www.engenharia-brasil.com
BRADY

Alimentador de etiquetas flexível para linhas SMT oferece rastreabilidade acessível a qualquer negócio

A Brady, especialista mundial em identificação, e a AMS Software & Elektronik, com sede na Alemanha, assinaram um acordo de parceria com vista a oferecer alimentadores de etiquetas automáticos, de alta tecnologia e de rastreabilidade económicos aos fabricantes de produtos eletrónicos por toda a Europa, Médio Oriente e África. «A combinação da série de alimentadores flexíveis AMS ALF14 com as etiquetas de rastreabilidade avançadas da Brady oferece aos utilizadores uma solução de automatização de etiquetagem altamente eficiente para as linhas SMT no fabrico de PCB», diz David Walmsley, gerente de desenvolvimento de negócios da Brady na EMEA.

Alimentador de etiquetas flexível para linhas SMT oferece rastreabilidade acessível a qualquer negócio
Rastreabilidade
«A necessidade de rastreabilidade nunca foi tão grande», continua Walmsley. «Longe vão os dias em que apenas as grandes empresas impulsionavam e utilizavam esta função. Atualmente, as exigências de rastreabilidade são introduzidas pelas indústrias e impulsionadas na cadeia de fornecimento, ou seja, apenas as empresas relativamente pequenas são obrigadas a cumpri-las. Acreditamos que alimentadores de etiquetas acessíveis e de qualidade farão parte da solução que implementará a rastreabilidade com melhor custo-benefício em toda a cadeia de fornecimento.»

Vários tamanhos
A série do alimentador de etiquetas AMS ALF14 possui uma estrutura de custo muito competitiva e um design resistente que pode facilmente ser ajustado para tamanhos de etiquetas comuns e larguras de fita que variam entre os 5 x 5 mm e os 53 x 53 mm. «As séries ALF14-25, ALF14-40 e ALF14-55 reduzem os custos e aumentam a qualidade, já que os rebordos das etiquetas não necessitam de ser cortados à medida e os alimentadores não estão limitados a um tamanho de etiqueta», diz Ivan Bajic, diretor geral da AMS Software & Elektronik GmbH. «Tendo em vista o apoio das necessidades de várias indústrias, a série ALF14 oferece materiais para etiquetas até vários tamanhos e é a primeira escolha para o fabrico de produtos eletrónicos, bem como para equipamentos de uso específico». Além disso, todos os modelos ALF14 são alimentadores de etiquetas modulares, pelo que não é necessário substituir todo o alimentador se ou quando as suas máquinas pick and place são substituídas. Apenas o adaptador da máquina do alimentador requer alteração, e tal implica um máximo de 20% do custo de um novo alimentador.

Fácil utilização
Todos os três alimentadores da série ALF14 são fornecidos com adaptadores para sistemas pick and place SMT comuns, fazendo desta uma ferramenta extremamente flexível e com um curto espaço de tempo de configuração. Para poder utilizá-lo noutra máquina, basta fixar o adaptador correspondente ao alimentador e o seu sistema de rastreabilidade é recuperado.

O sistema de orientação de etiquetas totalmente automatizado assegura o posicionamento reproduzível da etiqueta em sistemas pick and place. A deteção e distribuição simples e rápida acompanham as exigências do equipamento de carregamento moderno, enquanto o seu compacto design minimiza o espaço ocupado no suporte do alimentador.

«A troca fácil de consumíveis, mesmo com tamanhos de etiquetas diferentes, é um pedido desafiante no âmbito da indústria, no qual a AMS se focou durante a conceção do produto. Cada alimentador de etiquetas ALF14 consegue distribuir uma variedade de etiquetas, o que permite um manuseamento rápido e fácil em operações diárias», diz Bajic.

Etiquetas de rastreabilidade de PCB especializadas
As etiquetas UltraTemp™ Series da Brady podem ser fornecidas em branco ou pré-impressas com as suas especificações e prontas para distribuir pelos alimentadores de etiquetas ALF14. As etiquetas UltraTemp permanecerão intactas e legíveis durante todo o processo de produção de placas de circuito impressas e conseguem resistir a uma vasta gama de químicos, temperaturas e alta pressão, mantendo a integridade material e da impressão, no sentido de permitir a rastreabilidade completa em toda a cadeia de abastecimento. Além disso, estas etiquetas são especificamente concebidas para responder às necessidades da automatização moderna. «A Brady passou muitos anos a desenvolver materiais fáceis de distribuir», diz David Walmsley. «Apesar de ser apenas uma etiqueta, se não for corretamente distribuída, a linha de produção é interrompida e a rastreabilidade pode ser perdida. A Brady resolveu problemas comuns quando criou a aplicação automática de etiquetas e desenvolveu materiais para ultrapassar estes problemas.»

Mais flexibilidade
As etiquetas UltraTemp da Brady podem até ser impressas no local utilizando uma impressora Brady associada aos alimentadores de etiquetas AMS ALF14. Se necessitar de impressões diferentes, a adição de uma impressora de etiquetas da Brady à solução de rastreabilidade automática permite-lhe imprimir qualquer código de barras, código QR ou número de série com tinta altamente resistente em etiquetas brancas de rastreabilidade para uma máxima flexibilidade que vai ao encontro das exigências de uma linha SMT moderna.

Para mais informações ou para uma versão de demostração do ALF14, envie um e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Alimentador de etiquetas flexível para linhas SMT oferece rastreabilidade acessível a qualquer negócio
Alimentador de etiquetas flexível para linhas SMT oferece rastreabilidade acessível a qualquer negócio

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP