www.engenharia-brasil.com
STAHL

Multifunções, mais opções de diagnóstico, maior disponibilidade: A R. STAHL apresenta o IS1+ – o melhor sistema I/O remoto

Waldenburg – Com o lançamento do IS1+, a R. STAHL apresenta uma importante inovação para o principal sistema IS1, com I/O remoto protegido contra explosões. O IS1+ proporciona agora várias características adicionais para dar resposta às exigências atuais e futuras. Nos últimos anos, o IS1 tem mantido a liderança tecnológica em áreas perigosas através da introdução de várias funções novas e inovadoras, incluindo ligação Fast Ethernet, redundância PROFIBUS, suporte DTM, integração de anéis óticos e módulos com válvulas magnéticas integradas. Uma vez que superou estas características aquando da sua introdução no mercado, o IS1+ atribui também uma elevada prioridade à proteção dos investimentos prévios em máquinas e instalações existentes. Os novos módulos I/O são totalmente compatíveis com os seus antecessores, permitindo aos utilizadores trocar ou atualizar dispositivos legados sem quaisquer alterações ao plano e cablagem do projeto.

Multifunções, mais opções de diagnóstico, maior disponibilidade: A R. STAHL apresenta o IS1+ – o melhor sistema I/O remoto
Imagem: O novo sistema IS1+ com I/O remoto proporciona várias funções novas

Os novos módulos mistos permitem soluções eficientes mesmo com a densidade de sinal baixa e com redução do número de tipos de módulos para 50%, o que minimiza as despesas de armazenamento de peças sobressalentes. A gama de módulos IS1+ inclui um módulo I/O analógico com oito canais com HART, um módulo I/O digital com 16 canais e um módulo de temperatura com oito canais para termómetros de resistência e termopares. Os sinais podem ser parametrizados individualmente para cada canal. Além disso, a R. STAHL fornece também módulos de saída digital com uma maior potência de saída adequada para a maioria das válvulas magnéticas intrinsecamente seguras. Concebido para instalações em zona 2, para ligar dispositivos de campo intrinsecamente seguros a partir de zonas 0 ou 1, a série IS1+ também inclui módulos I/O de zona 2 com otimização de custos com uma amplitude funcional idêntica. Adicionalmente, uma nova tecnologia Low Power foi desenvolvida especialmente para o novo IS1+ de nível I/O, tornando os módulos adequados para uma gama de temperatura alargada a partir de -40 até +75 °C e alargando consideravelmente a sua vida útil até 15 anos.

As opções de diagnóstico foram também alargadas consideravelmente: todos os módulos de zona 1 estão agora equipados com uma ou duas lâmpadas LED por canal. As falhas da linha de sinal dos módulos analógicos são apresentadas através da lâmpada LED vermelha, enquanto que os módulos digitais apresentam, adicionalmente, o estado da comutação através da lâmpada LED amarela. Deste modo é muito mais fácil localizar os erros diretamente no local. Todos os módulos apresentam funções adicionais de auto-diagnóstico de acordo com NAMUR NE 107, permitindo que estes enviem um alerta de "manutenção necessária" antes da falha ocorrer realmente. Acima de tudo, a necessidade de se efetuar manutenção é claramente assinalada através da lâmpada LED azul instalada no módulo. Outra característica nova é o bit de estado para processar sinais que caracterizam a qualidade dos valores como "bom" ou "mau" tal como nos bus de campo. Como estabelecido pelo IS1, a nova geração IS1+ é versátil e económica. Graças a uma estrutura consistente e intrinsecamente segura com um bus de campo intrinsecamente seguro, as alterações e extensões no sistema instalado são possíveis sem desligamentos em áreas perigosas (trabalhos a quente/troca a quente). A R. STAHL tira partido de mais de 30 anos de experiência no negócio de sistemas, know-how sobre todos os sistemas de automação e protocolos de barramento correspondentes, assim como certificados internacionais de proteção contra explosões e construção naval. Com base nesta competência abrangente, a R. STAHL está habilitada a conceber soluções IS1+ com I/O remoto adequadas para instalações em todo o mundo.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP