Fundição da Emerson recebe prêmio Better Project Award de 2025 do Departamento de Energia dos EUA
A planta da líder de automação em South Milwaukee é reconhecida por reduzir o uso de gás natural em 20% com um sistema inovador de gestão de edifícios.
www.emerson.com

Na foto da esquerda para a direita: Zion Taylor, analista de energia sustentável da Emerson; Mike Barkan, analista de energia sustentável da Emerson; Paulomi Nandy, gerente técnico de contas do projeto Better Buildings do Departamento de Energia.
A Emerson foi reconhecida com o prêmio Better Project Award de 2025 do Departamento de Energia dos EUA (DOE) na cúpula Better Plants Summit, no dia 1º de maio, em Washington, D.C. O prêmio destaca o sucesso da Emerson em alcançar economia de aquecimento e energia significativa com um novo sistema de gestão de edifícios (BMS) em sua fundição em South Milwaukee.
A fundição, que produz conexões elétricas, invólucros e outros produtos fundidos para infraestrutura elétrica sob a marca Appleton Group, tem sido historicamente uma das operações com maior consumo de energia dentro do portfólio da Emerson. Ao implementar um novo BMS para otimizar o aquecimento de conforto no local, a Emerson foi capaz de reduzir o consumo de gás natural em 20%, quase 13.000 MMBtu, e mitigar 9% da pegada total de emissões da fundição.
“Em nossa fundição, construímos um legado de inovação e melhoria contínua para fornecer as melhores soluções da categoria a nossos clientes em todos os setores”, disse John Schuster, gerente de planta da fundição que faz parte do negócio de automação discreta da Emerson. “Essa mesma dedicação impulsiona os esforços para minimizar nosso impacto ambiental. Receber esse reconhecimento do Departamento de Energia dos EUA consolida nosso progresso na criação de um futuro mais eficiente do ponto de vista energético.”
A fundição da Emerson estava entre outras 16 plantas indicadas a receber o prêmio Better Project Award em reconhecimento de realizações notáveis em eficiência energética. O Better Plants Program do DOE coopera com os principais fabricantes e operadores de edifícios comerciais dos EUA para estabelecer metas ambiciosas nas áreas de energia, água, resíduos e redução de emissões. Ao fazer parcerias com indústrias, o programa visa ajudar os principais fabricantes a melhorar a eficiência, aumentar a resiliência e fortalecer a competitividade econômica.
O novo BMS agora permite controle e monitoramento precisos de sistemas de resfriamento e aquecimento de conforto. Ao otimizar esses equipamentos, a instalação reduziu substancialmente o uso de gás e eletricidade eliminando longos períodos de superaquecimento que eram acentuados pelo calor radiante das operações de fundição e reduzindo os setpoints de temperatura fora do horário operacional.
Este projeto foi apoiado pelo Focus on Energy®, programa estadual de serviços gerais de Wisconsin para eficiência energética, que proporcionou supervisão técnica da elaboração do escopo do projeto e do projeto do sistema. O Focus on Energy também ajudou a fundição a aproveitar uma concessão de projeto de serviços públicos personalizados que impulsionou muito a economia do projeto, economizando dinheiro dos contribuintes ao mitigar o custo da construção futura de infraestrutura.
O BMS ajudou a Emerson a realizar uma economia de US$ 127.000 ano a ano em custos com gás natural a um custo líquido do projeto de US$ 118.000, resultando em um período efetivo de retorno de menos de um ano. A solução também reduziu o consumo total de energia do site em 10%, de 130.000 de unidades térmicas britânicas em milhões (MMBtu) para 117.000 MMBtu.
“Ao otimizar o consumo energético para aquecimento em nosso site em South Milwaukee, reduzimos enormemente o custo da energia, fornecendo uma vantagem competitiva para a produção americana de fundições de ferro, ao mesmo tempo em que conduzimos uma redução significativa na pegada de emissões do escopo 1 da Emerson, que são difíceis de mitigar”, disse Schuster. “Agora, somos capazes de atender nossos clientes de forma mais eficiente e eficaz com soluções confiáveis da Appleton que tornam as instalações elétricas mais seguras, produtivas e confiáveis.”
A marca Appleton inclui uma ampla gama de soluções elétricas resistentes para clientes que trabalham em ambientes industriais e áreas classificadas no mundo todo. O portfólio da Appleton inclui soluções para construção elétrica, iluminação, energia industrial, controles de energia e conectividade, rastreamento de calor industrial, cabos de aquecimento e muito mais.
A fundição de South Milwaukee, que faz os produtos Appleton, foi anteriormente reconhecida por excelência. Em 2019, a instalação ganhou o prêmio Plant Engineering Award 2019 da American Foundry Society graças à inovação e ao compromisso com a melhoria contínua.
Para obter mais informações sobre as soluções elétricas Appleton da Emerson, visite: www.appleton.emerson.com/en-us