www.engenharia-brasil.com
Makino

O novo Makino D200Z: Elevada qualidade de superfície e precisão a partir de um centro de maquinação vertical de 5 eixos ultra-compacto facilmente automatizado

Kirchheim unter Teck, 21 de fevereiro de 2017 No Fórum anual Die & Mould em Kirchheim unter Teck da Makino foi lançado um novo centro de maquinação vertical de 5 eixos: o D200Z. Qualidade superior de superfície, exatidão, tamanho compacto e produção facilmente automatizada são as principais características do novo D200Z, o mais recente modelo de 5 eixos da Makino na bem sucedida série D.

O novo Makino D200Z: Elevada qualidade de superfície e precisão a partir de um centro de maquinação vertical de 5 eixos ultra-compacto facilmente automatizado
Imagem 1: Vista frontal do D200Z

Indústrias:
Moldes de injeção de plástico (um componente ou multi-componentes), moldes multi-cavidades, peças de alta precisão, componentes médicos, óticos e de relojoaria

Aplicações:
Maquinação em 5 eixos, maquinação de alta precisão, fresagem de carboneto, superfícies espelhadas, maquinação de elétrodos

Elevada qualidade de superfície e exatidão em 5 eixos
As máquinas da Makino são conhecidas pela sua rigidez, estabilidade e precisão. O D200Z não é exceção com a sua base compacta, suporte em 3 pontos e baixo centro da coluna de gravidade. A configuração em forma de Z do eixo B permite um efeito mínimo do peso da peça a maquinar independentemente do ângulo de posicionamento. Além disso, garante-se uma alta rigidez através de um curso otimizado e circuito de força minimizado. Em combinação com um sofisticado controlo térmico para garantir uma remoção eficaz do calor, a estrutura rígida da máquina possibilita o elevado grau de exatidão de maquinação.
A função inteligente GI-Smoothing, uma função standard com o mais recente controlador Professional 6 da Makino, otimiza o curso quando as tolerâncias CAM são demasiado aproximadas para um corte simultâneo em 5 eixos e, consequentemente, elimina as marcas indesejadas nas superfícies a maquinar, alcançando uma qualidade de superfície excelente e até então desconhecida.

Maior produtividade
O aumento de exatidão e qualidade de superfícies foi alcançado sem comprometer a velocidade e produtividade. O D200Z oferece avanços rápidos de alimentação e corte – X, Y, Z: 60 000 mm/min e acelerações de 1,5 g nos eixos X- e Y e 2,0 g no eixo Z. Mais, um sistema de fixação de ponto zero está integrado na mesa para reduzir tempos de preparação, permitindo uma redução do tempo de processamento geral.

Funcionalidade inteligente
Com o mais recente controlador Professional 6 (PRO 6) da Makino, o D200Z está equipado com várias funções inteligentes para aumentar a produtividade da máquina. O controlador foi desenvolvido para responder às necessidades dos clientes de melhorar os processos de maquinação através de uma segurança melhorada, facilidade de operação, fiabilidade e produtividade.

Proteção Contra Colisões – sistema de prevenção contra colisões em tempo real
Toda a produtividade potenciada vem com medidas de segurança modernas, graças à Proteção contra Colisões, um sistema de prevenção contra colisões em tempo real muito avançado que é particularmente importante e eficaz em aplicações de 5 eixos. Em termos estatísticos, a causa mais frequente de danos em veios é uma colisão. Os principais fatores de contribuição são erros humanos na operação, instalação, edição, utilização de ferramentas e fixação – todos erros que ocorrem na própria máquina. A proteção contra colisão leva em consideração condições de maquinação reais para evitar colisões.


Layout ultracompacto
A máquina oferece cursos dos eixos X, Y e Z de 350 x 300 x 250 mm e pode suportar peças até 300 mm de diâmetro, 200 mm de altura e 75 kg de peso. E tudo isto numa presença ultracompacta de 1500 x 2200 mm.

Concebido para trabalhar sem operador
O D200Z está apto tanto para o manuseamento de paletes como de peças com a porta de persianas robotizada facilitando o caminho até à automação. As soluções de automação inteligentes da Makino incluindo sistemas complexos com robôs de 6 eixos, bem como sistemas de automação standard disponíveis no mercado, podem ser facilmente integradas com a máquina.

Melhor em termos de escalabilidade
O D200Z foi construído tendo em mente a produtividade e rentabilidade. A máquina oferece a melhor solução em termos de escalabilidade para fazer face às várias exigências de produção, permitindo à máquina aumentar a carteira de clientes. Além do ATC standard de 20 ferramentas, também estão disponíveis o ATC de 40 ferramentas e o carregador de matriz de 100 ou 300 ferramentas para retro ajuste. Tanto o ATC standard de 20 ferramentas como o ATC de 40 de dupla capacidade podem ser acedidos a partir da parte da frente e comodamente montados dentro do mesmo protetor contra salpicos, mantendo a máquina ultracompacta.

Lançado na Europa no Fórum Die & Mould da Makino em janeiro de 2017, o mais recente membro da família da série D é certamente uma proposta atrativa, em particular quando existem grandes exigências relativamente à qualidade de superfícies, exatidão, produtividade e impacto.

Imagem 2: Mesa de 5 eixos rígida e dinâmica semelhante ao design do popular D800Z da Makino

Imagem 3: D200Z com carregador de matriz de 100 ferramentas

Imagem 4: D200Z com sistema de paletes Microbo Mi15 e ATC100

Imagem 5: D200Z com o robô Fanuc CR-35iA

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP