www.engenharia-brasil.com
TECHNIFOR

Augmented Traceability™ ou Rastreabilidade Amplificada : o primeiro sistema de rastreabilidade realmente seguro mundialamente

A Technifor do Grupo Gravotech e a ORIDAO estão lançando a primeira solução de rastreabilidade universal e segura. Esta solução inovadora corresponde à fusão da marcação de peças e o sistema de RFID seguro, permitindo o rastreamento sem dificuldades de peças ao longo do seu tempo de vida útil. Esta tecnologia de ponta é adequada para os processos mais sensíveis de controle e manutenção nos segmentos: aeronáutico, defesa, energia e exploração petrolífera.

Augmented Traceability™ ou Rastreabilidade Amplificada : o primeiro sistema de  rastreabilidade realmente seguro mundialamente
                                       
Chip que inclui características de segurança
 
O Grupo Gravotech, líder mundial na área da marcação permanente, e a ORIDAO, especialista na área da RFID seguro, desenvolveram uma solução combinada utilizando a alta qualidade de marcação de peças e a autenticação por RFID. O objetivo é garantir uma rastreabilidade dinâmica e segura: Augmented Traceability™. Com respeito a parte física, é possível tanto a marcação direta de peças como a marcação na placa de identificação. O chip de RFID pode ser incorporado na placa ou ser aplicado diretamente na peça a rastrear. "Esta tecnologia permite aos trabalhadores dos setores aeroespacial, de energia e da exploração petrolífera identificar e localizar peças com completa segurança ao longo do tempo de vida útil",  explica Franck Rivet, Vice Presidente do Grupo Gravotech.
 
Solução incomparável
Em primeiro lugar, um design exclusivo baseado em um sistema de RFID seguro antifraude e rastreabilidade do ciclo de vida útil; os dados da Rastreabilidade Amplificada ´´ Augmented Traceability™`` são armazenados em uma Chip de identificação. Informações como: data de fabricação, cadeia de fornecimento e manutenção enquanto em serviço e em operação, são digitalmente assinadas e armazenas por um chip,  imune de qualquer tipo de adulteração ou modificação. Essas características representam  grande contraste com outros sistemas de rastreabilidade disponíveis no mercado, que, segundo Nicolas Reffé, CEO da ORIDAO, "podem ser facilmente adulterados, não oferecem prova de integridade em relação a dados críticos de operação como manutenção apropriada e condições da peça,  além de perderem as suas características de segurança pela simples desconexão da rede de gerenciamento. 
 
"O sistema patenteado de RFID desenvolvido pela ORIDAO apresenta um protocolo público criptografado que foi aprovado por entidades acadêmicas e institucionais independentes. Os Chips não podem ser clonados  e totalmente compatíveis com o padrão EPC UHF Gen2  amplamente utilizado na rastreabilidade industrial, tornando a solução fornecida completamente compatível com as infraestruturas EPC UHF Gen2 existentes. Opcionalmente, a autenticação sobre o tempo de vida útil da peça pode ser executada online por qualquer usuário através de um serviço web com autorização de segurança.
 
Em segundo lugar, este design exclusivo combina duas tecnologias complementares: marcação de peças e RFID. O Chip de RFID contém os dados referentes à marcação e este ainda oferece  um serviço de rastreabilidade dinâmica amplificada `` Augmented Traceability™ ``. Se a marcação for uma regra,  o RFID é essencial para os processos críticos: o RFID permite uma coleta segura e automática de dados, bem como o fácil controle em todas as etapas. A RFID simplifica o rastreamento e a gestão de ativos e equipamentos, seja online ou offline. Devido a esta otimização, a melhoria continua em processos de manutenção podem ser implementados,  os períodos de inatividade são reduzidos e garantem um rápido retorno do investimento.
 
Os benefícios desta solução combinada são a redundância, coerência de informação e custos reduzidos de implementação. O chip de RFID garante total compatibilidade com o padrão RFID EPC UHF Gen 2. O Grupo Gravotech e a Oridao possuem as competências e profundo conhecimento para efetuar a  integração das suas soluções Augmented Traceability™ nos processos de seus clientes, incluindo a concepção e desenvolvimento, fabricação e fornecimento de circuitos integrados de RFID, placas rigidas, leitores de RFID, estações de marcação e consumíveis para marcação, bem como consultoria e integração de sistemas.
 
Por fim, esta solução de implementação rápida e de fácil utilização usufrui da assistência do Grupo Gravotech, especialista em marcação, identificação e segurança. "Os fornecedores de soluções de RFID são em sua maioria empresas locais. O Grupo Gravotech tem a capacidade de prestar assistência direta a projetos internacionais de grandes dimensões, estando ainda apto para gerir importantes programas de integração a nível mundial graças a uma rede exclusiva de subsidiárias." afirma Franck Rivet, Vice Presidente do Grupo Gravotech. Próximo dos seus clientes, o grupo possui 3 centros de engenharia: Ásia, Europa e Estados Unidos e times experientes em mais de 30 países nos 5 continentes.
                                     
Augmented Traceability™ ou Rastreabilidade Amplificada : o primeiro sistema de  rastreabilidade realmente seguro mundialamente
Solução portátil para a identificação de peças
Augmented Traceability™ ou Rastreabilidade Amplificada : o primeiro sistema de  rastreabilidade realmente seguro mundialamente

Exemplo de uma Chip que combina a marcação de peças de alta qualidade e a autenticação por RFID.

A Technifor é uma marca registada da GravoTech Marking, uma empresa pertencente ao Grupo Gravotech.

 www.gravotech.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP