www.engenharia-brasil.com
FPT News

FPT INDUSTRIAL ADERE A PROJETO DE PESQUISA EUROPEU PARA DESENVOLVIMENTO DA PRÓXIMA GERAÇÃO DE BATERIAS

A FPT Industrial está participando do projeto de pesquisa europeu sobre baterias SeNSE, lançado oficialmente no mês passado. Junto com outras cinco empresas industriais e cinco institutos de pesquisa, a marca irá trabalhar no desenvolvimento de soluções para a próxima geração de baterias de íons de lítio durante os próximos quatro anos.

FPT INDUSTRIAL ADERE A PROJETO DE PESQUISA EUROPEU PARA DESENVOLVIMENTO DA PRÓXIMA GERAÇÃO DE BATERIAS

Em comparação com a tecnologia de íons de lítio atual, essas futuras baterias, chamadas "geração 3b", terão uma densidade energética superior, química de células melhorada, um sistema de gerenciamento da bateria aprimorado, um ciclo de vida prolongado, capacidade de carregamento mais rápido e gerenciamento da temperatura otimizado. O objetivo é produzi-las em gigafábricas europeias e um dos parceiros está planejando construir a primeira gigafábrica na região nos próximos anos.

A pesquisa do SeNSE também prevê a sustentabilidade de células da geração 3b, com o cátodo, o eletrodo com carga positiva em dispositivos elétricos, sendo produzido sem recurso a solventes inflamáveis e tóxicos, o que irá simplificar sua produção e reduzir o seu custo. Adicionalmente, o projeto considera um ciclo de vida renovado para baterias desativadas de veículos como unidades de armazenamento estacionárias e, por fim, a reciclagem das baterias.

Esse projeto reflete o foco cada vez maior da FPT Industrial na propulsão alternativa, o que levou a marca a atuar em diversas frentes tecnológicas. Seus esforços incluem esse e outros projetos colaborativos com a União Europeia.

O projeto SeNSE faz parte da Aliança Europeia para as Baterias, uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia em 2017 para criar uma cadeia de valor competitiva na fabricação na Europa com células de baterias sustentáveis, e é apoiada pelo programa de financiamento de pesquisa da UE Horizonte 2020.


FPT INDUSTRIAL ADERE A PROJETO DE PESQUISA EUROPEU PARA DESENVOLVIMENTO DA PRÓXIMA GERAÇÃO DE BATERIAS

www.fptindustrial.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP