www.engenharia-brasil.com
Makino

Makino DA300: o centro de maquinação de precisão vertical de 5 eixos que proporciona o mesmo nível de produtividade que centros de maquinação horizontais.

Kirchheim unter Teck, setembro de 2016. – A Makino lança a DA300 – o mais recente centro de maquinação vertical de 5 eixos. A DA300 proporciona uma combinação ideal de velocidade, precisão e flexibilidade para peças de trabalho complexas a maquinar em multi-eixo na mais pequena máquina disponível no mercado. Inspirado nas melhores características de design de centros de maquinação verticais e horizontais, a DA300 combina a precisão e rigidez estrutural dos centros verticais com a elevada produtividade e fiabilidade dos centros horizontais – oferecendo assim o melhor de ambos os mundos. Este centro reduz consideravelmente os tempos dos ciclos das peças, conseguindo simultaneamente um desempenho bastante preciso.

Makino DA300: o centro de maquinação de precisão vertical de 5 eixos que proporciona o mesmo nível de produtividade que centros de maquinação horizontais.
Imagem 1: parte da frente da DA300

Mercados alvo

A DA300 destina-se à indústria da produção de peças. Os mercados alvo incluem fabricantes de componentes industriais, tais como componentes hidráulicos e pneumáticos, peças em alumínio fundido, entre outros. Este centro de maquinação é ideal para quem produz peças de alta precisão, geometricamente complexas e protótipos, tais como fabricantes e oficinas que trabalham em áreas tão variadas como os setores automóvel, medicina, ótica, indústria de automóveis de competição e de luxo e da energia. A DA300 também será interessante para fabricantes de componentes para o setor aeroespacial, especialmente de pequenas peças estruturais, componentes de satélites e componentes de motores como rotores, impulsores e pás.

Rigidez da máquina


A DA300 foi desenvolvida com base na estrutura de meia ponte tradicionalmente usada nas máquinas verticais da Makino. Com motores de acionamento direto desenvolvidos para eixos A e C, a máquina oferece um excelente controlo dinâmico de movimento e acesso por cinco lados para a produção de peças complexas num menor número de configurações. A plataforma com suporte bilateral está incorporada numa estrutura altamente rígida, tornando a máquina robusta, mas leve, o que permite um aumento da dinâmica, da aceleração e das velocidades máximas sem comprometer o desempenho. Os motores de acionamento direto também oferecem a vantagem de rotação a alta velocidade, mesmo com uma mesa cuja carga máxima é de 250 kg. Adicionalmente, guias de rolos com as dimensões adequadas de 45 mm e parafusos de esferas com refrigeração do núcleo com 40 mm de diâmetro aumentam a estabilidade da máquina.
 

Redução do tempo despendido em tarefas com corte e sem corte

Sempre a pensar no setor da produção, a DA300 permite obter níveis de produtividade excelentes. A máquina está equipada com um eixo HSK-A63 de 20.000 rpm altamente dinâmico e permite reduzir o tempo despendido em tarefas de corte, necessário para operações rigorosas de fresagem, perfuração e abertura de roscas. Um armazém padrão com 60 ferramentas e uma comprovada unidade de Troca de Ferramenta Automática (ATC) inspirada no popular centro de maquinação horizontal (HMC) Makino série a1nx proporcionam uma enorme fiabilidade e uma produção com um tempo de 3,5 segundos de limalha a limalha. O mecanismo tipo obturador do ATC é acionado por um servomotor, o que o torna altamente fiável e simplifica a configuração, reduzindo o tempo necessário para trocar de ferramenta. A DA300 também está equipada com o sensor de quebra de ferramenta (Vision Broken Tool Sensor - Vision B.T.S) como equipamento de série. Este sensor de quebra de ferramenta valida a condição das ferramentas de corte após cada troca de ferramenta. O sistema Vision B.T.S. tem poucas peças móveis e não exige qualquer contacto físico com as ferramentas de corte, o que permite uma fiabilidade prolongada e menos riscos de lascar ferramentas feitas de materiais mais delicados como diamante policristalino (PCD). Este sistema cria um perfil das ferramentas de corte e deteta o respetivo comprimento, tamanho e peso aproximado.


Funcionalidade inteligente


Com o mais recente controlador Professional 6 (PRO 6) da Makino, a DA300 está equipada com várias funções inteligentes para aumentar a produtividade da máquina. O controlador foi desenvolvido para satisfazer as necessidades dos clientes no que diz respeito a processos de maquinação através de maior segurança, facilidade de operação, fiabilidade e produtividade.

O controlador cumpre estes objetivos reduzindo os riscos de colisão, agilizando e facilitando a operabilidade e melhorando o desempenho da máquina, além de incluir muitas funções anteriormente opcionais como características de série. O controlador foi desenvolvido para uma operação simples e intuitiva através de menus simplificados e ícones semelhantes aos dos smartphones.

As novas funções avançadas de controlo de movimento de Inteligência Geométrica (Geometric Intelligence - GI) reduzem os tempos de ciclos em termos globais, especialmente em componentes de produção típicos. A perfuração GI permite que a árvore e a ferramenta efetuem um circulo ao mudar de orifício para orifício ao invés de seguirem um percurso quadrangular. Isto permite reduzir o tempo em que a máquina não está a cortar em comparação com os tempos normais de perfuração de orifícios comuns. Por outro lado, a Fresagem GI foi desenvolvida para melhorar o desempenho em fresagem 2D. Isto permite que os utilizadores definam uma tolerância de arredondamento de cantos em cada percurso de fresagem.

Outras funções inteligentes da máquina incluem o Controlo Ativo de Inércia (Inertia Active Control - IAC), desenvolvido para acelerar os movimentos da máquina com base em atributos dinâmicos do sistema. O IAC recebe feedback dos servomotores e define a aceleração e desaceleração da palete específica no nível ideal.


Operabilidade melhorada sem comprometer a facilidade de utilização e a segurança


A melhoria de produtividade é acompanhada de medidas de segurança de última geração graças à Proteção Contra Colisões (Collision Safe Guard - CSG), um sistema de prevenção de colisões em tempo real extremamente avançado particularmente importante e eficaz em aplicações de 5 eixos. Em termos estatísticos, os danos em cinco eixos ocorrem mais frequentemente devido a colisões. Os principais fatores contribuintes são erros na operação, configuração e edição, nas ferramentas e na fixação – tudo erros que ocorrem na própria máquina. A proteção contra colisões considera as condições efetivas da máquina para evitar colisões.

Excelente gestão do líquido de refrigeração e evacuação de limalha

A importância da gestão eficaz do líquido de refrigeração é frequentemente subestimada em centros de maquinação verticais (VMC), embora se trate de uma necessidade absoluta caso uma máquina se destine a funcionar com elevados níveis de produtividade e, consequentemente, produza elevados volumes de limalhas por minuto. Contrariamente à configuração convencional de 5 eixos com mesa tipo munhão, em que existem duas calhas estreitas em cada lado do munhão para remoção de limalhas, a DA300 possui um munhão com uma abertura ampla e uma calha grande localizada sob a mesa. Isto garante que as limalhas caiem diretamente na calha. O sistema de gestão do líquido de arrefecimento da DA300 é excecional. Um generoso fluxo de líquido de refrigeração proveniente do chuveiro superior e do sistema de refrigeração para limpeza da mesa de trabalho elimina a acumulação de limalhas e permite uma excelente evacuação das mesmas.


Precisão operacional e controlo térmico


As máquinas Makino são famosas pela sua tecnologia de controlo térmico - e a DA300 não é exceção. Uma estrutura termicamente simétrica é combinada com remoção eficaz do calor da árvore, estruturas de suporte como os fusos e motores, para garantir a estabilidade da máquina e a precisão da maquinação durante longas horas de funcionamento.

Pronta para automação

A DA300 está preparada para integração em células de produção automatizadas. A mesa (340 mm por 300 mm) possui 5 portas pneumáticas (opcionalmente hidráulicas) que permitem o manuseamento de paletes, o que, por sua vez, permite trocar de peças de forma rápida e eficiente e maximizar a utilização da máquina. A DA300 oferece facilidade de acesso à mesa pelo lado lateral para evitar interferências com a operação dianteira e para permitir diferentes possibilidades de automação, desde sistemas de fixação de ponto zero padrão a manuseamento direto de peças com fixação hidráulica.

Resumindo, este VMC de 5 eixos proporciona uma inigualável combinação de elevada produtividade, qualidade e segurança operacional juntamente com facilidade de utilização intuitiva.

Makino DA300: o centro de maquinação de precisão vertical de 5 eixos que proporciona o mesmo nível de produtividade que centros de maquinação horizontais.
Imagem 2: plataforma de 5 eixos rígida e dinâmica

 
Makino DA300: o centro de maquinação de precisão vertical de 5 eixos que proporciona o mesmo nível de produtividade que centros de maquinação horizontais.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP