Desde antes da Revolução Industrial até os dias atuais, os fabricantes compartilham metas em comum: produzir um determinado número de peças em um certo período por um determinado custo. Os processos de manufatura evoluíram, da produção manual de um item individual até as linhas de produção em massa e o número cada vez maior de peças idênticas fabricadas, num cenário conhecido como de alto volume e baixo mix de produtos (high-volume/low product mix - HVLM). Mais recentemente, a tecnologia digital de programação, controles de ferramentas de maquinário e sistemas de manejo da peça de trabalho têm facilitado um ambiente de fabricação denominado Indústria 4.0, que possibilita a manufatura econômica de uma grande diversidade de peças em lotes pequenos, a chamada produção de alto mix e baixo volume (high-mix/low-volume - HMLV).
Componentes e conectores de ferramentas de refrigeração interna que interferem na abertura de ranhuras, corte e outras operações de torneamento viram coisa do passado com as novas adições às ferramentas JETI (Jetstream Integrated) da Seco Tools. Expansões para a gama de MDT (torneamento multidirecional), X4 (abertura de ranhuras e cortes) e porta-ferramentas 150.10 (corte) oferecem recursos internos de refrigeração sem interferência e a opção de ligar e desligar o canal de fluxo da parte inferior conforme a aplicação exigir.
A nova Double Quattromill® 14 da Seco Tools permite que empresas com máquinas de baixa potência maximizem suas operações de fresamento de faceamento. A fresa de faceamento usa pastilhas bifaciais com 8 arestas de corte para melhor custo/benefício, assim como para aumentar as profundidades de corte em operações de desbaste, semi-acabamento e acabamento. A Seco projetou a Double Quattromill® 14 como uma versão menor da Double Quattromill® 22 da empresa, que é ideal para máquinas maiores com potência e capacidades de torque mais altas.
A Seco Tools acaba de lançar seus novos mandris para fresamento de alta potência, com altos níveis de poder de retenção e torque transmissível, equiparando-se aos tipos de suportes hidráulicos e de fixação térmica, para maior desempenho de fresamento. Os mandris para fresamento de alta potência proporcionam flexibilidade de aplicação e efetividade de custos aprimoradas, enquanto permitem que as empresas reduzam os inventários de ferramentas.
A Seco Tools aumentou sua família de classes TP com tecnologia Duratomic e agora adicionou a TP3501, uma classe que proporciona a melhor segurança de aplicação. A nova classe é ideal para aplicações de torneamento de aços que envolvam interrupções pesadas, máquinas menos estáveis, recursos internos escassos ou configurações instáveis devido ao tamanho ou formato das peças.
A Seco Tools, fornecedora líder mundial de soluções no corte dos metais para fresamento, torneamento, furação e sistemas de fixação, lançou recentemente seu novo site mundial,www.secotools.com, para orientar fabricantes sobre soluções no corte dos metais. O novo secotools.com ajuda os clientes a melhorar a produtividade e a realizar complexos processos de usinagem através do acesso a robustas informações técnicas e amplos programas de produtos, melhores recursos do setor e suporte centralizado em um único lugar.
“Na Seco, entendemos que, no mercado competitivo atual, os fabricantes precisam de soluções rápidas e confiáveis para os complexos desafios que a indústria metalúrgica enfrenta,” disse Lars Bergstrom, CEO da Seco Tools. “Com o novo secotools.com, nossos clientes encontram com facilidade os produtos e o suporte dos quais eles precisam para aumentar a produtividade.”
Para os fabricantes que enfrentam o desafio de gerenciar os cavacos da metalurgia e otimizar a vida útil das ferramentas, a Seco lançou as novas geometrias -RR93 e -R3 que integram a sua linha RCMx de pastilhas para torneamento. Projetadas para aplicações extremas, tais como torneamento de rodeiros, esses novos produtos combinam os novos quebra-cavacos de desbaste e semidesbaste com a tecnologia líder de mercado Duratomic®.
As novas fresas de topo Jabro®-Solid2 JS750 da Seco aumentam a vida da ferramenta de 25% a 40%, em comparação com a antiga tecnologia da ferramenta. Como equivalentes da série JS500 da empresa, líderes no mercado, as novas ferramentas JS754 e JS755 oferecem custo benefício de alto desempenho econômico projetado especificamente para processar materiais mais difíceis, comumente encontrados no setor aeroespacial, incluindo ISO M (aço inoxidável) e S (superligas e titânio termorresistente).
A Seco Tools introduz novas e maiores pastilhas LP09 desenhadas para impulsionar a produtividade e a segurança do processo com seus corpos da fresa High Feed 2™. As novas pastilhas foram projetadas para operações de fresamento com altas taxas de avanço, incluindo faceamento, interpolação helicoidal, fresamento de rasgos, fresamento lateral, pocketing e plunging, em peças desafiadoras como materiais espessos normalmente encontrados nos moldes e matrizes, setores aeroespacial, de petróleo e gás.
A Seco Tools adicionou um novo formato de classes e várias novas geometrias à sua já ampla linha de pastilhas de PCBN (nitreto cúbico de boro policristalino). Essas adições aprimoram as operações de torneamento pesado, ampliam a classe extremamente tenaz de pastilhas CH3513 da Seco e introduzem uma nova classe de pastilhas sólidas de CBN150, com geometrias especiais alisadoras longas e curtas e quebra-cavacos a laser.