www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Feito para uma longa vida útil!

Motores de superfície lisa para produção de malte.

Feito para uma longa vida útil!
Imagem 1: Em modernas malterias, a automação está remodelando processos de produção com tradições centenárias.

Na seleção e configuração de acionamentos para a indústria de alimentos e bebidas, a segurança alimentar é apenas a preocupação principal mais evidente. Várias outras questões também devem ser abordadas como desafios comuns, incluindo condições ambientais adversas que devem ser mantidas sob controledesde o início. Especialista experiente nessa área, a NORD DRIVESYSTEMS configurou sistemas simples e resistentes baseados em motores eficientes de superfície lisa para uma malteria tcheca.

Tradicionalmente, os fabricantes de cerveja costumavam preparar seu próprio malte. Atualmente, as malterias especializadas oferecem esse tipo de serviço para eles. Os processos nessas instalações são em grande parte automatizados e realizados com equipamento de última geração. Uma grande e moderna malteriapode ser encontrada emNymburk, perto de Praga, a capital tcheca.As pessoas dessa região continuam extremamente empenhadas nos elevados padrões que tornam a cerveja tcheca famosa em todo o mundo. Na primeira fase do processamento, os grãos são colocados em água até que estejam prontos para germinar. Em seguida, os grãos são colocados em caixas chamadas Saladin, onde brotam folhas e raízes. Enzimas são formadas e enriquecidas. Essas enzimas convertem o amido em açúcar de malte. Enquanto isso, os grãos são regularmente raspados e arejados. Após cerca de cinco dias, o malte verde é transferido para um forno de secagem.

Feito para uma longa vida útil!
Imagem 2: Um experiente fornecedor de malterias, o fabricante de equipamentos industriais tcheco chamado MOPOS, substituiu e modernizou oito turnes para caixas Saladin

Retrofit com mais de 100 novos acionamentos.

Antes do advento da automação, transformar a cevada e limpar o piso das malteriaseram tarefas físicas exaustivas que levavam várias horas para serem concluídas. Há muito tempo que as malterias modernas mudaram para turnes mecânicos de grandes dimensões, que permitem volumes de produção de dezenas de milhares de toneladas por ano. Quando a malteria de Nymburk constatou a necessidade de modernizar essas máquinas em larga escala, eles contaram com a Moravsképotravinářskéstrojírny (MOPOS), um OEM tcheco para a indústria de alimentos especializada em máquinas para malterias e padarias. Oito turners, cada um com mais de 7 metros de largura e pesando mais de 7,5 toneladas, foram remodelados. Um total de 120 acionamentos foram substituídos por novos sistemas de última geração. Cada turner inclui um acionamento principal que move a máquina sobre trilhos que abrangem o comprimento da caixa Saladin - mais de 53 metros. Essas caixas têm cerca de 2 metros de profundidade. Além disso, existem 14 eixos helicoidais verticais individuais por turner. Esses eixosmovimentam os grãos em germinação uma ou duas vezes por dia, conforme necessário, para mantê-los frescos e arejados. Por fim, é usado um raspador montado na máquina para descarregar o malte verde.

Feito para uma longa vida útil!
Imagem 3: Após o pré-comissionamento bem-sucedido nafábrica da MOPOS, as máquinas foram instaladas em uma malteria de grandes dimensões,perto de Praga.

Preferência para os novos motores de superfície lisa

Nesse projeto, a NORD DRIVESYSTEMS foi o único fornecedor de soluções de acionamentos. A NORD forneceu 112 motoredutores para os agitadores helicoidais, bem como oito acionamentos principais com eletrônica para controle de velocidade. A subsidiária tcheca do fabricante de acionamentos, a NORD-Poháněcítechnika, s. R. O., trabalhou em estreita colaboração com seu cliente de longa data, a MOPOS, para configurar esses sistemas e atender essa aplicação. As condições ambientais nas malterias são rigorosas. A atmosfera está saturada com 100% de umidade. Além disso, o vapor de água que reage ao dióxido de carbono também leva à presença permanente de ácido carbônico fraco (H2CO3). Dadas essas difíceis condições operacionais, a MOPOS selecionou pela primeira vez motores de superfície lisa, que a NORD fabrica desde 2013. Ao contrário dos tipos de motores convencionais, as carcaças desses motores não possuem aletas de refrigeração, o que elimina os habituais pontos de acúmulo de sujeira e as superfícies propensas a atrair umidade resultante da condensação. As versões padrões para esses sistemas já são fornecidos com grau de proteção IP66. As caixas elétricas são preenchidas com resina sólida. Tanto os rotores como os estatores são tratados com um verniz especial resistente à umidade.

Feito para uma longa vida útil!
Imagem 4: Os acionamentos NORD com alta proteção contra penetração e lubrificantes de qualidade alimentar para as engrenagens, agitam os eixos helicoidais que suavemente arejam os grãos em germinação.

Gerenciamento térmico eficiente

Conforme mencionado acima, as carcaças lisas dos motores proporcionam resistência adicional contra influências prejudiciais. No entanto, esse projeto requer umacuidadosa gestão térmica, especialmente porque os acionamentos da máquina MOPOS funcionam em operação contínua. Os motores de superfície lisa dos agitadores helicoidais possuem um sensor de temperatura e um ventilador de resfriamento. Isso permite o uso de motores de menorporte sem risco de superaquecimento. O motor do acionamento principal não é ventilado e, portanto, é resfriado somente pela dissipação de calor da superfície. Esses motores são controlados por inversores de frequência funcionando a diferentes velocidades em várias fases do processo. Como todos os acionamentosvetoriaisCA fabricados pela NORD, as unidades SK 500E dos acionamentos principais usam o controle vetorial orientado por campo e a detecção de carga parcial. Devido às condições ambientais rigorosas, os inversores são instalados em painel de controle.

Feito para uma longa vida útil!
Imagem 5: Omotoredutor e o inversor de frequência instalado em painel e configurado pela NORD, devem mover um turner com mais de 7,5 toneladas.

Configuração de acionamentos robustos e de grau alimentar

Para os acionamentos principais, foram selecionados redutores de eixo paralelo da robustasérie BLOCK. Esses redutoresmulti-estágioapresentam uma relação de redução elevada para permitir a agitação lenta e delicada dos grãos. Os redutores de eixo paralelo dos agitadores são preenchidos com um óleo totalmente sintético certificado para a indústria de alimentos. Possuem eixos de saída em aço inoxidável. Eles garantem resistência à corrosão, bem como alta resistência contra produtos químicos dos agentes de limpeza utilizados na instalação. Todosos acionamentos foram fornecidos com um revestimento especial adaptado ao ambiente úmido característico das malterias.

Parceiro de acionamentos com ampla experiência na indústria

A MOPOS, um dos principais clientes da filial tcheca do grupo NORD DRIVESYSTEMS, vem usando soluções NORD há muitos anos em várias máquinas e fábricas. "Nós apreciamos trabalhar com a NORD e reconhecer suaparticipação nos avanços tecnológicos que conseguimos alcançar para nossas máquinas", diz Jan Kubáček, diretorgeral da MOPOS. "Estou particularmente feliz que o sucesso desse projetorecentemente concluídochamou a atenção da cervejaria PilsnerUrquellPlzeň."

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP