www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Gerenciamento de dados na nuvem

A NORD DRIVESYSTEMS agora oferece soluções para tornar os dados dos acionamentos disponíveis em tempo real em um ambiente de nuvem.

Gerenciamento de dados na nuvem

Imagem: a NORD desenvolveu uma solução na nuvem para análise e monitoramento remotos de acionamentos (na imagem: centro de testes de aplicação em Bargteheide, na Alemanha)

Todos os eixos de acionamento podem ser monitorados a partir de qualquer parte do mundo através de uma conexão Internet. O conceito foi inicialmente implantado no centro de testes de aplicações na sede da NORD na Alemanha, onde foi completamente testado e provado a confiabilidade em uma rede de acionamento utilizando interfaces e componentes padrões. Os acionamentos vetoriais AC e os soft starters controlados via Profinet simultaneamente transmitem dados de status em tempo real em pacotes UDP, na mesma linha de barramento, sem afetar a comunicação de controle regular.

Os acionamentos habilitados para a nuvem enviam dados sobre seu consumo de energia, velocidade e tensão, além da indicação de seu status. Direcionadas para um PLC Siemens, todas essas informações são transmitidas para um gateway IoT e para a nuvem. Os dados de status podem ser analisados para fins de geração de um perfil de consumo de energia, gerenciamento de ativos e manutenção remota. Naturalmente, qualquer sobrecarga e estado de erro podem ser visualizados. Os  drives também podem transmitir dados de aplicação adicionais para a nuvem a qualquer momento - por exemplo, dados de sensores e atuadores conectados. Além disso, outros parâmetros podem ser gerados a partir de dados de status disponíveis, como as temperaturas atuais do óleo. A NORD validou essas funções com sucesso nos testes iniciais. Estes dados permitem conclusões sobre o envelhecimento do lubrificante que podem ser usados para gerenciamento da manutenção preditiva. A NORD continua trabalhando e aprimorando os conceitos da IoT e da fábrica inteligente. As novas soluções NORD que já estão disponíveis há algum tempo incluem implementações de monitoramento de condições econômicas baseadas em sensores virtuais.

A NORD apresenta essas aplicações e inovações de produtos no Salão 15, Stand H31, na Feira de Hannover Messe de 2017.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP