www.engenharia-brasil.com
Asco

Diagnósticos em conformidade com a Indústria 4.0 para componentes pneumáticos através de controlo digital direto: módulo IO-Link® adicionado à plataforma eletrónica 580 da ASCO Numatics

A Emerson expandiu a plataforma eletrónica 580 da ASCO Numatics com a introdução de uma opção de comunicação IO-Link®. O novo módulo IO-Link, cuja utilização está destinada às ilhas de distribuição ASCO Numatics Série 500, proporcionará aos designers de automação de máquinas uma solução fiável, rentável e conveniente para controlo de eletroválvulas através de comunicação direta de dados digitais com o controlador da máquina e ainda a capacidade de realizar diagnósticos baseados em eventos e de mapeamento das E/S - ambos importantes requisitos de manutenção preditiva para a Indústria 4.0. O IO-Link Série 580 é compatível com toda a gama de ilhas de distribuição das séries 501, 502 e 503 que oferecem caudais de 400 a 1400 l/min em distribuidores de 11, 18 e 26 mm. Agora disponível com placas suporte que permitem combinar os dois níveis de pressão num único conjunto, o que simplifica a instalação e permite a pilotagem das válvulas e sistemas pneumáticos a partir da mesma ilha. A gama modular oferece a maior capacidade de caudal disponível no mercado tendo em conta o seu tamanho, permitindo que as máquinas ocupem menos espaço e os custos com sistemas sejam reduzidos. Existem várias opções disponíveis para uma flexibilidade total da aplicação.

Diagnósticos em conformidade com a Indústria 4.0 para componentes pneumáticos através de controlo digital direto: módulo IO-Link® adicionado à plataforma eletrónica 580 da ASCO Numatics

O IO-Link é cada vez mais popular para sistemas de automação, oferecendo uma tecnologia de E/S normalizada internacionalmente (CEI 61131-9) para comunicação a nível de sensores/atuadores no controlo de máquinas. O módulo IO-Link ASCO Numatics Série 580 oferece inúmeras vantagens como a simples colocação em funcionamento com uma conexão de comunicação de 3 fios descarnados e conectores standard M12 com 4 ou 5 pinos para alimentação e comunicação. Além de maior disponibilidade das máquinas através de diagnósticos aperfeiçoados, outros benefícios incluem definição de parâmetros com o protocolo de descrição integral de dispositivos (IODD) que incorpora o IO-Link, assim como a atualização simples dos parâmetros de configuração e a fácil substituição de componentes. Quando se utiliza com as ilhas de distribuição da Série 500 e com um mestre IO-Link compatível, é possível conseguir facilmente uma tipologia de E/S modular e distribuída para um máximo de 32 saídas de eletroválvulas por mestre, assim como para sensores, relés e outros componentes de nível de campo.

O IO-Link não depende de sistemas de bus de campo de nível superior e é compatível com todos os principais protocolos de bus de campo disponíveis atualmente. Esta neutralidade permite que os fabricantes de equipamento original selecionem os seus fornecedores preferidos para o controlo da máquina a um nível superior, permitindo ainda reduzir custos associados à expansão ou atualização de máquinas de automação através da utilização de controlos de PLC e aumentar a funcionalidade em campo. Os programadores também podem beneficiar das impressionantes capacidades do IO-Link - os diagnósticos de mapeamento de E/S simplificam o controlo através de PLC e os diagnósticos baseados em eventos oferecem processamento de dados na nuvem através de um mestre compatível.

O IO-Link da Série 580 é ideal para arquiteturas de máquinas distribuídas cujos sensores e sistemas pneumáticos estão localizados próximos uns dos outros e onde é desejável uma comunicação de dados digital altamente fiável entre os dispositivos de campo e o controlador da máquina. As aplicações incluem, entre outras, transporte e robótica, máquinas de recolha e colocação e de montagem e ainda todas as áreas associadas a maquinaria de embalamento.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP