www.engenharia-brasil.com

MANUTENÇÃO PREDITIVA NA INDÚSTRIA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE IA, IOT E CMMS

De acordo com o módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, da PINTEC Semestral 2023, 84,9% (8.134) das 9.586 empresas industriais com 100 colaboradores ou mais utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada no Brasil, refletindo um avanço significativo na digitalização da indústria brasileira.

  www.fracttal.com
MANUTENÇÃO PREDITIVA NA INDÚSTRIA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE IA, IOT E CMMS
Por Lucas Peres Filipe, Coordenador de Projetos da Fracttal Brasil.

No entanto, a integração completa dessas tecnologias com sistemas de gestão de manutenção computadorizada (CMMS) ainda está em desenvolvimento. Um estudo divulgado pelo Sebrae com dados do Gartner Group mostrou que 76% das pequenas e médias empresas (PMEs) não usam nenhum sistema específico para gerir os seus negócios.

A manutenção preditiva, formato que utiliza tecnologia de coleta de informações e técnicas de análise de dados para prever problemas, é fundamental para a atividade industrial, pois reduz falhas e melhora a eficiência operacional. A adoção dessa integração de sistemas permite otimizar os processos de manutenção, mas exige cuidados com a infraestrutura e treinamento especializado para evitar obstáculos na incorporação.

Benefícios e desafios da manutenção preditiva
Fatores como barreiras culturais, custos de investimento inicial, infraestrutura e conectividade limitam a adoção plena dessas soluções nas empresas. Em comparação com países mais desenvolvidos, onde a integração entre Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial (IA) e CMMS está mais consolidada, o Brasil ainda enfrenta desafios para alcançar um nível semelhante de maturidade digital na manutenção de ativos, principalmente devido à baixa capacitação de profissionais para operar e interpretar dados gerados por tecnologias digitais.

A implementação isolada de IoT, IA ou CMMS pode trazer melhorias pontuais, mas não aproveita todo o potencial da manutenção preditiva, pois as informações geradas podem não ser acionáveis, ou seja, elas podem não ser consistentes e claras o suficiente para gerar novas informações, de maneira que a gestão tome as ações adequadas.

Para transformações expressivas, é necessária a integração de sistemas e tecnologias, principalmente em operações complexas. Soluções impulsionadas por IA que combinam software e hardware de maneira fluida habilitam intervenções precisas, redução de custos e aumento da confiabilidade operacional, tornando a manutenção preditiva realmente eficiente e escalável.

Essa incorporação melhora significativamente as métricas de manutenção, como o Mean Time to Repair (MTTR), o Overall Equipment Effectiveness (OEE), o Mean Time To Failure (MTTF) e o Mean Time Between Failures (MTBF), reduzindo o tempo de inatividade não planejada e a frequência de falhas e aumentando a produtividade e a vida útil dos ativos, além de manter registros adequados das atividades de manutenção e utilizar técnicas avançadas de monitoramento, aprimorando a previsibilidade dos investimentos em manutenção.

Além disso, os benefícios dessa integração se estendem à segurança dos colaboradores. Isto ocorre uma vez que os sensores IoT monitoram a condição dos equipamentos em tempo real, evitando interrupções e prevenindo acidentes, ao passo que o CMMS integrado fornece protocolos de segurança detalhados, garantindo que as intervenções sejam realizadas de maneira controlada e dentro dos padrões de segurança. Somado a isso, o sensoreamento dos ativos permite a coleta de dados com menos intervenções nos equipamentos, diminuindo exposições desnecessárias aos trabalhadores.

Para que isso seja possível, a integração de sistemas ocorre mediante o desenvolvimento de uma infraestrutura digital robusta para coleta e processamento de dados. Entretanto, é necessário um investimento inicial em sensores, conectividade, segurança cibernética e sistemas de análise, além da capacitação das equipes para interpretar e utilizar os dados gerados.

Aderência ESG com a integração de sistemas
Atualmente, há uma exigência da sociedade quanto aos aspectos ambientais, levando as organizações a aprimorarem sua governança. A integração de IoT, IA e CMMS nesse processo impacta diretamente as práticas de ESG, a partir da otimização de recursos, redução dos desperdícios e aumento da eficiência energética.

Com a previsão precisa de falhas e um aperfeiçoamento da manutenção dos equipamentos, as indústrias podem melhorar a produtividade e a gestão do ciclo de vida dos ativos. Dessa maneira, contribuem para o aumento da qualidade dos produtos, a redução das emissões de carbono e do desperdício de matéria-prima e cooperam para o alcance de metas de sustentabilidade.

Ainda, a integração dessas tecnologias nos processos de manutenção reduz o uso de papel e melhora a rastreabilidade das operações, garantindo conformidade com regulamentações ambientais, possibilitando o controle das documentações de todos os envolvidos em atividades e assegurando que os treinamentos dos colaboradores estejam sempre válidos e alinhados aos requisitos legais.

Futuro da manutenção preditiva
Para alcançar o patamar ideal, o Brasil deve priorizar investimentos em infraestrutura digital, garantindo conectividade confiável e acessível para suportar soluções de IoT e IA, estimular a adoção de soluções preditivas, por meio de incentivos fiscais e financiamento de inovações tecnológicas, capacitar mão de obra, implementar parcerias entre setor público e privado, fomentando Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e aprimorar a cibersegurança dos seus sistemas.

O futuro da manutenção industrial aponta para uma crescente digitalização e automação dos processos. A tendência é a ampliação do uso de sensores IoT, análise de dados via IA e a integração com sistemas de gestão inteligente. O cenário da implementação desses softwares é crescente, de acordo com pesquisa da Plant Engineering de 2021, que indica o uso de um CMMS em 52% das instalações industriais.

Ademais, essas aplicações são vistas como investimentos, considerando que 86,7% das empresas que utilizam CMMS observam um aumento na produtividade, como aponta o estudo “Impacts of Computerized Maintenance Management System and relevant supportive organizational factors on total productive maintenance”.

A manutenção preditiva se tornará um padrão, reduzindo custos operacionais e aumentando a confiabilidade dos ativos. Com isso, a implementação de soluções benéficas para os objetivos de ESG estará mais presente, garantindo eficiência energética e redução do impacto ambiental.

A implementação de soluções únicas que realizem essa integração de sistemas de maneira completa também em operações de maior complexidade será um diferencial. A adoção desses softwares, alinhada aos benefícios oferecidos pelas tecnologias, possibilita centralizar toda a gestão de ativos e monitorar em tempo real os processos. Dessa forma, a integração de IA, IoT e CMMS permite uma gestão da manutenção mais proativa, estratégica e conectada aos objetivos de cada negócio, beneficiando a sociedade como um todo.

www.fracttal.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP