www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Acionamentos de guindastes para todos os desafios

Acionamentos vetoriais CA permitem acesso para manutenção em edifícios altos

Acionamentos de guindastes para todos os desafios
Imagem 1: O edifício Leadenhall, localizado na cidade de Londres - sua fachada com uma inclinação de 10 graus constitui um desafio particular para limpeza e manutenção

Monumentos altos como o número 122 da Leadenhall Street, em Londres, possuem seu próprio sistema personalizado de acesso para manutenção. Materiais e pessoal de limpeza de janelas são transportados por meio de guindastes instalados no telhado. Acionamentos potentes e seguros são uma parte essencial desta solução confiável.

À medida que o projeto de edifícios altos se torna cada vez mais inovadores arquitetonicamente, os fornecedores de soluções para acesso à manutenção são desafiados a manter o mesmo ritmo, com novas soluções necessárias para cada desenvolvimento. Em um de seus projetos mais recentes, a Integral Cradles Ltd projetou e instalou duas Unidades de Manutenção de Edifícios ou BMUs para o ângular edifício Leadenhall de 52 andares na cidade de Londres. Também conhecido como "The Cheesegrater", o arranha-céu de 225 metros de altura apresenta um distinto formato inclinado com uma das fachadas em ângulo de 10 graus. As BMUs personalizadas consistem em gruas transversais, cestos e um equipamento de suporte permanentemente montado no telhado. Importante, um braço telescópico proporciona um alcance de mais de 20 metros, permitindo o acesso a todas as partes do exterior do edifício. A máquina levanta os painéis de vidro com um peso combinado de até 1.000 kg. Ela também ajuda na desmontagem das gruas de torre elevando peças de até 2.000 kg. Com segurança e confiabilidade claramente consideradas na concepção do projeto, a instalação inclui vários motoredutores helicoidais cônicos e inversores da série NORDAC PRO fornecidos pela NORD DRIVESYSTEMS para posicionar precisamente os cestos ao longo e ao redor de toda a torre.

Acionamentos de guindastes para todos os desafios
Imagem 2: Um motoredutor NORD SK 9072.1 aciona o braço telescópico do BMU do Edifício Leadenhall.

O desenvolvimento de projetos globais exige fornecedores globais

Desde o início do projeto, a Integral Cradles trabalhou com os arquitetos e a construtora, desenvolvendo as BMUs usando uma abordagem de "construção virtual" denominada Building Information Modeling (Modelagem da informação da construção - BIM). Isso permitiu que todas as partes visualizassem a solução de acesso simultaneamente à medida que os trabalhos de construção progrediam, levando em conta mudanças de projeto minuciosas que poderiam influenciar o sistema de acesso à fachada e o regime de manutenção. A Integral Cradles desenvolveu o projeto Leadenhall Building BMU em colaboração com seu parceiro espanhol Gôndolas in Design, S.L. (GinD), que fabricou e forneceu os componentes principais para o projeto. Cliente da NORD DRIVESYSTEMS há muito tempo, a GinD, com sede em Madrid, forneceu BMUs para várias instalações de prestígio em todo o mundo que também usam acionamentos NORD. A qualidade, o serviço e suporte global são requisitos essenciais do processo de desenvolvimento de projetos da Integral Cradles e da GinD.

Portanto, era crucial que todas as especificações críticas pudessem ser estudadas e que cada eixo de transmissão fosse dimensionado de modo otimizado pelos os engenheiros da NORD na Alemanha, com suporte de vendas local da NORD Gear Ltd – sua subsidiária no Reino Unido e uma das 36 filiais que operam nos principais países industrializados do mundo.

Funções de elevação incorporadas

Cada BMU é composta por 4 eixos comandados por inversores: um eixo transversal move o guindaste contrabalanceado em um sistema de trilhos sobre cada metade do comprimento do telhado; um eixo giratório que gira o guindaste; um eixo telescópico que estende o braço; e um acionamento do guindaste que move o cabo para elevar o cesto sobre a fachada do edifício. O eixo de elevação do braço que determina o ângulo é acionado por um atuador hidráulico. A aplicação exige uma aceleração e desaceleração suaves. Essas funções são controladas por inversores de frequência da série NORDAC PRO que estão instalados no painel elétrico. O software NORD CON de fácil utilização permite uma parametrização rápida e segura do inversor. Além das rampas de aceleração e desaceleração para manter as partidas e paradas suaves, uma lista abrangente de parâmetros relevantes para as aplicações inclui um range de velocidades de operação, controle de frenagem e condições relevantes para a segurança. Por meio da ParameterBox opcional NORD, o cliente pode simplesmente ajustar certos parâmetros no local ou copiar um conjunto de parâmetros inteiro para outro inversor. Com controle vetorial preciso e alta capacidade de sobrecarga, o sistema eletrônico de acionamento possibilita a operação segura de motoredutores nesta aplicação com altas exigências de torque. Uma vez que todos os inversores NORDAC PRO incluem um complemento de E/S, o CLP do cliente controla a sincronização de todos os eixos. Os inversores são montados em um painel de controle à prova de intempéries próximo ao BMU. A série NORDAC PRO oferece uma ampla variedade de níveis de configuração. Os inversores têm capacidade para manipular funções de controle sofisticadas com base na funcionalidade do CLP padrão integrado, controle de posicionamento POSICON, parada segura (STO), feedback do encoder, comunicações fieldbus e muito mais.

Acionamentos de guindastes para todos os desafios
Imagem 3: Os inversores de frequência da série NORDAC PRO da NORD DRIVESYSTEMS incluem sofisticadas funções de posicionamento e um CLP integrado.

Todos os componentes do acionamento são fabricados internamente

Os motoredutores que movem os eixos da BMU também foram fabricados e montados na NORD. Os motores IE3 eficientes em termos energéticos encontram–se no range de potência de até 5,5 kW, alguns com freios de segurança e haste de liberação manual. Todos os motores montados verticalmente possuem uma proteção contra a chuva instalada acima da tampa do ventilador para impedir a entrada de detritos e água na parte traseira do motor, onde estão localizados o freio e o ventilador. Todos os eixos motorizados beneficiam-se de redutores cônicos NORD UNICASE de alta eficiência, cujas carcaças rígidas usinadas em ferro fundido de uma só peça apresentam resistência à deflexão nas mais exigentes condições de cargas pesadas. Com todos os rolamentos e bases de juntas contidos em uma única carcaça, divisões ou parafusos que podem enfraquecer o redutor ou permitir o vazamento de óleo são eliminados. O uso de diâmetros de rolamentos e engrenagens maiores resulta em maior capacidade de torque, vidas úteis mais longas e maior confiabilidade em relação aos acionamentos da concorrência.

Acionamentos de guindastes para todos os desafios
Imagem 4: As duas BMUs do edifício Leadenhall com acionamentos da NORD DRIVESYSTEMS em ação a 225 metros acima do nível da rua

As perspectivas são favoráveis

A NORD DRIVESYSTEMS realizou, desde o comissionamento, treinamentos em inversores e manutenção no local - a 225 metros de altura, com uma vista fantástica sobre a cidade de Londres. Olhando para o futuro, os fornecedores de soluções de logística e o fabricante de acionamento esperam repetir as oportunidades de negócios. "The Cheesegrater" é apenas um edifício em uma longa lista de instalações extremamente impressionantes realizadas pela Integral Cradles e pela GinD trabalhando em parceria com a NORD. Os fãs de arquitetura já estão ansiosos pela conclusão do "The Scalpel" no número 52 da Lime Street em Londres, atualmente em construção e que será equipado com duas complexas BMUs projetadas pela Integral Cradles.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP