INTEROPERABILIDADE, IA E MANUTENÇÃO 4.0 SERÃO DESTAQUE DURANTE EVENTO ORGANIZADO PELA FRACTTAL, WEG E HORIZONTYS EM CAMPINAS
Encontro reunirá especialistas e representantes da indústria para discutir aplicações práticas e desafios da transformação digital na gestão de ativos.
www.fracttal.com

A Fracttal realiza no dia 21 de maio, o evento “Gestão de Ativos e Manutenção 4.0”, em parceria com as empresas WEG e Horizontys. Voltado a profissionais das áreas de manutenção, engenharia, tecnologia e operações industriais, o encontro, que será realizado no Hotel Premium, em Campinas (SP), terá como foco a aplicação prática de soluções digitais para aumentar a eficiência e a previsibilidade na gestão de ativos.
A programação do evento inclui palestras, painéis, demonstrações práticas e mesas-redondas que abordarão temas como conectividade inteligente, indicadores de desempenho, digitalização da manutenção, interoperabilidade e fundamentos de liderança para gestores da área.
De acordo com o Co-founder e Head of Partnerships da Fracttal Brasil, Gabriel Pavão, a proposta do evento é promover o intercâmbio de experiências entre profissionais da indústria e apresentar estratégias para adoção da manutenção 4.0 de maneira estruturada e alinhada aos desafios operacionais das empresas. “A gestão de ativos como motores, muitas vezes negligenciada pelas empresas, tem impacto direto na produtividade e nos custos operacionais das companhias. Nesse sentido, nosso objetivo com o evento é evidenciar como o uso de dados e tecnologias interoperáveis pode transformar essa realidade, a partir de exemplos concretos de empresas que já estão consolidadas na digitalização de seus processos”, detalha.
Interoperabilidade entre soluções Fracttal e WEG
Entre os destaques da agenda está a demonstração prática da integração entre o Fracttal One, software de gestão de manutenção com Inteligência Artificial (IA), e o sensor inteligente WEG Motion Fleet Management (MFM), utilizado no monitoramento de motores industriais. A interoperabilidade entre as soluções permite a captação automática de dados como vibração e aceleração, gerando alertas preditivos e insights em tempo real.
Segundo Pavão, a integração entre as tecnologias da WEG e da Fracttal tem como objetivo ampliar a confiabilidade das informações e reduzir falhas operacionais na manutenção. “A solução da WEG realiza a captação de dados como vibração, aceleração e RMS e, com o apoio da inteligência artificial, gera insights para a predição de falhas. Um dos diferenciais está no alinhamento dos sensores ao motor, o que aumenta a precisão e a consistência das medições. Alarmes falsos ainda eram um desafio relevante nesse tipo de aplicação, e a interoperabilidade entre os sistemas foi desenvolvida justamente para mitigar esse risco e garantir uma tomada de decisão mais segura”, reforça o executivo.
A interlocução entre o software da Fracttal e a solução IoT da WEG contribui para a otimização do processo de manufatura ao permitir a predição de falhas, a redução de paradas não programadas e o acesso a dados estratégicos atualizados automaticamente. As informações geradas podem ser registradas e analisadas com o suporte do “Tony”, agente de IA presente no Fracttal One, que atua como facilitador na tomada de decisão.
Segundo o executivo, a interoperabilidade entre as soluções vai além do monitoramento por sensores. “A integração também envolve os sistemas de gestão já utilizados pelas empresas, como os ERPs, ampliando a comunicação entre plataformas e garantindo maior controle operacional. Essa convergência entre a expertise técnica da Fracttal e da WEG entrega valor direto ao cliente, especialmente na redução de custos e no aumento da eficiência”, finaliza Pavão.
Palestrantes
Representantes e executivos da Fracttal, WEG e Horizontys e de empresas como NSK Brasil, Engeteles e QuickEAM integram a programação do evento, que terá início às 8h e encerramento previsto para às 17h.
Confira a programação completa e inscreva-se para o “Gestão de Ativos e Manutenção 4.0” clicando aqui.
www.fracttal.com