www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Redes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogística

Acionamentos com nova concepção plug and play que facilita a instalação e operação.

Redes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogística
Imagem 1: Com conectores de fácil instalação e configurações flexíveis de chaves e interfaces, os novos e compactos sistemas de distribuição de campo da NORD tornam a instalação, operação e manutenção de sistemas de transporte mais fácil do que nunca.

A NORD DRIVESYSTEMS desenvolveu uma nova linha de acionamentos eletrônicos fáceis de usar e com baixa necessidade de manutenção para sistemas de intralogística. Esses novos modelos de inversores de frequência e partida de motores para instalações descentralizadas são especialmente fáceis de instalar e operar. Conectores plug-in codificados garantem um manuseio confortável ao longo de toda a vida útil do sistema, desde a instalação inicial, manutenção e eventuais substituições. Os dispositivos oferecem opções de personalização mecânica e de funcionalidades extremamente flexíveis que podem ser configuradas em função de requisitos individuais: portas de interface, chaves manuais e uma variedade de funções que incluem o controle de malha fechada e controle sequencial gerenciado por um CLP integrado.

Os acionamentos descentralizados devem executar comandos provenientes de sistemas de controle central de nível mais alto com absoluta confiabilidade. No entanto, em muitos casos, os operadores e técnicos de manutenção também podem necessitar opcionalmente um acesso direto aos acionamentos individuais e ao controle direto do eixo. Tal acesso permite a solução rápida de pequenos problemas como esteiras transportadoras obstruídas que, de outra forma, resultaria no desligamento de toda a linha, e por vezes, colocaria centenas de módulos de transporte fora de trabalho por um período de tempo considerável. Por esse motivo, a NORD DRIVESYSTEMS desenvolveu a nova linha eletrônica de acionamento NORDAC LINK para operação e manutenção particularmente convenientes e econômicas. As principais características das novas unidades são conectores plug-in codificados para todas as linhas de alimentação e comunicação, bem como para vários sensores, atuadores e encoders. Isso facilita muito a correta, rápida e segura conexão. LEDs incorporados nas unidades descentralizadas permitem diagnósticos de erros nas plantas de produção, e os operadores podem solucionar os problemas, utilizando as chaves de manutenção e controle local dos acionamentos. As unidades compactas foram projetadas para montagem em paredes ou em estruturas. Com um barramento para alimentação de rede, essas unidades podem ser conectadas em cadeia com cabeamentos curtos de um acionamento até o próximo, o que economiza tempo e despesas. Os sistemas de distribuição de campo são capazes de controlar motores assíncronos e síncronos. Possuem certificações para operação em qualquer parte do mundo. Os acionamentos permitem comunicação em Profibus, CANopen, DeviceNet e AS-i, bem como os protocolos industrais de Ethernet ProfiNet, Ethernet POWERLINK, EtherCAT e EtherNet/IP.

Redes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogística
Imagem 2: Conexão econômica em cadeia ao longo de linhas transportadoras: a tensão de rede é interligada.

Experiência em acionamentos de sistemas transportadores

As unidades descentralizadas para sistemas transportadores têm sido um foco de desenvolvimento de tecnologia de acionamento da NORD há muitos anos, resultando em um portfólio versátil de equipamentos eletrônicos que cobrem uma gama de funções consideravelmente maior do que os produtos da concorrência. Em 2009, a NORD apresentou pela primeira vez inversores de frequência integrados nos motores, com feedback por encoders, controle de posição, funções de elevação e Parada Segura. Em 2015 foram adicionados CLPs em unidades descentralizadas de acionamentos dos motores. Agora, após anos de experiência em vários setores e uma estreita cooperação com os clientes resultaram na nova linha sistemas de distribuição de campo. Estas unidades inteligentes com uma interface de usuário comprovadamente fácil de usar podem ser configuradas de maneira flexível para uma ampla gama de tarefas de transporte. Um CLP integrado e funções de controlador PI permitem ainda o uso de sistemas modulares autônomos. Esta opção está disponível para o uso em inversores de frequência e partida de motores na faixa de 0,55 a 3 kW. Ainda em 2017, este opcional será adicionado em inversores para motores com potência nominal de até 7,5 kW.

Unidades confiáveis com alta capacidade de sobrecarga

Os soft starters NORDAC LINK controlam partidas e paradas suaves, bem como a operação de inversão de sentido em aplicações de velocidade fixa. Assim como os sistemas de distribuição de campo do tipo inversor, esses chaveadores eletrônicos que não sofrem desgaste integram diversas funções de monitoramento e proteção – economizando assim o custo para componentes típicos de painel de comando, como disjuntores para motores e contatores para inversão. Em aplicações de acionamentos mais exigentes, os inversores de frequência asseguram o controle de velocidade eficiente e preciso e atuação do freio sem desgaste. Empregando controle vetorial orientado para campo, eles fornecem as velocidades requeridas de forma confiável mesmo sob grandes variações de cargas e fornecem torque total mesmo com parada (0 rpm). Essas unidades vetoriais CA possuem uma capacidade de sobrecarga de 150% durante um minuto e até 200% durante curtos períodos. Um monitor de carga integrado evita danos no equipamento em caso de aplicações bloqueadas. Os inversores também suportam conexão direta de encoders incrementais e absolutos. Múltiplos acionamentos em operações mestre/escravo podem sincronizar a velocidade ou as posições. Características opcionais adicionais incluem a função de segurança STO (Torque de Segurança Off) e SS1 (Parada Segura 1) e funções de segurança de acordo com a norma EN 61800-5-2.

Redes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogística
Imagem 3: A NORD configura sistemas de acionamento completos, combinando redes de distribuição de campo com motoredutores altamente eficientes também fabricados em suas próprias instalações.

Redes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogísticaRedes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogísticaRedes de distribuição de campo - novos acionamentos para intralogística
Imagens 4, 5 e 6: A linha NORDAC LINK inclui soft starters e função de reversão (esquerda) e inversores de frequência em dois tamanhos para motores com potências entre 0,55 a 7,5 kW (centro + direita)

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP