www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

A Ethernet industrial e a tecnologia sem fio estão crescendo rapidamente Participação no mercado das redes industriais em 2017 de acordo com a HMS

O crescimento da Ethernet industrial e da tecnologia sem fio é acelerado pela necessidade crescente de conectividade de dispositivos industriais e pela Internet das Coisas Industrial. Essa é a principal conclusão do estudo anual da HMS Industrial Networks sobre o mercado das redes industriais. A Ethernet industrial representa atualmente 46% do mercado (38% no ano passado). As tecnologias sem fio também estão crescendo intensamente, contando atualmente com uma quota de mercado de 6% (4). Combinadas, a Ethernet industrial e a tecnologia sem fio representam atualmente 52% do mercado, enquanto as redes fieldbus estão nos 48%.

A Ethernet industrial e a tecnologia sem fio estão crescendo rapidamente   Participação no mercado das redes industriais em 2017 de acordo com a HMS
Fieldbus vs. Ethernet industrial e tecnologias sem fio

Estimativa da HMS para 2017 baseada no número de novos nós instalados em 2016 no âmbito da Automação de Fábricas. A estimativa se baseia em vários estudos de mercado e nas estatísticas de vendas da própria HMS

A HMS Industrial Networks apresenta agora sua análise anual do mercado de redes industriais, que se foca em novos nós instalados no âmbito da automação de fábricas a nível global. Na qualidade de fornecedor independente de produtos e serviços para comunicação industrial e para a Internet das Coisas, a HMS tem um conhecimento considerável do mercado de redes industriais. A seguir apresentamos algumas das tendências previstas pela HMS para 2017 no setor da comunicação industrial.

A Internet das Coisas Industrial está impulsionando o crescimento da Ethernet industrial

De acordo com a HMS, a Ethernet industrial está crescendo mais rapidamente do que em anos anteriores e apresenta uma taxa de crescimento de 22%. A Ethernet industrial representa atualmente 46% do mercado global, em comparação com 38% no ano passado. Os protocolos EtherNet/IP e PROFINET estão empatados em primeiro lugar, sendo que o PROFINET domina na Europa Central e o EtherNet/IP domina na América do Norte. Os seguintes a nível global são EtherCAT, Modbus-TCP e Ethernet POWERLINK.

"Constatamos decididamente uma transição acelerada para várias redes Ethernet industriais no que diz respeito a novos nós instalados", declara Anders Hansson, diretor de marketing na HMS. "A transição para a Ethernet industrial é motivada pela necessidade de elevado desempenho, integração entre instalações e sistemas de TI de fábricas, bem como pela Internet das Coisas Industrial de um modo geral."

A tecnologia sem fio está redefinindo o panorama das redes

As tecnologias sem fio apresentaram um crescimento rápido de 32%, representando atualmente 6% do total do mercado. Dentro das tecnologias sem fio, a WLAN é a mais popular, seguida do Bluetooth. "A tecnologia sem fio vem sendo cada vez mais usada por construtores de máquinas para desenvolver arquiteturas de automação inovadoras e novas soluções para conectividade e controle, incluindo soluções BOYD (Bring Your Own Device - Traga seu próprio dispositivo) através de tablets ou smartphones", declara Anders Hansson.


As redes fieldbus continuam crescendo mas esse crescimento está diminuindo


As redes fieldbus continuam sendo o tipo de rede mais amplamente usado, representando 48% do mercado. As redes fieldbus continuam crescendo pois muitos usuários procuram as tradicionais simplicidade e confiabilidade oferecida por essas redes mas a taxa de crescimento está diminuindo, representando atualmente cerca de 4% em comparação com 7% no ano passado. A rede fieldbus dominante é a PROFIBUS, com 14% do total do mercado mundial, seguida pelas Modbus-RTU e CC-Link, ambas com 6%.

Fatos regionais

Na Europa e no Oriente Médio, a PROFIBUS continua sendo a rede dominante, enquanto a PROFINET registra a taxa de crescimento mais rápido. Os seguintes são EtherCAT, Modbus-TCP e Ethernet POWERLINK.

O mercado dos EUA é dominado pelas redes CIP, onde a EtherNet/IP ultrapassou a DeviceNet em termos de participação no mercado.

Na Ásia, é bastante visível um mercado de redes fragmentado. Nenhuma rede se destaca como a verdadeira líder de mercado, mas as PROFIBUS, PROFINET, EtherNet/IP, Modbus e CC-Link são muito usadas. A EtherCAT continua se estabelecendo como rede significativa e a CC-Link IE Field também está ganhando terreno.

Cada vez estão se conectando mais dispositivos

"Os números apresentados representam nossa visão consolidada, levando em consideração análises de colegas desse setor industrial, nossas próprias estatísticas de vendas e a percepção geral do mercado", declara Anders Hansson. "É interessante constatar que a Ethernet industrial e a tecnologia sem combinadas representam atualmente mais de metade do mercado, com 52%, em comparação com as redes fieldbus, com 48%. O sucesso de uma série de redes Ethernet industriais e a adição de cada vez mais tecnologias sem fio confirma que o mercado de redes permanece fragmentado pois os usuários continuam procurando conectividade para uma variedade de redes fieldbus, Ethernet industriais e sem fio. Resumindo, os dispositivos industriais estão ficando cada vez mais conectados, impulsionados por tendências como a Internet das Coisas Industrial e a Indústria 4.0. Do nosso ponto de vista, estamos bem preparados para crescer paralelamente com essas tendências uma vez que um dos lemas da HMS é "Conectando dispositivos."

A Ethernet industrial e a tecnologia sem fio estão crescendo rapidamente 
Participação no mercado das redes industriais em 2017 de acordo com a HMS
Anders Hansson, diretor de marketing, HMS Industrial Networks

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP