www.engenharia-brasil.com
Makino

Makino a500Z: produção fiável e eficiente com flexibilidade de 5 eixos

Na conferência de imprensa anual realizada em Kirchheim unter Teck, a Makino anunciou o lançamento da mais recente edição da sua linha de centros de maquinagem de 5 eixos, o a500Z. Desenvolvido com base nas tecnologias comprovadas da série a1 da Makino, o novo centro de maquinagem horizontal de 5 eixos foi personalizado para a produção de peças complexas.

Makino a500Z: produção fiável e eficiente com flexibilidade de 5 eixos
Imagem 1: vista frontal do Makino a500Z

Setores: Fabrico de peças, matrizes e moldes, industria automóvel, componentes industriais, indústria aeroespacial, oficinas
Aplicações: Fresagem simultânea de 5 eixos, indexação

A estrutura altamente rígida e a inércia reduzida do a500Z garantem que este centro de maquinagem horizontal de 5 eixos apresenta a eficiência que seria habitual esperar de uma máquina de 4 eixos. A plataforma inclinada de uma só peça e o apoio em três pontos proporcionam rigidez e uma excelente estabilidade. A estrutura inclinada simétrica, semelhante à de algumas máquinas da série a1, garante ciclos com potência reduzida para maior eficiência. Com a tecnologia inovadora da Makino, a mesa orientável apresenta o mínimo de sobreinclinação e uma excelente rigidez.

Produtividade aumentada

O a500Z possui um eixo HSK-A63 Makino que fornece um binário elevado de 303 Nm. As oficinas de excelência têm que enfrentar mudanças de modelo frequentes, tempos de reprogramação apertados, inúmeras operações de posicionamento e indexação e tempos de inspeção manual da máquina. O a500Z proporciona elevada precisão de posicionamento graças à curta distância entre o ponto de articulação do eixo A e a localização da peça de trabalho. A minimização das diferenças de nível nas junções em maquinagem de indexação e a capacidade de mover peças de trabalho pesadas e usufruir de aceleração e desaceleração rápidas em maquinagem simultânea de 5 eixos reduzem ainda mais os tempos despendidos em tarefas com corte e sem corte.

O centro de maquinagem oferece cursos de 730 mm no eixo X, de 750 mm no eixo Y e de 700 mm no eixo Z, acomodando peças de trabalho com um diâmetro e tamanho máximos de ø630 mm x 500 mm e 400 kg, respetivamente. O trocador automático e paletes (TAP) de alta velocidade e a função de carregamento horizontal da máquina são funcionalidades adicionais que aumentam a sua eficiência.

Precisão operacional e controlo térmico

As máquina Makino são famosas pela sua tecnologia de controlo térmico - e o a500Z não é exceção. Uma estrutura termicamente simétrica é combinada com remoção eficaz do calor do eixo, estruturas de suporte, como os parafusos de esferas e motores, para garantir a estabilidade e precisão de maquinagem da máquina durante longas horas de funcionamento. Os núcleos dos parafusos de esferas e das porcas são refrigerados para evitar a acumulação de calor que, por sua vez, pode criar distorção térmica e erros subsequentes. Os motores de acionamento direto nos eixos B/C também estão equipados com camisas de arrefecimento para suprimir a geração de calor.

Excelentes gestão do líquido de arrefecimento e evacuação de aparas

Uma gestão eficaz do líquido de arrefecimento e das aparas é uma necessidade absoluta caso uma máquina se destine a funcionar com elevados níveis de produtividade e, consequentemente, produza elevados volumes de aparas por minuto. Contrariamente à configuração convencional de 5 eixos com plataforma tipo munhão, o a500Z possui um canal de escoamento localizado por baixo da plataforma. Um generoso fluxo de líquido de arrefecimento proveniente do chuveiro superior e do sistema de arrefecimento para limpeza de paredes e da plataforma de trabalho elimina a acumulação de aparas e garante que estas caem diretamente no canal de escoamento para uma excelente evacuação. O sistema de carregamento de paletes (SCP) também possui um sistema de limpeza da plataforma de trabalho e um excelente sistema de lavagem para possibilitar uma melhor evacuação de aparas.

O mais recente controlador da Makino: Professional 6

Para complementar ainda mais o aumento de produtividade, o a500Z está equipado com o controlador Makino Professional 6 (PRO 6). O controlador é fácil de operar e permite uma rápida aprendizagem a novos operadores.

Funcionalidades como as funções avançadas de controlo de movimentos através de Inteligência geométrica (Geometric Intelligence - GI) reduzem os tempos de ciclos em termos globais em componentes de produção típicos como válvulas hidráulicas e caixas eletrónicas. A perfuração GI permitem que o eixo e a ferramenta efetuem um arco ao mudar de orifício para orifício ao invés de seguirem um percurso quadrangular. Isto permite reduzir o tempo despendido em tarefas sem corte em comparação com os tempos de perfuração de padrões de orifícios comuns. Por outro lado, a Fresagem GI foi desenvolvida para melhorar o desempenho em fresagem 2D. Isto permite que os utilizadores definam uma tolerância de arredondamento de cantos em cada percurso de fresagem.

O controlador Makino PRO 6 inclui tecnologia de Controlo Ativo da Inércia (Inertia Active Control - IAC) para maior eficiência. O IAC recebe feedback dos servomotores e define a aceleração e desaceleração da palete específica no nível ideal.

Automação

O a500Z pode ser usado em automação de paletes e de processamento de peças. As soluções de automação inteligentes da Makino, incluindo sistemas como os robôs MMC2 e VIP com 6 eixos e ainda os sistemas de automação padrão disponíveis no mercado, podem ser facilmente integradas na máquina. Adicionalmente, o a500Z pode ser facilmente integrado em sistemas existentes.

Imagem 2: plataforma de 5 eixos rígida e dinâmica

Para obter mais informações, por favor contacte:
Andreas Walbert
Diretor de marketing e planeamento de produtos
Telefone: +49 7021 503-201
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Website: www.makino.eu

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP