A Plataforma EPLAN, versão 2.9, está disponível desde o final de janeiro. Os Códigos QR gerados rapidamente podem armazenar hiperlinks, que podem ser abertos in loco. O Gerenciamento de Layers garante que todas as alterações sejam salvas automaticamente, facilitando ainda mais a implementação dos padrões da empresa. Os projetos podem ser concluídos rapidamente com a edição em massa de dados do projeto usando navegadores expandidos. E por falar em padronização, macros agora podem ser facilmente reutilizadas.
O European 4.0 Transformation Center (Centro Europeu de Transformação 4.0) (E4TC) no Campus da Universidade Técnica de Aachen investigou a digitalização estratégica da engenharia de projeto e de controle, e o layout técnico das máquinas e sistemas da planta. O relatório da pesquisa de 38 páginas intitulado "Engineering 4.0" é baseado em um estudo de campo de oito meses com fabricantes de máquinas alemães (produzindo produtos de série e máquinas especiais), escritórios de engenharia/programadores de hardware, e fabricantes de componentes. Pela primeira vez, a metodologia desenvolvida para quantificar o potencial disponível em engenharia e as medidas a serem adotadas permitem uma consideração bem fundamentada dos fluxos de trabalho de engenharia atuais para produção em série e fabricação de máquinas especiais. A descoberta central: uma automação parcial dos processos de engenharia atinge uma ótima relação custo/benefício.
Design aprimorado utilizando gêmeos digitais. Isso sintetiza o princípio segundo o qual a Alexander Bürkle GmbH & Co. KG organizou recentemente sua engenharia e montagem de quadros de comando. Um pré-requisito central para isso é a Plataforma Eplan.
A digitalização será o tópico principal da EPLAN durante a próxima "feira industrial na Internet" - a Feira Virtual da EPLAN acontecerá no dia 21 de maio e irá abranger todos os principais fusos horários do mundo com dezesseis horas de operações em tempo real. Apresentações, demonstrações em tempo real e discussões sobre experiências farão parte do cronograma deste dia. O objetivo: a troca direta de conhecimentos especializados em mais de setenta países de todo o mundo.
A empresa fornecedora de soluções EPLAN já oferece sistemas baseados na nuvem há algum tempo. O EPLAN Data Portal está estabelecido globalmente como biblioteca de fabricantes para transferência de dados de dispositivos. O EPLAN eView tem vindo a expandir, desde o início de 2019, a oferta de soluções com as quais é possível visualizar, verificar e comentar projetos ECAD usando um fluxo de trabalho com marcas de revisão. Com o EPLAN ePulse, o percurso da empresa na direção de desenvolvimentos práticos na nuvem está agora em continuidade sistemática através do diálogo com clientes e parceiros.
Em um mundo ideal, a solução de engenharia das empresas deve também apoiar sua estratégia de digitalização. Mas qual o melhor método para a implementação? A empresa fornecedora de soluções EPLAN e a respectiva afiliada Cideon irão apresentar o "Efficiency Lab" como destaque central em seu stand na feira industrial Hannover Messe – conversando com os visitantes, é possível estabelecer uma comparação entre desempenho/objetivo como uma base para a digitalização sistemática de processos de engenharia. A decisão de transitar para a nuvem também impulsiona as empresas de maneira consistente: o EPLAN eView será apresentado aos visitantes como a primeira solução do sistema EPLAN ePulse. Um terceiro destaque é a cadeia de valor integrada em cooperação com a afiliada Rittal.
Muito já foi dito sobre o Eplan Platform, versão 2.8. Agora, apenas alguns dias antes do lançamento, o foco está no Eplan Electric P8. Os usuários podem esperar melhorias nas áreas de configuração, dados do bus e ciclo completo de engenharia com o Siemens TIA Portal. O Eplan Electric P8, uma solução CAE consagrada, surpreende ainda mais com a introdução de uma interface de usuário totalmente nova e um integrado portal de usuário.
Dia 8 de junho, um total de 230 convidados das áreas das ciências, empresas e política celebraram a inauguração do novo escritório da EPLAN em Xangai, na China. Durante a cerimónia especial, Haluk Menderes, diretor-geral da EPLAN, falou sobre o futuro da empresa, o principal fornecedor de soluções de software de engenharia na Europa: "Continuaremos a crescer na China - as condições para isso são excelentes.
Atualmente, os dados digitais de dispositivos são o elemento essencial para uma engenharia eficiente. Os maiores desafios para a engenharia são a qualidade dos dados e a respetiva abrangência. O EPLAN Data Portal é uma ferramenta à altura destes desafios: desde o início do ano que o portal é atualizado mensalmente, ou seja, mais frequentemente do que antes. Os utilizadores dispõem agora de uma função de classificação para qualificação de dados de dispositivos, oferecendo assim aos fabricantes feedback baseado na prática diretamente do mercado. Adicionalmente, desde a Feira de Hannover, uma Lab Version do EPLAN Data Portal permite acesso antecipado aos utilizadores para que possam testar e experimentar os mais recentes desenvolvimentos do programa.