www.engenharia-brasil.com
HENGSTLER

ACURO® AX73 completa a linha de codificadores rotativos absolutos com classificação ATEX da Hengstler

O novo ACURO® AX73 da Hengstler é um codificador óptico líder em sua classe que oferece características como facilidade de instalação, elevada precisão e dimensões compactas. Além disso, a introdução do AX73 completa a abrangente família de codificadores rotativos absolutos com classificação ATEX da empresa, disponíveis em variantes ópticas e magnéticas. Os projetistas de equipamentos dispõem agora de uma oferta sem precedentes de componentes para ambientes perigosos.

ACURO® AX73 completa a linha de codificadores rotativos absolutos com classificação ATEX da Hengstler
Image1.jpeg: o novo ACURO® AX73 da Hengstler é ideal para aplicações com classificação ATEX que exijam precisão ou uma regulação suave da velocidade

No desenvolvimento de equipamento para uso em ambientes perigosos, a seleção do codificador correto é essencial. Nesse caso, a primeira consideração será a proteção contra explosões, motivo pelo qual o ACURO-AX73 da Hengstler possui certificação ATEX e IECEx para requisitos de proteção contra explosões de gás e poeira. Contudo, esse avançado codificador óptico oferece muitas mais funcionalidades com benefícios específicos para aplicações como guinchos, gruas, perfuratrizes e outros equipamentos da indústria de petróleo e gás, bem como para fábricas de tintas, instalações petroquímicas, fábricas de envasamento e moagem de cereais, por exemplo.

Entre as principais vantagens está o conceito de conexão do AX73, que permite rotear cabos e realizar a instalação final do codificador em passos separados. Isso permite economias significativas de custos e tempo durante a instalação pois o cabeamento pode ser realizado antecipadamente. Graças à capacidade de simplesmente desligar um cabo e conectá-lo a um codificador de substituição, as manutenções de emergência também podem ser realizadas mais rapidamente. Uma vez que muitas plataformas de petróleo e gás usam cabos pesados e complexos com 40 m de comprimento ou mais, o design do AX73 representa uma opção atrativa para clientes que procuram reduzir seu custo total de propriedade (TCO).

Outra inovação que facilita a manutenção é o uso de somente dois parafusos na cobertura de conexão. Muitos codificadores equivalentes usam seis ou mesmo oito parafusos e a proteção contra corrosão insuficiente torna essas unidades muito difíceis de instalar. Ao invés disso, o AX73 possui parafusos especiais patenteados para proteção contra poeira, água e corrosão.

A precisão inerente é uma outra característica benéfica do ACURO® AX73. O sistema de escaneamento óptico fornece um sinal de sensor altamente preciso com uma resolução de 22 bits para aplicações que necessitem de precisão ou regulação suave da velocidade. No entanto, apesar de sua precisão, o codificador apresenta um design robusto, com uma impressionante resistência a impactos, vibração e campos magnéticos externos. Adicionalmente, a unidade está classificada com a classe de proteção IP67 no que diz respeito à caixa em aço inoxidável e oferece um intervalo de temperatura de -40 a +70 °C em relação a ambientes explosivos.

Embora o AX73 seja considerado o "irmão mais velho" do AX65 apresentado pela Hengstler no ano passado, com uma caixa com 76 mm de diâmetro, continua sendo menor do que produtos equivalentes da concorrência. Isso se revelará extremamente importante para projetistas de sistemas que procurem soluções que permitam economizar espaço. O AX73 está disponível para compra e pode ser encomendado com interfaces SSI, BiSS-B, BiSS-C e Profibus.

A introdução do AX73 completa agora a linha de codificadores de eixo absolutos à prova de explosões ACURO® da Hengstler. Os novos AX73 e AX65 são fornecidos com o sistema de montagem especial, estando também disponíveis os codificadores absolutos AX70 e AX71, bem como as variantes adicionais RX70 e RX71 com cabo integrado.

ACURO<sup>®</sup> AX73 completa a linha de codificadores rotativos absolutos com classificação ATEX da Hengstler
Image2.jpeg: a introdução do AX73 completa a família de codificadores rotativos absolutos com classificação ATEX da Hengstler

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP