www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

Inovação e agilidade na cadeia de suprimentos: produtividade ecologicamente responsável

Hoje, a maioria das empresas está buscando um desenvolvimento sustentável e ecologicamente responsável, mas, em geral, essas transformações são caras e até reduzem sua lucratividade. No entanto, a SOURIAU representa uma exceção a essa regra, celebrando em 2019 o primeiro aniversário de uma grande mudança logística: agilidade logística

Inovação e agilidade na cadeia de suprimentos: produtividade ecologicamente responsável
 
A SOURIAU tem mantido há mais de 15 anos uma parceria com a agência de Vendée, França, da Dachser, um fornecedor internacional de soluções de transporte e logística, para o transporte de peças e componentes entre as suas instalações em Sarthe e no Marrocos. Desde abril de 2018, as duas empresas vêm desenvolvendo novos modelos de negócios, que permitem economizar custos e tempo e obter ganhos de produtividade. É graças à estreita parceria entre esses dois atores que nasceu a ideia de compartilhar o espaço do trailer, aumentando a frequência de rotação. O conceito é simples: o co-carregamento de mercadorias para vários clientes no mesmo reboque para o Marrocos otimiza o índice de atendimento, o que reduz o custo para os clientes e permite que a transportadora ofereça saídas adicionais a outros clientes para reduzir a capacidade livre.

“No passado, tínhamos uma van dedicada que costumava ir e voltar. Então, gradualmente, começamos a experimentar o co-carregamento com uma, e depois com duas rotações por semana", explica Sylvain GUITTET, gerente de logística da SOURIAU-SUNBANK. "Mas o tempo médio de espera entre cada partida foi de 84 horas, e era muito longo para nós. No espírito da gestão enxuta, exploramos soluções para melhorar a suavidade do fluxo e aumentar a confiabilidade."

Uma parceria local
A proximidade entre os dois atores e sua cooperação nos últimos 15 anos incentivou-os a trabalhar juntos para melhorar o serviço atual. Após uma série de negociações, eles concordaram em um plano com quatro partidas por semana em vez de 2, com um tempo de transporte prolongado de 60 a 72 horas.

Para a SOURIAU, as vantagens são consideráveis. Além de uma redução no tempo de espera entre cada partida de quase dois dias, a confiabilidade é alta, com mais de 98% das cargas entregues a tempo. Considerando que os atrasos que afetam as linhas de produção podem rapidamente gerar perdas financeiras significativas, é preferível uma confiabilidade melhor, mesmo que os prazos de entrega sejam mais longos.

Os resultados
Essa iniciativa reduziu os tempos de espera entre cada partida para uma média de 42 horas, uma redução de 50%, o que otimiza os prazos de fabricação. A atividade de suavização em ambos os sites também otimiza o tempo da equipe durante o carregamento e o descarregamento. Com duas partidas por semana, o carregamento e o descarregamento geraram picos sustentados de atividade, com quedas na atividade entre eles. Uma intensidade de trabalho mais moderada e suave melhora a segurança e a confiabilidade dos funcionários.

Esta transformação inovadora e ágil da logística oferece benefícios significativos para a transportadora e para o cliente, bem como para o meio ambiente.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP