a ITS Teknik planeia começar a testar a Ponte Anybus II Ethernet. As pontes Ethernet suportam mais dados e podem ser combinadas com Pontos de Acesso Anybus, abrindo possibilidades para uma monitorização mais abrangente.

www.hms-networks.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP