www.engenharia-brasil.com
Makino

A Makino comunica um crescimento significativo na Europa e na Ásia

O fabricante de máquinas-ferramenta japonês Makino Milling Machine Co., Ltd. comunica um exercício com um volume de negócios global estável. Verificou-se um enorme crescimento no setor da exportação, compensado por uma quebra na procura no mercado interno. Apesar da enorme instabilidade política em todo o mundo, foram conseguidos de volumes de negócios recorde nas Américas, na Europa e na Ásia. As encomendas provenientes da Europa totalizaram mais de 70%, verificando-se contribuições importantes dos setores aeroespacial e de componentes industriais. No ano em que celebra o seu 80.º aniversário, a Makino lançará diversas novas tecnologias na feira EMO de Hannover, onde serão apresentadas também imensas soluções de 5 eixos, automação e Indústria 4.0.

Exercício de 2016

Na conferência de imprensa da Makino realizada a 27 de junho em Kirchheim unter Teck, na Alemanha, o Dr. P. Anders Ingemarsson, Presidente e CEO da Makino Europe, comunicou um volume de negócios global consolidado de 153.641 milhões de ienes, -5,1% em comparação com o do ano passado (+1,7% nas moedas locais) para o exercício de 2016, que terminou a 31 de março de 2017. Embora o Grupo tenha sofrido um declínio de -7,9% no volume de negócios no Japão, foram alcançados novos níveis recorde em todas as outras regiões, verificando-se, em comparação com o ano passado (nas moedas locais), taxas de crescimento de 10,3% nas Américas, de 8,5% na Europa e de 4,2% na Ásia (excluindo o Japão). Os lucros de exploração do Grupo atingiram 9.660 milhões de ienes e o lucro líquido do grupo 7.596 milhões de ienes.


Desenvolvimento positivo na Europa


Graças a grandes contratos de clientes da indústria aeroespacial e a melhorias significativas na área de negócios de componentes industriais, as encomendas na Europa tiveram um aumento superior a 70%. Assistimos a desenvolvimentos particularmente positivos em França, Itália, Espanha e Polónia. "Os investimentos realizados no sentido de aumentar a mão-de-obra e as infraestruturas estão a compensar e o prognóstico para o exercício de 2017 é prometedor", frisou Ingemarsson. Condições de mercado favoráveis acompanhadas do lançamento de um vasto leque de novas tecnologias na EMO que se realizará em setembro de 2017 impulsionarão o crescimento na segunda metade deste exercício.


Crescimento sustentado na China e na Índia


No Japão, a diminuição do volume de negócios é maioritariamente atribuída aos desenvolvimentos verificados no mercado de matrizes e moldes. Adicionalmente, verificou-se uma hesitação geral no dispêndio de capital ao longo do ano. No presente exercício esperam-se maiores investimentos, especialmente na indústria automóvel, devido à introdução de muitos novos modelos. Além disso, espera-se um volume de negócios adicional no seguimento dos avultados investimentos da Makino em novos centros de maquinagem para aplicações de matrizes e moldes para o setor automóvel. Em janeiro deste ano, a Makino abriu um novo centro tecnológico em Nagoya para fortalecer ainda mais as suas atividades de assistência técnica local na região.

O desenvolvimento positivo no resto da Ásia deve-se principalmente ao mercado de máquinas de produção. Foi conseguido um enorme progresso nas encomendas na China, onde se verificaram oportunidades de crescimento provenientes dos mercados automóvel e de TI, e na Índia, onde se verificou um aumento do volume de negócios associado a veículos de duas e quatro rodas, bem como a aplicações agrícolas. Espera-se que as tendências na China e na Índia continuem durante o presente exercício. Adicionalmente, as funcionalidades cada vez maiores dos smartphones conduzirão a um aumento da procura de máquinas-ferramenta avançadas. De forma a satisfazer a necessidade cada vez maior de centros de maquinagem na Ásia, a Makino está atualmente a investir para expandir a sua capacidade de produção em Singapura.

Fusão da unidade de consumíveis dos EUA com a Global EDM Supplies

No início do ano, a Makino Inc. implementou nos EUA dois importantes passos para o fortalecimento da sua posição na América do Norte: em janeiro, foi inaugurado um novo centro tecnológico Monterrey, no México; mais tarde, a Makino anunciou a sua fusão com o fornecedor de consumíveis para eletroerosão Global EDM Supplies. A fusão apoiará a expansão da unidade de consumíveis SST Consumables da Makino, oferecendo aos clientes um alcance geográfico mais amplo, maior diversidade de produtos e maior acessibilidade a assistência e serviços técnicos especializados.

Embora as operações nos EUA tenham resultado num volume de negócios significativamente maior em comparação com o do exercício de 2015, atingindo um novíssimo recorde, as encomendas ficaram aquém das do ano passado devido a um declínio no mercado automóvel e a atrasos em encomendas grandes da indústria aeroespacial. Tendo em consideração as previsões positivas para o setor de semicondutores e as oportunidades adiadas na indústria aeroespacial, espera-se que o volume de encomendas ultrapasse o do ano passado.


80.º aniversário da Makino: repleto de novas tecnologias


No ano do seu 80.º aniversário, a Makino encara o futuro focando-se em tecnologias inovadoras de vanguarda e oferecendo soluções personalizadas a clientes dos mais variados setores. "Na EMO, em setembro, a Makino lançará um vasto leque de novas tecnologias, incluindo soluções horizontais e verticais de 5 eixos e eletroerosão para componentes industriais, aplicações de matrizes e moldes e ainda aeroespaciais, todas preparadas para automação e Indústria 4.0", declarou Ingemarsson. "Apresentaremos uma novíssima máquina horizontal de 5 eixos simultaneamente rígida e flexível para a produção de peças, máquinas verticais de 5 eixos altamente dinâmicas para produção de rotores, novos centros de maquinagem vertical de 5 eixos para processamento a alta velocidade de moldes para peças automóveis e uma nova geração de soluções de eletroerosão, apenas para referir alguns exemplos."

Para obter mais informações, por favor contacte:
Andreas Walbert
Diretor de marketing e planeamento de produtos
Telefone: +49 7021 503-201
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Website: www.makino.eu

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP